Pular para o conteúdo principal

ÀS VEZES SERÁ NECESSÁRIO...


 

            Introdução

            Quem diria, a dúvida usada como metodologia de ensino. Ela não só pode como deve. Por esta razão, nosso Onisciente Pai faz uso desta poderosa ferramenta para levar-nos a crescer espiritualmente, em graça e sabedoria.

 

            Só assim estaremos mais aptos para atingirmos a estatura de Cristo, ou seja, nos tornarmos mais semelhantes a Jesus. Só assim Deus dará prosseguimento à boa obra iniciada em nós, no momento da conversão, cuja conclusão ocorrerá, segundo a Palavra de Deus, por ocasião de sua segunda vinda.

 

            Infelizmente ainda habitamos num mundo dominado pelo pecado. O inimigo de Deus também se vale desta ferramenta para minar a nossa fé, através da perda do foco e do equilíbrio, assim tornando-nos presas fáceis de suas incansáveis armadilhas.

 

            Cá entre nós, quem nunca vivenciou um momento de dúvida? 

            Quem dentre nós nunca se viu numa situação, sem saber o que fazer. A inevitável pergunta é: O que fazer?

 

            Opções não faltam: Livros de autoajuda; amigos; profissionais que operam na área necessitada; líderes religiosos. Excetuando os primeiros – livros de autoajuda, que não são recomendados, os demais até podem ajudar, entretanto, há de se verificar se são idôneos, confiáveis, tementes a Deus, isso porque são seres humanos e portanto, falíveis. 

            Louvado seja Deus que nos legou um guia infalível – a Bíblia.

 

            O que diz a Bíblia?

            A Palavra de Deus afirma no livro de Eclesiastes capítulo 3 que: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1). Mas como conciliar nosso tempo (nosso?) com o tempo de Deus? Somos limitados pelo tempo, Deus não, Ele é eterno? Dúvidas. Dúvidas e mais dúvidas.

 

            É nas páginas das Santas Escrituras que devemos buscar as respostas para nossas indagações, inquietações e por que não dizer também, para nossas dúvidas. É            lá que descobriremos, através das histórias de personagens bíblicos, que algumas vezes será necessário....

 

            Esperar! (Moisés).

            A história de homem que desconhecendo o tempo de Deus e o seu próprio tempo, resolveu agir por conta própria. O resultado foi simplesmente desastroso, trágico. E aí o que ele teve de fazer? A ordem: Vá para o deserto e espere. Esperar? Esperar quanto?  Apenas 14600 dias, ou seja, 40 anos.

 

            A Palavra de Deus em João 5:5 fala de um homem que esperou 13870 dias (38 anos) pelo restabelecimento de sua saúde; os três evangelhos relatam o caso de uma mulher que tinha uma hemorragia há 4380 dias (12 anos) (Mt 9:20; Mc 5:25;Lc 8:43).

 

           Há quanto tempo você espera por uma bênção? Por quanto você está disposto a esperar? Por quanto tempo você esperaria para receber uma bênção? E se a bênção fosse em benefício de outrem?

 

           Esperar não é tarefa fácil. Ela pode causar angústia, inquietação, ansiedade. Contudo, a máxima “Quem espera em Deus sempre alcança” deve servir de incentivo a cada um de nós.

 

            Perseverar! (Daniel).

            Bem aventurado todo aquele que ao ter sua vida observada por amigos ou mesmo inimigos, nada possa ser encontrado que venha a denegrir sua imagem!

 

            Com Daniel foi assim: “Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus” (Daniel 6:4-5).

 

            “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer” (Daniel 6:10).

 

            Não negue a Deus para viver ou para manter-se vivo! Também está escrito: E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 10:22).  

 

 

            Louvar! (Jó).

            Somos sabedores de que a lógica divina às vezes parece não fazer muito sentido na Terra. Como alguém que num único dia perde todos os seus dez filhos, todos seus empregados, todos seus bens e, alguns dias depois, perde também a sua saúde; ainda encontra forças para louvar a Deus?  “Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:20-21).

