Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2014



            As eleições se aproximam a passos largos e em seu rastro acontece de tudo, entre outras coisas – descobertas. Descobri que nós seres humanos somos únicos em todo universo a fazer graça das próprias desgraças. As navegar pelas páginas sociais descobri pérolas literárias que embasam o que acabo de afirmar: “Se votar fosse coisa boa, o voto não seria obrigatório” já se pronunciou um ilustre desconhecido com muita propriedade. Outro desconhecido, mais sarcástico ainda proclama algo mais ou menos assim: “Se propaganda enganosa é crime, horário eleitoral gratuito é o que”?
            Outra descoberta surpreendente foi a de gente que, levada sabe-se lá por quais motivos ou interesses, chega a oferecer-se para ser mesário. Pode!  

            Como gosto não se discute e ainda que cada um de nós tenha o direito inalienável de escolher, de decidir - eu respeito. Respeito. Contudo, antes que eu me sinta na obrigação de dar-lhe minhas condolências, permita-me fazer uma breve e bem humorada reflexão. 

            “vá para urna”!
            Se você é possuidor de um idealismo, do tipo juvenil (que nem mesmo os jovens de hoje estão tendo - pesquisas recentes mostram isso), a ponto de acreditar que pode mudar o destino de seu município, seu estado, sua nação através do voto – “vá para urna”!

            Se você acha que PMDB, PTB, PDT, PT, DEM, PC do B, PSB, PSDB, PTC, PSC, PMN, PRP, PPS, PV, PT do B, PP, PSTU, PCB, PRTB, PHS, PSDC, PCO, PTN, PSL, PRB, PSOL, PR, PSD, PPL, PEN, PROS, SD ou qualquer outra sigla emblemática (para a próxima eleição isto é impossível – o tempo hábil para a 33ª já se esgotou), que na prática só serve para poluir o imaginário da política nacional - “vá para urna”!

            Se você acredita que determinada coligação política, até então não implementada pela fértil imaginação dos políticos brasileiros, é capaz de colocar nosso querido país nos trilhos do desenvolvimento, da modernidade, do respeito aos direitos humanos, da dignidade, em pé de igualdade com as maiores democracias - “vá para urna”!

            Se você acredita que aquele candidato do tipo boa praça, gente fina, cheio de boas intenções, que alega ter recebido uma revelação divina, falastrão, fazedor de promessas, que muito tem ajudado sua igreja, aquele que seu líder espiritual, seu patrão, seu vizinho, sua comunidade acha que, por alguma razão, merece o seu voto - “vá para urna”!

            Se você acredita que se deixar de votar ficará impedido de participar de concurso público; de tirar passaporte, ou mesmo de deixar de receber algum prêmio das diversas contravenções, digo loterias administradas pelo estado - “vá para urna”!

            Se você acredita que aquele candidato que “professa” da mesma fé que você é capaz de facilitar as coisas, resolver todos os problemas de sua comunidade religiosa e ainda por cima retardar o tempo de perseguição que se avizinha - “vá para urna”!


            Se você acredita em candidatos dispostos a promover reformas do tipo: fiscal, monetária, financeira, tributária, judiciária, eleitoral, ética, penal, social e tantas outras já banalizadas pela mídia ou pelo oportunismo de algum espertalhão na tentativa desesperada de granjear a simpatia de eleitores desavisados - “vá para urna”!


            Se você é capaz de acreditar em candidatos que alegam ter a fórmula mágica para nos próximos quatro anos consertar estragos crônicos existentes nas áreas da saúde, educação, segurança pública, transportes, habitação, entre outros - “vá para urna”!

             Se você é membro de uma daquelas muitas igrejas evangélicas ou não, que se autointitulam apolíticas, saiba que estas são as piores, pois na calada da noite, por detrás dos bastidores trabalham arduamente induzindo seus membros a votarem neste ou naquele candidato - “vá para urna”!

            Se você figura como membro de qualquer igreja, seja ela cristã, evangélica ou não e espera pelo dia em que ela se insurja contra  o sistema eleitoral ou qualquer outro sistema ainda que legal, contudo injusto ou imoral vigente, saiba que isto é pura utopia (interesses, privilégios entre eles isenções fiscais; falam mais alto) - “vá para urna”!


            Se você acha que quatro, oito ou doze anos não foram suficientes para que determinado partido político promovesse as devidas reformas tão necessárias, por conta da “herança maldita” e que agora, só agora, sua liderança profetiza um “novo ciclo” para nosso país- “vá para urna”!

