Pular para o conteúdo principal

O CANSAÇO DA IGREJA

 

            Por vezes, na igreja sobram línguas para criticar destrutivamente, e faltam braços para fazer.

            Qualquer que seja a necessidade da igreja, quando alguém resolve fazer a obra, não faltarão aqueles que dirão que fariam diferente, os mesmos que nunca se apresentaram para fazer. Os que estiverem fazendo terão que ter muita convicção para não permitirem que o dom seja apagado. Em casos como este, precisa-se de pessoas que se alistem no grupo, que usem seus braços para trabalhar, nunca a língua para destruir.

            Por vezes, na igreja sobram dedos para apontar os erros dos outros, e faltam ombros para sustentar os que querem ficar firmes.

            A tendência humana competitiva também grassa na igreja, de modo que o fracasso de um é discretamente comemorado. Quando se confirmam as direções dos nossos dedos, em lugar de chorar, preferimos dizer: "não falei?".

            A queda é uma possibilidade na vida do crente. Mas é triste saber que há pessoas que têm de trocar de igreja para recomeçar suas vidas. Deus já as perdoou, mas, muitas vezes, nós não perdoamos.

             Por vezes, na igreja sobram olhos para ver as brechas, e falta disposição para tapar uma só delas.

            Em outras palavras, por vezes, na igreja sobram ligeiras pernas para escorregar dos compromissos, e falta vigor para se pôr a caminho. Nós somos capazes de fazer belos diagnósticos, identificando os problemas da igreja. No entanto, nós nos esquecemos de que, quando não nos empenhamos em solucioná-los, nós somos os problemas.

            Precisamos de fiéis que se disponham a se pôr na brecha, para serem usados por Deus, para reparar a iniquidade (Ezequiel 22:30).

            Por vezes, na igreja sobra cérebro para discutir temas irrelevantes, e falta inteligência e criatividade para encontrar soluções novas para um tempo novo que tem as carências de sempre.

            Como perdemos tempo com coisas sem importância!

            Enfim, em alguns momentos, na igreja sobram palavras, palavras de compreensão e entendimento, e faltam ações, ações de compreensão e entendimento.

            Jesus recomenda (Mateus 18.15) que, quando tivermos alguma informação sobre um irmão, nós temos que ir a ele, para saber o que está acontecendo e ajudá-lo, se for possível. No entanto, achamos que a maneira de ajudar este irmão é espalhar a informação que temos dele a um amigo mais íntimo, que o divulga para outro irmão mais íntimo, que pede oração a um grupo íntimo. Quando o irmão-vítima fica sabendo, ele esclarece que não é nada daquilo, mas já não é mais possível recolher as penas lançadas do alto da montanha.

            Este irmão, certamente, será um que terá que lutar muito com Deus para que o dom não seja apagado por um cristianismo teórico demais nas intenções boas e prático demais nas realizações más.

            Por isso, e por outros fatores, há muita gente cansada de igreja, gente que logo ficará cansada de Deus, gente que logo se afastará de Deus, às vezes, irremediavelmente.

            Há gente cansada porque fez muito e acabou sufocada pela incompreensão e pela crítica. Há gente cansada por não ter feito nada. Há gente que se cansou de sua própria acomodação. Há gente cansada de esperar atitudes coerentes.

 

 

 

Autor: Israel Belo de Azevedo,

Fonte: Gente Cansada de Gente, págs.16-19, (Editorial Habacuc, 1ª edição Setembro / 2003).

 

 

           


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n