Os adventistas e outros cristãos conservadores têm,
em geral, se oposto à dança social, tão popularizada em nossos dias. Contudo, o
salmista, por duas vezes, convida os fiéis a louvarem a Deus “com dança” (Salmo
149:3; 150:4). Isso significa que a dança é apropriada para os cristãos hoje,
dentro da igreja, mas imprópria fora?
Muitos vêm nessas referências dos salmos um favorecimento à dança
religiosa na igreja, e à dança social fora dos átrios sagrados. Raciocinam que
se a dança na Bíblia é um componente de culto, então deve ser uma forma legítima
de entretenimento social. Essa suposição é baseada na leitura superficial dos
dois textos acima, e numa compreensão errônea da natureza da dança social na
Bíblia.
Os eruditos discutem a tradução correta do termo hebraico machowl, vertendo-o como
“dançar”, no Salmo 149:3, e como “dança” no Salmo 150:4. Machowl é derivado de chuwl, que significa “fazer
uma abertura”1, numa
possível alusão a um instrumento musical como a flauta. Em ambas as passagens, machowl ocorre no contexto
de uma lista de instrumentos usados para louvar o Senhor. Como o salmista está
mencionando todos os instrumentos usados no louvor, é razoável supor que machowl seja também um
instrumento musical. O paralelismo da expressão, tão típico da poesia hebraica,
também apoia essa conclusão.
Ademais, a linguagem figurativa desses dois salmos não permite uma
interpretação literal de dançar. O salmo 149 encoraja o povo a louvar o Senhor
nos “leitos” e com “uma espada de dois gumes na mão”, que são, obviamente,
expressões figurativas. O mesmo se pode dizer do salmo 150. O propósito dessas
passagens não é de especificar o local ou os instrumentos usados para louvar a
Deus durante o culto divino, nem é sua intenção conceder licença de dança em
homenagem ao Senhor na igreja. Antes, o propósito é um convite ao louvor.
Davi fundou o ministério musical no templo. Ele instituiu não somente o
tempo, o lugar e as palavras para o coral levítico, como também “fez” os
instrumentos musicais a serem usados em seu ministério (I Crôn. 23:5; II Crôn.
7:6).
Os dois instrumentos que acompanhavam o coral levítico eram a lira e a
harpa, chamados de “instrumentos de música” (II Crôn. 5:13) ou “instrumentos
para os cânticos de Deus” (I Crôn. 16:42). Sua função era acompanhar os
cânticos de louvor e de gratidão ao Senhor (I Crôn. 23:5; II Crôn. 5:13).
Gaten Wolf disse: “Os instrumentos de corda eram usados extensivamente
para acompanhar o cântico, uma vez que não encobriam a voz da `Palavra de
Jeová’, que estava sendo cantada”.2
A Bíblia fala sobre dança 28 vezes. Cada referência é uma celebração
social de acontecimentos especiais, tais como uma vitória militar, um festival
religioso ou uma reunião de família. As danças eram processionais, envolventes
ou extasiantes, e praticadas principalmente por mulheres e crianças, que
dançavam separadamente.
As Escrituras não indicam que homens e mulheres
dançavam juntos, romanticamente, ao modo dos casais de hoje. Como H. M. Wolf
observa: “Como o modo da dança não seja conhecido detalhadamente, é claro que
homens e mulheres não dançavam juntos em geral, e não há evidência real de que
jamais o fizessem”.3
Aqueles que apelam para as referências bíblicas à dança a fim de
justificar a dança romântica moderna, dentro ou fora da igreja, ignoram a vasta
diferença entre ambas. Aplicar a noção bíblica de dança ao bailado hodierno é
um engano, para dizer o mínimo.
Samuele
Bacchiocchi
(Ph.D., Pontifícia Universidade do Vaticano), autor de muitos livros, ensinou
teologia e história da igreja na Andrews University. O artigo aqui publicado
está baseado no capítulo 7 de seu livro The Christian and Rock Music (Berrien Springs, Mich.: Biblical
Perspectives, 2000). Endereço: 4990
Appian Way; Berrien Springs, Michigan 49104; EUA.E-mail: sbacchiocchi@qtm.net
Site na Web: http://www.biblicalperspectives.com
Notas
e referências
1. Ver, por exemplo, Adam Clarke, Clarke’s Commentary
(Nashville, Tenn.: Abingdon, n. d.) 3:688.
2. Garen L. Wolf, Music of the Bible in Christian
Perspective (Salem, Ohio: Schmul Publ. Co., 1996), pág. 287.
3. H. M. Wolf,
“Dancing,” The Zondervan
Pictorial Encyclopedia of the Bible, Merrill C. Tenney, ed. (Grand Rapids, Mich.: Zondervan, 1976), 2:12.
Bacchiocchi, Samuele.
(2000). A Dança na Bíblia. Diálogo,
12(3), 25.
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