Pular para o conteúdo principal

MENSAGEM DE JESUS - O TOM IMPERATIVO DA


"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:13-16 – NVI).

            Introdução
            Não há quem não conheça o sal e luz. São dois dos elementos mais comuns numa casa e se fazem presentes em praticamente todos os lares, em todas as culturas em todo o mundo.
            Por que essas figuras de linguagem – metáforas; foram escolhidas por Jesus?
             Para exemplificar o tipo de impacto que pretendia que seus seguidores exercessem no mundo.
            Impacto visa abalar estruturas; é algo que pressupõe coragem, poder, convicção, determinação, ousadia, força e acima de tudo fé!  

            Objetivo da mensagem
            Mostrar que através da imagem do sal e da luz, Jesus Cristo estava ensinando quatro verdades sobre Sua igreja como coletividade e de seus seguidores como indivíduos.

            1ª - Somos radicalmente diferentes dos não cristãos
            Algumas pessoas tementes a Deus não concordam coma ideia de que crentes são diferentes; alegam sim, que precisam fazer a diferença no meio em que estão inseridos.
            Controvérsias a parte, as duas imagens (sal e luz), colocam cristãos e não cristãos em lados opostos.
            De um lado o mundo, com toda a sua pecaminosidade, maldades e tragédias, simbolicamente é como uma noite escura, enquanto do outro lado os cristãos, como uma luz no mundo em trevas.
            Novamente, de um lado está o mundo, simbolizado pela carne em vias de apodrecer, enquanto do outro lado, os cristãos sendo sal, impedindo a deteriorização social.
            Para aqueles que acreditam que não devemos ser diferentes, mas, fazer a diferença; saibam que este é um tema recorrente em toda a Bíblia. Deus está chamando para si um povo. Um povo que Ele pretende seja diferente da cultura prevalecente. “Sejam santos, pois Eu Sou santo” (I Pe 1:16; Lv 11:44; 11:45; Lv 19:2).
            No Sermão da Montanha, Jesus disse aos seus discípulos: “Não sejam iguais a eles” (Mt 6:8); em Romanos, o apóstolo Paulo escreveu: “Não se amoldem as padrão deste mundo” (Rm 12:2).
            Respeitemos quem pensa de modo diferente, contudo o chamado divino, constituído pelo “assim diz o Senhor” é para sermos radicalmente diferentes. Diferentes do modo de agir, de falar, de pensar, de se alimentar, de viver. Existe até um tradicional hino que nos interroga: Veem os outros Cristo em ti? HA n° 304.
           
            2ª - Devemos permear a sociedade não cristã
             Será praticamente impossível avançarmos se, primeiramente não entendermos o significado da palavra permear neste contexto. Vamos aprender por contraste. Tenho uma capa de chuva impermeável; isto significa que ela não deixar passar água. Permeável é exatamente o contrário. A Grande Enciclopédia Larousse Cultural afirma que em sentido figurativo é “aquele que se deixa influenciar”.
            Espiritual e eclesiasticamente falando, é exatamente o contrário, são os cristãos que devem influenciar o meio em que vivem. Trata-se de um tremendo desafio. Envolver-se sem se comprometer. Outro exemplo simplório, contudo, gostoso, de fácil compreensão: uma sobremesa de morangos com chantili. Os morangos se deixam envolver pelo creme chantili, mas, continuam sendo morangos.
            De modo semelhante deve ocorrer com os cristãos. Devem infiltrar-se, se envolver com o mundo; apenas com algumas ressalvas: nada de rebaixar o nível para ser aceito, nada de comprometer ou negociar princípios, ou seja, embora espiritualmente e moralmente distintos, cristãos não devem ficar segredados da sociedade. “Estar no mundo, mas não ser do mundo” (João 15:19; 17:14; 17:16). Que “brilhe a luz de vocês” – deixe-a penetrar na escuridão.  
            O conselho divino é: Jamais acenda sua luz para colocá-la sob sua cama ou armário escuro; pelo contrário, coloque sua lâmpada no aparador e deixe a luz brilhar.
            Deixe que as boas-novas de Jesus Cristo, a luz do mundo, se espalhe por toda a sociedade. De que forma? Através de palavras e atos de amor.
            Semelhantemente o sal deve penetrar na carne. Uma lâmpada não tem serventia nenhuma se ficar guardada no armário, e o sal torna-se inútil se permanecer no saleiro.
            A luz deve brilhar onde? Na escuridão é óbvio.
            E o sal deve se misturar com que? Com a carne, obviamente.
             A lição a ser aprendida: Os dois exemplos ilustram o processo de penetração e nos chamam para permear a sociedade.
            Lamentavelmente, muitos de nós nos escondemos em nossos pequenos armários escuros e permanecemos confortavelmente acomodados em nossos elegantes saleirinhos eclesiásticos.

