Pular para o conteúdo principal

MULHERES NÃO PODEM USAR CALÇAS COMPRIDAS? - ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...



            A Palavra de Deus afirma: “A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o Senhor, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede” (Deuteronômio 22:5, SBB).


            O objetivo imediato era de manter a santidade da distinção dos sexos que foi estabelecida pela criação do homem e da mulher. “Assim Deus criou os seres humanos, Ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou” (Gn 1:27 NTLH). Esta proibição visava inculcar respeito para a distinção entre sexos.

            A Bíblia considera importante preservar as distinções de sexo no vestuário. Isto é importante para nossa compreensão do que somos e do papel que Deus quer que desempenhemos. O vestuário define nossa identidade. Vem daí a razão para Deus detestar as pessoas que assim procedem. Não apenas porque tal procedimento confunde e inverte os papéis do homem e da mulher, mas, provavelmente, também porque isso fosse feito pelos povos que habitavam na terra de Canaã nos cultos aos deuses pagãos (Dt 7:25-26; Dt 12:31).

            E a orientação continua sendo válida. Hoje, mais do que nunca, os cristãos devem respeitar as distinções de sexo usando vestes que afirmam sua identidade masculina ou feminina.

            Evidentemente, a Bíblia não nos diz que estilo de vestuário homens e mulheres devem usar, porque reconhece que o estilo é ditado não só pelo clima, mas pela cultura. O que ela nos ensina é respeitar a distinção de sexo no vestuário conforme as normas da nossa própria cultura. Isto significa que como cristãos devemos nos perguntar ao comprar roupa: “Este artigo afirma minha identidade sexual, ou me faz parecer como se fosse do sexo oposto?” Quando sentir que certo tipo de vestimenta não pertence a seu sexo, siga sua consciência: não o compre, mesmo se estiver na moda.

            Ser cristão nos dias de hoje significa respeitar as distinções de sexo usando vestes que afirmam sua identidade masculina ou feminina.

            Respondendo a pergunta: Onde está escrito que mulher não pode usar calça comprida na igreja? Não sei. Talvez no mesmo lugar onde esteja escrito que as mulheres não podem cortar seus cabelos; que os homens não podem deixar a barba crescer.  Talvez no imaginário doentio de algum religioso, do tipo que o apóstolo Paulo afirma serem zelosos de Deus, mas faltos de entendimento (Rm 10:2), contudo, o que se pode afirmar categoricamente é que a Palavra de Deus não encerra tal afirmação. Em outras palavras, é antibíblica!

            O que a Palavra de Deus afirma, de forma inequívoca é que: “As mulheres não podem usar roupa de homem, nem os homens usar roupa de mulher, o Senhor, nosso Deus, detesta as pessoas que fazem isso” (Dt 22:5 NTLH).      

            Exclamar viva a diferença, quando a maioria grita viva a semelhança exige boa dose de coragem, de ousadia, mas entenda, nunca foi fácil viver de acordo com princípios bíblicos. Esta é nossa vocação cristã — Ser cristão consiste em não nos conformar com os valores e estilos de nossa sociedade, mas ser uma influência transformadora neste mundo pela graça de Deus.

            Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!                                           













































© Nelson Teixeira Santos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n