Pular para o conteúdo principal

CONDIÇÕES PARA O CRESCIMENTO



 
No final de 2008, Gordon Brown, primeiro-ministro da Inglaterra, falou aos diretores da indústria britânica sobre a crise financeira mundial. Ele disse: “É um erro considerar que o trauma da crise financeira atual é algo que precisamos ‘corrigir’ para que as coisas retornem ao que eram antes. A porta pela qual estamos passando não oferece a opção de retorno ao passado. Não podemos mais viver isolados – protegidos e limitados à nossa própria perspectiva, olhando primeiramente para nossos interesses nacionais. Agora, precisamos considerar todo o quadro global. Nossos interesses nacionais são inseparáveis da grande comunidade mundial. As barreiras se foram. O que fazemos para nós mesmos, fazemos para os outros; e o que os outros fazem nos afeta também.”

Ao ouvir isso, pensei: Que percepção! Isso é exatamente o que Jesus disse há dois mil anos, tanto diretamente como por meio de Seus apóstolos: “Diante de vocês está uma porta aberta”; “Em Cristo não há barreiras”; “Vemos as pessoas de modo diferente de como víamos antes”; “Vá a todo o mundo”; “Ame uns aos outros”. Ele está dizendo: nós estamos ligados. O que afeta um de nós afeta a todos. O patrimônio mais valioso da igreja não são suas doutrinas ou finanças, mas as pessoas. Assim, nós devemos ir, espontaneamente, ao seu encontro, apoiar e cuidar de todos os que alcançarmos confirmando seu valor para Deus e para a nossa comunidade e acolhendo-os nela. E quando estiverem conosco, devemos oferecer-lhes um lar e permitir que se sintam amados e aceitos. A igreja que não está disposta ou é incapaz de tal realização é falha.

Quero compartilhar com você alguns pensamentos sobre o “ambiente” que, na intenção de Cristo, deve ser mantido em nossas igrejas – um ambiente acolhedor e que ofereça segurança para os indivíduos crescerem. Meus comentários são sobre a história contada por Jesus e que está registrada em Mateus 13:24-30. É uma história que você conhece bem. É sobre o campo que está quase pronto para a colheita, mas a inevitável erva daninha aparece e complica tudo. Quem é responsável por esse joio e o que deve ser feito com ele? O Dono do campo (e o campo, nessa história, é a igreja ou a comunidade de fiéis) não tem culpa. O joio está lá; e assim é a vida – são assim as pessoas –
e a mesma coisa acontece na igreja.

Então, o que devemos fazer com essa mistura de trigo e joio? Devemos investigar e determinar o que é o quê, e arrancarmos o joio? Jesus disse: “Não, essa não é uma boa ideia.” E essa é Sua decisão final sobre o assunto. “Por enquanto, deixe como está,” diz Ele. “Eu mesmo vou cuidar disso. Há Meu tempo.”

Essa história é incomum; nosso impulso natural é arrancar o joio e, de algum modo, nos livrarmos dele. Mas o Senhor da colheita diz: “Não! Agora não.”

Essa parábola fala muito sobre como o Senhor vê a humanidade e sobre a realidade da vida na igreja. Ele está dizendo que a igreja é formada de solos muito distintos; essa é simplesmente a realidade em que vivemos.

Creio que, pela presença e ação do Espírito, a igreja pode tornar-se uma comunidade melhor; podemos crescer em nosso compromisso e devoção, podemos nos tornar mais úteis a Ele, podemos aprender com nossos erros do passado. Não tenho qualquer simpatia para com os que têm a tendência de realizar uma purificação pré-advento da igreja, impulsionados pela mentalidade de “vamos arrancar tudo o que se parece com joio”.

Quando o Dono da terra diz: “Deixe o joio por enquanto,” Ele não está questionando se na igreja há pessoas que são estranhas ao Senhor. Pode ser que em algum período O tenham conhecido, mas por alguma razão tornaram-se fracos em sua caminhada. Mesmo assim, acham conveniente e seguro permanecer; possivelmente, haja um trabalho em jogo, ou isso envolva questões familiares importantes. Essa é uma triste realidade. Para essa realidade, o Senhor diz: “Deixe que fiquem. Não é uma boa ideia deixar essas pessoas no ostracismo ou como responsáveis pelo terreno; não façam uma limpeza geral. Eu mesmo irei realizá-la quando achar melhor. É muito arriscado deixar que você faça isso.”

Podemos perguntar: “Certamente é bom fazer uma limpeza – não faz sentido? Que risco há nisso?”