            3ª - Podemos influenciar e mudar a sociedade não cristã
            Aprofundando nossa exegese sobre o tema, alcançamos agora um território mais controvertido, tendo em vista exatamente as implicações das metáforas do sal e da luz.
            Por exemplo: Se levarmos em consideração que tanto o sal quanto a luz são produtos efetivos – causam efeitos. Eles são capazes de transformar o ambiente em que são introduzidos. Assim quando o sal é introduzido na carne algo acontece. A deteriorização via bactéria é evitada. Também quando a luz é acesa, algo acontece: a escuridão é banida.
            Além disso, pode-se argumentar que o sal e a luz têm efeitos complementares. A influência do sal é negativa; impede a deterioração bacteriana. A influência da luz é positiva – ilumina as trevas. Do mesmo modo, Jesus almeja que a influência de seus filhos na sociedade seja tanto negativa (impedindo a disseminação do mal), quanto positiva (promovendo a disseminação da verdade e bondade, e, em especial, do evangelho eterno).
            A contundente pergunta é: Porque nós cristãos, não exercemos um efeito mais saudável na sociedade?
            O mundo se deteriora a nossa volta. Maldade, violência, injustiça, corrupção, promiscuidade sexual e tudo mais que possamos imaginar de ruim. De quem é a culpa?
            À noite, se a casa está escura não há lógica culpar a casa por estar escura. Naturalmente é o que acontece quando o Sol se põe.  A pergunta a se fazer é: Onde está a luz?
            De igual modo se a carne se estraga e se torna imprópria para o consumo, não há lógica culpar a carne por se estragar. É isso que acontece quando as bactérias são deixadas livres para se multiplicar. A pergunta a se fazer é: Onde está o sal?
            Assim também, se a sociedade se torna corrupta (como uma noite escura ou uma peça de carne que cheira mal), não faz sentido culpar a sociedade por sua corrupção. É isto que acontece quando o mal humano não é restringido, nem freado –“é proibido proibir”. A pergunta a se fazer é: Onde está a igreja? Onde está o sal e a luz de Jesus?
            A atitude hipócrita é arregalar os olhos e sacudir os ombros, como se a responsabilidade não fosse nossa.
            Se, portanto, a escuridão e a podridão graçam em grande parte é por falha nossa e precisamos aceitar boa parte da culpa.
            Ser cristão é um privilégio; contudo, tal privilégio implica em responsabilidades, entre elas, ser o sal da terra e a luz do mundo
                       
           4ª - Necessitamos aceitar o papel que Jesus delegou para nós
            Precisamos também aceitar, com nova determinação, o papel que Jesus delegou a nós, ou seja, ser o sal e a luz da sociedade. Não são somente as pessoas que podem ser transformadas; as sociedades também podem. Evidentemente, num mundo onde o pecado impera, não alcançaremos uma sociedade perfeita, contudo, podemos melhorá-la. Até Jesus voltar em glória e majestade, não haverá sociedade perfeita de paz e justiça. A História está repleta de benfeitores da humanidade, de exemplos de desenvolvimentos sociais – melhoria das condições de vida das pessoas no que diz respeito a saúde e higiene, alfabetização e instrução, emancipação feminina, erradicação de trabalho escravo, tráfico de pessoas, salários mais dignos, respeito aos direitos das crianças, dos idosos,dos portadores de necessidades especiais.
            Não podemos afirmar que todos esses avanços nas áreas sociais ocorram inteiramente devido à influência cristã. Contudo, podemos asseverar que, por meio de seus seguidores, Jesus Cristo tem exercido uma enorme influência para o bem.               

            Conclusão
            Concluindo desejo informar-lhe que neste caso específico, como assevera o título da mensagem, você não tem opções a fazer. Se você algum dia tomou a decisão de ser cristão; indiretamente você aceitou ser o fato de ser o sal da terra e a luz do mundo.
            Também não tente racionalizar fazendo afirmativas evasivas para se eximir da responsabilidade. Não procrastine prometendo ser o sal e luz quando você estiver disposto, ou quando lhe for mais conveniente.
            É imperativo que a mensagem seja aceita, compartilhada e vivida de forma plena, diariamente e assim você cumprirá a missão que o Senhor lhe confiou.
           Que a resposta ao hino “Veem os outros Cristo em ti?” seja afirmativa!
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!













© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n