Pular para o conteúdo principal

REVERÊNCIA - I

Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o Senhor” (Lv 19:30 – ACF). "Guardem os meus sábados e reverenciem o meu santuário. Eu sou o Senhor" (Lv 19:30). “Guardem o sábado, que é um dia sagrado, e respeitem o lugar onde sou adorado. Eu sou o Senhor” (Lv 19:30 – BTLH). “Observareis meus sábados e respeitareis meu santuário. Eu sou o Senhor” (Lv 19:30 – VC).

            Introdução
            Fatos recorrentes vivenciados com muita frequência em nossas igrejas levaram-me a pensar mais seriamente, mais uma vez, na questão da reverência em nossos cultos. Trata-se indubitavelmente de um dos maiores problemas enfrentados no dia a dia de nossas igrejas. A falta de reverência (respeito à Deus e as coisas pertinentes a Ele) manifesta-se nas mais variadas formas: Há os que permanecem do lado de fora (a turma do portão), conversando durante o culto. Há falatórios, conversas e cochichos dentro do templo. Há também aqueles que adotam uma postura de indiferença. Isso sem falar na bagunça das crianças que não são controladas pelos pais. O que fazer?

            Quando Deus fala...
            Quando Deus fala, é imperativo que prestemos atenção e que também ajamos de acordo com isto. No texto chave, o Senhor recomenda que façamos duas coisas: guardar o sábado e reverenciar o Seu santuário. As duas coisas andam juntas, são inseparáveis.
            A verdadeira observância do sábado conduz à reverência e a reverência nos ajuda a conservar o sábado santo – trata-se de um círculo virtuoso.
            O quarto mandamento ordena-nos que guardemos o sábado por ser o Santo dia de Deus, em que adoramos o Senhor no santuário dedicado à proclamação de Seu Evangelho eterno.

            Quando nos reunimos para o culto...    
            Quando nos reunimos para o culto, comparecemos à Sua presença, pois Ele mesmo declara: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18:20). Assim nossa atitude para com o sábado e nossa conduta na igreja determinam as bênçãos que receberemos. Isso é tão sério que merece ser dito novamente: Assim nossa atitude para com o sábado e nossa conduta na igreja determinam as bênçãos que receberemos. Alguém aqui quer ser abençoado?

            Há pessoas que...
            Há pessoas que professam o sábado, mas não manifestam a devida reverência na igreja. A religião de Cristo estabelece que se reverencie o sábado e o santuário, pois ambos são santos. A irreverência afasta a Deus de nosso meio e muitas vezes desvia as pessoas para longe da igreja. “Por causa da irreverência na atitude, no traje, e comportamento, e falta de verdadeiro espírito de devoção, Deus muitas vezes tem afastado Seu rosto dos que se achavam reunidos para o culto” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos vol. 2, pág. 201).

            A irreverência em nossas igrejas é fato
            Todos nós sabemos muito bem que a irreverência se faz presente na maioria de nossas igrejas. Isto é muito triste, lamentável, infelizmente. O povo se conduz na igreja como se estivesse num evento festivo ou político. A voz de Deus tem sido diminuída por causa de abusos cometidos em Seu santo tempo, no Seu santo dia.
            As palavras “reverenciareis o Meu Santuário” deviam ter profundo significado para nós. “O sentimento moral dos que adoram a Deus no Seu santuário tem de ser elevado, apurado e santificado. Eis o que tem sido deploravelmente negligenciado. É assunto que foi votado ao desprezo e o resultado disto é a desordem e irreverência que passaram a imperar e Deus é desonrado” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 199).

            A pergunta que não quer calar
            Por que existe irreverência na igreja? Não é um paradoxo?
            Existe falta de reverência na igreja porque a linha que separa o santo do comum  (profano) quase tem sido apagada. Isto é comprovado pelas palavras: “A menos que aos crentes sejam inculcadas ideias precisas acerca do culto verdadeiro e da verdadeira reverência para com Deus, prevalecerá entre eles a tendência de nivelar o sagrado ao comum. Tais pessoas, professando a verdade, serão uma ofensa a Deus e uma lástima para a religião” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 202).
            No livro de Atos, o evangelista Lucas afirma que: “E em toda a alma havia temor
(
Atos 2:43). Temor, não no sentido de medo ou espanto, que significa o termo phobos em Grego, mas no sentido de reverência, ou respeito com aparece em Romanos 13:7: “a quem respeito, respeito”.

            Como era na igreja primitiva?
            Os cristãos primitivos tinham respeito pela Majestade divina, receio de ofender a Deus, submissão filial ao Pai celeste. Isto, logicamente, no que diz respeito ao ato de adoração, bem como no comportamento na casa de Deus.

            Triste tendência
            Há uma crescente tendência dentro da IASD de perder o senso da presença de um Deus Santo – que é essencial para o verdadeiro culto. Como resultado da falta de respeito pela casa de Deus, a crescente irreverência manifestada durante o serviço do culto é uma trágica tendência que infelizmente não temos devidamente reconhecido.
            Sabemos que esta fraqueza não se resolve simplesmente estabelecendo regulamentos, e mudando de uma hora para outra.
            Quantas vezes ficamos envergonhados, especialmente quando comparamos tal desrespeito com o respeito pelo santuário de Deus manifestado por outros grupos cristãos.Este é um problema muito sério que deveria ocupar profundamente a nossa atenção e trabalho na procura de uma solução viável.

            Conclusão
            Não é difícil concluir que necessitamos urgentemente encontrar uma solução para a questão que a cada dia nos aflige mais e mais. De nada adianta atacarmos os efeitos e ignorarmos as causas.
            Pergunta-se então: Onde é que se encontra a raiz de toda esta dificuldade?
            Possivelmente a história do Movimento Adventista, à luz de sua filosofia doutrinária pode ser a chave. Contudo, não devemos esquecer-nos que sempre é perigoso tentar remediar alguma coisa que está errada quando o pêndulo balança para o outro extremo.
            Na próxima mensagem vamos juntos descobrir a raiz do problema e na medida do possível encontrar soluções através de medidas simples e práticas visando que nossa adoração seja perfeita e que realmente aconteça “em espírito e verdade”.
            “Adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor” (Hebreus 12:28).
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!




© Nelson Teixeira Santos

Comentários

  1. UMA OFENSA PARA DEUS
    “A menos que aos crentes sejam inculcadas ideias precisas acerca do culto verdadeiro e da verdadeira reverência para com Deus, prevalecerá entre eles a tendência de nivelar o sagrado ao comum. Tais pessoas, professando a verdade, serão uma ofensa a Deus e uma lástima para a religião” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 202).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n