O risco é muito alto por causa de minha própria humanidade. Não seria possível que eu cometesse um engano ao avaliar outra pessoa? Tenho certeza, realmente, de que conheço completa e apuradamente o que há no interior da outra pessoa? Certamente, Deus sabe. E se uma pessoa se torna difícil na igreja, especialmente se for um adolescente, não é possível que tal comportamento seja assim porque Deus, de algum modo, está lidando com ele ou tocando em sua vida? Só Deus sabe o que é necessário para nosso crescimento pessoal; eu não sei.

O risco é muito alto porque hoje ainda é o dia de salvação. Pode ser que sejamos capazes de identificar e rotular o “joio”, mas não podemos nos esquecer de que Deus ainda não terminou Seu trabalho. Não estou falando sobre aqueles, em nossas igrejas, que abertamente abusam ou desobedecem aos ensinos da Palavra de Deus. Essas pessoas devem ser disciplinadas pela igreja, para sua própria salvação. A Bíblia dá à igreja a autoridade e a responsabilidade de responder a tais situações. Ao contrário, estou falando de um número maior de pessoas que podem estar gastando seu tempo à margem do reino de Deus. Temos muitos jovens que desaparecem da igreja porque se sentem indignos e rejeitados. Fazemos com que se sintam espiritualmente fracassados. Nós presumimos a mente de Deus muito facilmente. Não é possível que Ele seja mais generoso do que eu?

Vejam essas palavras vindas da pena inspirada de Ellen White:

“Conquanto em nossas igrejas, que pretendem crer em verdades avançadas, haja pessoas em faltas e erros, como o joio em meio do trigo, Deus é longânimo e paciente … Ele … não destrói os que são vagarosos em aprender a lição que lhes quer ensinar; ... Não devem os membros da igreja tomar alguma resolução espasmódica, zelosa, precipitada, ao excluir os que eles porventura considerem de caráter defeituoso.” *

O risco é demasiado elevado, porque a própria igreja é prejudicada por pessoas que se intrometem, mesmo que levemente, na vida e opiniões de outras pessoas. E o estrago pode se espalhar rapidamente; o ambiente pode se deteriorar de tal modo que as pessoas boas podem ser levadas a se sentir inseguras em seu lar espiritual. O ambiente da igreja torna-se desagradável e indesejável, em vez de um lugar onde as pessoas se sintam confortáveis e desejadas, salvas e seguras, aceitas e livres.

Arrancar as ervas daninhas do jardim é muito perigoso porque eu, o investigador, prejudico a mim mesmo com essas atividades. Minha missão equivocada altera meu caráter e minha personalidade se torna sem atrativos. Sou lembrado pelas palavras de um dos meus ex-professores, falando a alguém que, por algum motivo, se vangloriava de seus feitos e criticava as realizações dos outros: “Então, você se acha perfeito, mas tem que ser hostil por causa disso?”

Nossas congregações devem ser lugares de cura e renovação. Devem ser lugares atrativos para receber os infiéis. Devem ser lugares onde os fiéis sintam-se em casa: valorizados e aceitos. Não devem ser campos de batalha, mas cidades de refúgio. Será que a igreja onde você e eu adoramos pode receber tal título? Que tipo de ambiente espiritual estamos criando? Se sua igreja não é a sociedade espiritual mais atrativa e convidativa de sua comunidade, o que você fará para mudar esse quadro?

Nossas igrejas não são clubes exclusivos para os que são bons e merecedores. Deus constantemente está justificando pecadores; eles devem ser calorosamente recebidos em nossas igrejas, pois ela é o seu legítimo lar. Serei franco com você: Detestaria gastar meu tempo circundado por pessoas que pensam que tudo o que fazem é perfeito. Eles se tornam arrogantes, frios e judiciosos para com aqueles que ainda necessitam crescer. Cristo nos aceitou a todos “quando ainda éramos pecadores” (Rm 5:8). A aceitação é o fôlego da humanidade. Onde ela é negada, nossa respiração vacila. O ar se torna rarefeito e a vida, insuportável!

Está ao nosso alcance criar e modelar o ambiente espiritual de nossas comunidades para o futuro. Meu apelo é que criemos um lar feliz, familiar, acolhedor, no qual as pessoas possam se comunicar, compreender uns aos outros, respeitar o lugar uns dos outros e reconhecer que o Senhor está sempre em ação, tornando melhor aquilo que, em nossa opinião, pode ser imperfeito.

* Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, p. 45, 46.

O pastor Jan Paulsen escreve mensalmente para a Adventist World, periódico mensal publicado pela Review and Herald Publishing Association.

Fonte: Adventist World (abril de 2009)
http://portuguese.adventistworld.org/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n