            Se você acha que saber votar é acreditar no “vote certo”, no “vote consciente”  ou ainda que assim fazendo estará “exercendo sua cidadania” - “vá para urna”!
 

         # vem pra urna.
            Este é o mote de uma campanha publicitária encetada pelo TSE na mídia televisiva, quando a Copa do Mundo estava a pleno vapor e ainda havia a possibilidade da seleção brasileira de futebol sagrar-se hexacampeã, tendo como garoto propaganda uma figura exótica e carismática do meio artístico nacional. O objetivo é claríssimo, contudo, velado – levar os eleitores brasileiros de forma maciça a comparecer às urnas no próximo dia 05 de Outubro.

            O chamado já começa de forma equivocada: “vem pra urna”. Engana-se quem pensa quem está sendo gentil e alegremente convidado. Não! Você não está sendo convidado para participar de mais uma edição desta que o chamado alega ser “o maior show da democracia do nosso país”; você está sendo convocado, você é obrigado a participar do processo eleitoral; sob pena de pagar multa, diga-se de passagem, irrisória. Saiba que o valor da passagem de ônibus que você gastará para se dirigir ao cartório eleitoral de sua cidade é maior do que a multa a ser paga se você deixar de votar. E mais ainda, o anúncio está provocando uma verdadeira lavagem cerebral na mente do povo brasileiro, haja visto o número de vezes que o anúncio vai ao ar, chamando a todos nós  # vem pra urna. A cada dia que passa eu e você veremos tantas vezes o # vem pra urna a ponto de não aguentarmos mais a ansiedade e no dia 5 de Outubro corrermos às urnas para cumprir o papel que nos está reservado – votar. Duvido que no dia 6 de Outubro o Sr. Carlinhos Brown apareça na telinha mandando “um beijo para você” ou mesmo agradecendo-nos pelo fato de termos comparecido as urnas.

            Ainda sobre a obrigatoriedade do voto. Por gentileza algum renomado jurista de plantão poderia informar-nos, acabar de vez com esta dúvida cruel que assola a mente dos eleitores brasileiros e responder a pergunta: Se o voto é um direito, porque sou obrigado a votar? Existe algo no meio forense (brasileiro, é lógico) tal como direito obrigatório?


            Falando sério
            Agora falando sério e esta sempre foi a linha de pensamento, a proposta do blog Ser cristão. Se você é cristão, evangélico, independentemente de denominação religiosa saiba em poucas, mas contundentes palavras, o que Deus pensa acerca de tudo isto:

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).

            Não consigo entender como é que alguém consegue enxergar algum traço divino, algo de santo, de santidade na política a ponto de envolver-se profundamente com ela.  Trata-se de mundanidade pura. Logo envolver-se com ela, como diz o texto acima é cometer adultério. Adultério é o que?


            A história da humanidade está repleta de fatos mostrando as tragédias que se seguiram toda vez que política e religião deram-se as mãos.

Qual é mesmo a serventia da Palavra de Deus?
“... As sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (II Tm 3:15-17)..


            Será que preciso ser mais explícito ainda? Creio que não. Tenho a plena convicção de que meus seguidores e leitores são pessoas sábias; homens e mulheres com discernimento suficiente para individualmente tomarem a medida mais sensata no próximo dia 5 de outubro.  Caso contrário, meus pêsames “vá para urna”!


            Depoimento pessoal
            Concluindo, você deve estar se perguntando: que atitude o irmão Nelson adotará na próxima eleição? Pode até parecer um paradoxo, contudo, quero deixar bem claro a postura que adotarei no próximo dia 5 de outubro. Irei sim às urnas, não porque estou sendo “convidado” ou “convocado”, mas pelo fato de ser cristão e como tal, devo acatar as leis de meu país até o momento que as mesmas colidam coma vontade divina.
            Cumprirei com minhas obrigações de cidadão brasileiro que sou, contudo, não darei o meu voto a ninguém. A minha esperança está no Senhor. É nEle em quem confio. Acreditem ou não (eu acredito), se Deus achar que precisamos de proteção ou de qualquer outra coisa, a promessa divina é claríssima - Deus proverá!








©Nelson Teixeira Santos

Comentários

  1. “Se propaganda enganosa é crime, horário eleitoral gratuito é o que”? O que realmente é, eu ainda não descobri, contudo, sei para que serve: serve para confundir o já confuso leitor. Isso é um problema!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n