 

            Nos tempos de Jó ser acometido por tragédia, calamidade ou doença significava a desaprovação divina por algo que se havia feito. Ele chegou a fazer uma autoanálise e não encontrou nada em sua vida que justificasse aquela situação (nós sabemos, ele não sabia do acordo entre Deus e o inimigo). Então ele afirma: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” ( Jó 19:25).

 

            Nós que vivemos num tempo em que a maldade faz parte do cotidiano e o  relativismo graça em muitas igrejas, como faz bem saber que Deus é justo e que um dia dará a cada um a sua paga. Louvar à Deus (619 citações bíblicas) mesmo diante de quaisq          uer circunstâncias  deve fazer parte de nossa vida!

 

            Agir! (Ester).

           No mundo contemporâneo a vida das mulheres não é nada fácil. Apesar de muitos avanços, ainda faltam muitos espaços a serem conquistados: direito de igualdade, de reconhecimento, de respeito e tantos outros. Isso só será possível quando os homens descerem do pedestal do machismo e juntamente com elas abraçarem esta nobre causa. Imaginem então como eram as coisas nos tempos bíblicos?

 

            Não passava de objeto, mercadoria, máquina de gerar filhos.  Aliás, parir era uma das formas delas alcançarem algum reconhecimento, desde que gerassem filhos homens. Mais complicado ainda só em caso de esterilidade ou viuvez.

 

            Mas alguém dirá: Ester era rainha!  Grande coisa! Rainha de um reino pagão, consequentemente governado por um rei pagão, inimigo do povo de Deus. Para alguém se aproximar do rei, só se fosse chamado por ele. Caso contrário era morte na certa. Era preciso agir.

 

            Ester quebra o protocolo em favor de seu povo.  Palavras de seu tio Mordecai: “Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Ester 4:13-14).

 

            A resposta de Ester ao seu tio é surpreendentemente fantástica: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci” (Ester 4:16).

 

            A obra de Deus neste mundo não será levada a cabo por tímidos, covardes ou medrosos, mas, por gente corajosa e ousada, que a semelhança de Ester saberá onde, quando e como agir!

 

            “Lembremo-nos, no entanto, de que dantes como agora, não são os conservadores, os intelectuais e os calmos, e, sim, os agressivos, os aventureiros e os destemidos que fazem progredir mais a obra do Reino de Deus” (J. M. Price, A Pedagogia de Jesus, pág. 31, JUERP, 1975).

 

            Correr! (José).

            Sara, Rebeca, Raquel, Tamar, Abisague, Vasti, são mulheres que a Palavra de Deus afirma que eram muito formosas. No entanto, a Bíblia não faz nenhuma referência quanto à beleza da mulher de Potifar. Mas que ela se achava se achava. Diante da recusa de José em deitar-se com ela, sentiu-se rejeitada e nós conhecemos o desfecho da história.

 

            Em se tratando de tentação, Jesus nos orienta na oração do Pai Nosso a pedirmos a Deus para “não nos deixar cair em tentação”. Se ainda assim, ela tentar levá-lo a pecar, faça como José, corra, fuja!  Correu, fugiu e ainda deixou o seu testemunho: como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?” ( Gênesis 39:9).

           

           Conclusão: Permanecer! (Jesus).

           Há muitos mais exemplos bíblicos que podemos aplicar a nossa vida para ajudar-nos a dirimir nossas dúvidas, a vencer as provas, a crescer. Eles apontam para Jesus, que é o nosso exemplo perfeito em todas as coisas. Ele mesmo nos diz em João 15:1-4 que permaneçamos nEle. Quando o fazemos, Ele nos capacitará a esperar, perseverar, louvar, agir, correr e fazer tudo o que for necessário para alcançarmos a salvação.

           Que esta seja a minha e a sua, a nossa experiência!

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n