Pular para o conteúdo principal

ANO BÍBLICO EM UM ANO? –ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...


  
            Deve-se fazer ano bíblico (ler a Bíblia) no período de um ano?
             1º de janeiro o início; 31 de dezembro a conclusão da leitura. Permitam-me fazer outra pergunta: Onde está escrito que a Bíblia deve ser lida livro por livro começando em Gênesis e concluída no Apocalipse? Sessenta e seis livros, um a um conforme estão ali dispostos? “Eu a leio, mas não a entendo” (Atos 8:31). Lembra-se da história do eunuco e Filipe?
             Até na questão da leitura bíblica a lógica divina parece não fazer sentido muito sentido na Terra. Parece. A Bíblia não foi escrita para ser lida assim. Para o vosso conhecimento, os livros não estão dispostos em ordem cronológica (se assim estivessem ordenados, o primeiro livro da Bíblia seria o livro de Jó), nem tampouco os assuntos contidos em seus respectivos capítulos e versículos estão.

            Se você está determinado, por exemplo, a ler 3 capítulos de domingo a sexta e 5 no sábado; meus pêsames. Você está fadado ao fracasso, está candidatando-se a receber um certificado de abandono, de inconclusão de ano bíblico.  Ainda que consiga você estará realizando algo mecânico, maçante, frustrante com resultados medíocres. Deus espera mais que isso de nossa parte!

            A própria Palavra de Deus recomenda como deve ser lida. A resposta encontra-se em Isaías 28:10: Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali”, ou seja
“Para compreender qualquer assunto na Bíblia, temos de considerar tudo que é ensinado nas diferentes partes das Escrituras. Essas passagens têm de ser reunidas, como se reúnem, por exemplo, as partes de um quebra-cabeça, para ver o quadro completo, em sua beleza” (A Bíblia Fala Nº 1). 

              Demore o tempo que desejar ou que for necessário, mas por amor aquilo que lhe é mais sagrado – leia, medite, estude a Bíblia - diariamente.
             A título de motivação, deixe-me contar-lhe uma história verídica que aconteceu comigo, caso você encontre dificuldade, ou seja, tentado a levar mais de dois anos para lê-la. Tive um colega de trabalho em meus tempos de bancário que após ser desafiado por mim, conseguiu ler quatro vezes a Bíblia num período de menos de um ano. Trata-se evidentemente de uma exceção, ele possuía leitura dinâmica e uma memória fantástica, pois ao conversarmos ele descrevia detalhes que eu mesmo desconhecia.  

             Por diversos motivos somos instados a ter como hábito a leitura diária das Sagradas Escrituras, entre eles:

             “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Ef 6:17).

             “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb 4:12).

            Na segunda epístola de Paulo à Timóteo, a quem havia discipulado e que por conta disso o considerava  filho na fé e, também a nós extensivamente, que vivemos nos últimos dias da história deste planeta, o apóstolo nos admoesta a ficar longe dos falsos mestres, daqueles de transformam a religião em mercadoria, dos burocratas religiosos, dos executivos religiosos . “Fiquem longe deles!” (II Tim 3:5)* é o conselho.

            Taxativamente o apóstolo afirma no  final do capítulo três: “Não há nada como a Palavra de Deus escrita para mostrar o caminho para a salvação por meio da fé em Cristo Jesus. Cada parte da Escritura é inspirada por Deus e útil de um modo ou de outro – para mostrar a verdade, denunciar nossa rebelião, corrigir nosso erros,ensinar como viver o caminho de Deus.Por meio da Palavra, somos unidos e moldados para as tarefas que Deus deseja nos incumbir” (II Tim 3:15-17)*.

            Salvação e suas implicações: Céu. Nova Terra. Vida eterna. Queres motivo melhor para fazer do livro mais vendido no mundo, o livro mais lido também?





 
Referências:

* Todas as citações da epístola de II Timóteo neste artigo foram extraídas da versão portuguesa da The Message: The Bible in Contemporary Language, Eugene H. Peterson. 

© Nelson Teixeira Santos    

               

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para...

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a...

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:     ...