Pular para o conteúdo principal

ORAÇÃO - REAVIVADOS PELA

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4:6 – NVI).

            Introdução
            Considerando que:
            Foi o próprio Jesus quem nos delegou uma tarefa – aliás, uma missão;
            Com o passar do tempo todas as coisas tendem a esfriar (inclusive as espirituais);
            Que carecemos de algo que nos identifique como cristãos – poder vindo do alto;
            Nossa natureza pecaminosa conspira contra nossas verdadeiras necessidades;
            Concluímos que, como o próprio título da mensagem sugere; o caminho para que sejamos reavivados passa necessariamente pela oração.
           
            Abaixo o pragmatismo
            Porém, seria muita ingenuidade, leviandade mesmo, talvez até mesmo hipocrisia, ou quem sabe, presunção; achar que basta orar para que o reavivamento através da oração aconteça. Não existe fórmula mágica. Condições precisam ser satisfeitas.
            Achar que vai dar tudo certo ou que tem de dar tudo certo; simplesmente porque alguém investido de poder pela instituição assim o determinou – isto é pragmatismo. Felizmente, no âmbito espiritual, as coisas não acontecem assim. As coisas precisam ser movidas pelo Espírito de Deus.
            Atualmente, o Espírito Santo, o agente executor de Deus na Terra, tem que se fazer presente. Pois está escrito: “Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso, quem está falando” (Zc 4:6 – NTLH).
 
            Analgesia e a oração
           Cibalena, Fontol, Cafiaspirina, Melhoral. Não estou fazendo nenhuma espécie de merchandise não. Os mais vividos devem lembrar-se de que estou falando e devem estar se perguntando: O que analgésicos tem a ver com oração?  
            Não tem tudo, mas tem muito a ver. A cristandade, de forma geral e, nós não somos a exceção, adota a oração de uma forma peculiar para lidar com as dores cotidianas, quer sejam físicas ou espirituais. Como panaceia. Algo do tipo efeito placebo. Isso não funciona, mas que as pessoas tentam, ah, isso tentam! Tentam em vão!
            Quando agimos desta maneira não só banalizamos, como subestimamos o poder da oração. O pastor R. A. Torrey, poderoso pregador do reavivamento ocorrido no fim do século XIX e início do século XX, lamentando as muitas atividades dos cristãos, declarou: “Estamos ocupados demais para orar. Por isso estamos muito ocupados para ter poder. Temos grande quantidade de atividades, mas realizamos pouco, muitos serviços, mas poucas conversões, muitos equipamentos, mas poucos resultados”.
            Para que a oração atinja seus objetivos é preciso que certas condições sejam cumpridas; e isso inclui o reavivamento através da oração.
            O caminho é longo, cheio de percalços, de atalhos, de variáveis, mas nada que a Palavra de Deus, juntamente com o Espírito de Profecia não sinalize que a vitória já nos foi assegurada na cruz do calvário. A expiação propiciada por Jesus Cristo abriu-nos o caminho. Quando você se por a caminhar, a Palavra de Deus afirma que: “Se vocês se desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: ‘ o caminho certo é este, andem nele” (Is 30:21).

            A relevância da fé
            Acreditar que Deus é o nosso Criador carece de fé?
            E acreditar que Ele existe?
            “É impossível agradar a Deus a não ser pela fé. Por quê? Porque qualquer um que deseja se aproximar de Deus deve crer que Ele existe e que se preocupa o bastante para atender aos que o procuram” (Hb 11:6 – A Mensagem); “porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-Lo melhor” (NTLH).
            Na Palavra de Deus, fé ou crença quer dizer confiança absoluta em tudo que Deus tem revelado, por exemplo: Gên. 15:6. Se você quer ser reavivado pela oração deve pedir. Mas pedir como? Assim: “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento” ( Tiago 1:6 – NVI).
            A fé é um dom de Deus, mas a faculdade de exercê-la é nossa.

           A fé é a vitória que vence o mundo e a todos os inimigos de Deus: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé(I João 5:4). O justo viverá pela fé(Hab. 2:4). Jesus disse a seus discípulos: tende fé em Deus;...” (Marcos 11:22); pela fé agiram os heróis das Santas Escrituras (Hebreus 11).

            Pecados não confessados.
            “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tg 5:16 – NVI).
            O pecado de Acã, relatado em Josué 7:1-26, é o exemplo clássico de pecado não confessado. Na conquista de Jericó, tomou do anátema, e em desobediência flagrante da expressa ordem de Deus. Josué 6:18.
            As consequências: Devido ao pecado de Acã, Deus foi impedido de derramar Suas bênçãos sobre a nação de Israel como um todo. Salmo 66:18-20.
           Os que professam ser cristãos enquanto acariciam secretamente os ídolos prejudicam demais a causa de Deus. São mentiras vivas, e essas mentiras afetam negativamente seu testemunho. I João 3:8.
            Louvado seja Deus que nos apresenta a solução: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Prov. 28:13). “Alcançará misericórdia” significa dizer que, será bem sucedido, bem aventurado, feliz, próspero em todas suas atividades, inclusive no reavivamento através da oração.

            Conceda o perdão
             Certamente entre os desafios a serem enfrentados por aqueles que almejam ser reavivados pela oração está a questão do perdão. Por quê?Porque o perdão fere o nosso senso de justiça.
            Quando somos confrontados acerca da concessão do perdão, passamos a racionalizar mais ou menos assim: “Por que devo conceder algo a alguém sendo que ele não merece”? E pasme, perdão é exatamente isto.
            “Quando chegamos a pedir misericórdia e bênçãos de Deus, devemos fazê-lo tendo no coração um espírito de amor e perdão. Como poderemos orar: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nos perdoamos aos nossos devedores”, e não obstante alimentar um espírito de irreconciliação? Se esperamos que nossas orações sejam atendidas, devemos perdoar aos outros do mesmo modo e na mesma medida em que esperamos ser perdoados”. Caminho para Cristo, pág. 83.
            Mas a pergunta que não quer calar: Por quê?
            Novamente, a Palavra de Deus tem a resposta: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mt 6:14-15). Em outras palavras: sem o perdão divino não há Céu!  Sem Céu não há esperança de vida eterna. Sem vida eterna significa que estamos irremediavelmente perdidos!

            Conclusão
            Conforme asseveramos inicialmente não temos a garantia que mesmo estudando, assimilando, internalizando, seguindo ou mesmo colocando em prática estes ensinamentos, seremos reavivados pela oração.
            O milagre da reavivação ocorre quando Deus, em Sua bondade, busca um relacionamento mais profundo conosco. A iniciativa sempre é dEle. O Espírito Santo cria desejos em nós, nos convence das nossas reais necessidades e revela bondade e graça de Jesus. A decisão de responder afirmativamente cabe única e exclusivamente a você e a mim. Eu decido. Você decide. Nós decidimos - individualmente.
            Porque não responder ao Seu chamado?
            Porque não abrir o coração ao toque do Espírito Santo?
            Porque não pedir que Deus faça algo extraordinário em sua vida?
             Reafirmo. O caminho passa pela oração. Ele responderá às suas orações e em seu caminho fluirão bênçãos de uma maneira que você nunca, jamais imaginou!
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!










© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n