Pular para o conteúdo principal

OBRAS DO DIABO OU FALTA DE FÉ?

 

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?” (Mateus 6:30 – ACF).

 

            Introdução

            Segundo Efésios 5:23, “Cristo é a cabeça da igreja”. Quem é então o corpo? A resposta é óbvia: cada um de nós faz parte do corpo de Cristo, ou seja, um organismo vivo. O que acontece, ou o que se espera de um organismo vivo?

            Pior que estar morto é ficar buscando evasivas (desculpas esfarrapadas) para justificar e ou atribuir à possíveis “obras do diabo” por ocasião dos nossos deslizes.  

            Considerando que tão somente no Evangelho de Mateus, na versão Almeida Corrigida Fiel,  Jesus condena veementemente a falta de fé por quatro vezes (Mateus 6:30; Mateus 8:26; Mateus 14:31 e Mateus 16:8), está mais que na hora de deixarmos a mornidão laodiceana de lado, investindo no fortalecimento da fé, para que não haja necessidade de atribuirmos à possíveis ”obras do diabo” por ocasião dos nossos deslizes.

 

            Comunhão com DEUS

            A Divindade possui uma metodologia de ensino magnífica, muito eficiente; começar sempre do simples para o complexo; do concreto para o abstrato; do físico para o espiritual. Por isso a revelação é progressiva e o livro de Daniel vem nessa linha. Lamentavelmente, é recorrente no ser humano, e o cristão não foge à regra, a mania de “colocar a carroça na frente dos burros”, de complicar o descomplicado, de contestar. Reclama de tudo; age como um eterno descontente. Reclama do patrão, dos colegas de trabalho, da sogra, da esposa, dos filhos, da empregada, dos amigos, dos vizinhos, dos irmãos de fé, todavia tem dificuldade em admitir a precariedade de sua fé. Assim fica fácil atribuir a situação reinante como “obra do diabo”.

            Obra do diabo? Pergunta-se: o que se faz primeiramente ao despertar, antes mesmo de se levantar da cama? Impossível saber o que cada um faz, mas certamente para aqueles que acham que as coisas ou o dia não andam como deveriam andar, está faltando oração, leitura devocional, estudo, meditação na Palavra de DEUS, ou seja, não tomam tempo para estar a sós com DEUS a cada manhã.

            Os cultos familiares, os grupos de oração, os pequenos grupos, as extensões da Escola Sabatina, os cultos realizados nas igrejas são importantes, cumprem cada um o seu papel, mas não substituem o encontro pessoal, particular que se necessita ter a cada dia com o Criador!

            O que provoca o esfriamento, a falta de fé é o distanciamento de DEUS, é a falta de uma comunhão diária, constante, consistente e profunda e não se pode simplesmente atribuí-la a obra do maligno. O hábito é uma corda; nós tecemos um fio dela cada dia e, finalmente, não conseguimos rompê-la” (Horace Mann).  

            O conselho bíblico (divino) é: “Consagrai-vos, purificai-vos, santificai-vos, hoje, porque amanhã o Senhor fará grandes maravilhas (milagres) no meio de vós” (Josué 3:5 – Tradução Livre).  

 

            A questão dos votos

            Sabe como as Santas Escrituras denominam aqueles (as) que fazem votos e não cumprem? Insensatos, tolos, loucos... (Eclesiastes 5:4). Chega de adjetivos pejorativos!

            Curiosa e lamentavelmente, durante nossa curta existência fazemos diversos juramentos ou votos e os quebramos sem o menor constrangimento.

            Espiritualmente falando, por exemplo: quando aceitamos cargos (funções eclesiásticas), votos batismais e matrimoniais. Isso acontece basicamente porque na maioria das vezes agimos por impulso ou porque fomos induzidos, coagidos e pressionados; só mais tarde é que percebemos que entramos num “beco sem saída”, numa fria. 

            Casamento é coisa séria. Não só diante dos homens, mas principalmente a vista de DEUS que o instituiu, lá no Jardim do Éden, antes da queda.

            É tão sério que ele só pode ser desfeito por dois motivos: pela morte ou pela infidelidade de um dos cônjuges. Por isso está escrito: “Portanto, que ninguém separe o que Deus ajuntou” (Marcos 10:9; Mateus 19:6 – NAA).

            Ah “mas a carne é fraca” (Marcos 14:38; Mateus 26:41). Como se esquece com facilidade os votos feitos diante de um representante de DEUS, na presença de pais, familiares, amigos e convidados? Desrespeita-se o cônjuge em algum dos votos e aí alega-se incompatibilidade de gênio, “obra do diabo”; quando na realidade o que falta é fé. O conselho divino é muito claro : “Vigiem e orem, para que não caiam em tentação” (Mateus 26:41; Marcos 14:38).

            Então, para que não aja necessidade de lançar mão destes subterfúgios, precisamos reconhecer que a nossa relação com DEUS, dentro do casamento; aquele tripé: homem de um lado da base, mulher do outro e DEUS no topo está abalada; porque quanto mais os dois estiverem próximos, mais próximos estarão de DEUS.

            Saibam que não existe algo como “O manual do casamento perfeito”. Existem sim, fatores alicerçados na Palavra de DEUS que podem determinar o êxito ou fracasso do casamento, entre eles: casamentos apressados, prematuros, a questão da compatibilidade, a educação doméstica, a verdadeira conversão – um requisito.

            Está escrito: Há um círculo sagrado em torno de cada família que deve ser preservado. Ninguém mais tem qualquer direito a este sagrado círculo. Marido e esposa devem ser tudo um para o outro. ... O círculo do lar deve ser considerado como um sagrado lugar, símbolo do Céu, espelho em que nos refletir a nós mesmos. Podemos ter amigos e associações, mas na vida do lar não devem eles interferir 1.    

 

           A busca incessante pela paz

           A importância da paz pode, entre outras maneiras, ser mensurada pela quantidade de vezes que ela aparece nas Santas Escrituras: + de 150 vezes e num versículo especial: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”, (Hebreus 12:14 – ARC).

            Entre as oito bem-aventuranças registradas em Mateus 5:3-10, sendo a última repetida,  o Mestre fez alusão à paz em duas delas: Mateus 5:5 e Mateus 5:9.

            Segundo o jornal Folha de São Paulo: Além de crise na Ucrânia, mundo tem 28 conflitos ativos e teme novas guerras. Levantamento em 26 países aponta que 46% das pessoas, em média, receiam combates 2

            Tito, epístola pouco conhecida de Paulo, pode ser de grande valia nessa busca pela paz: 1-2 Aconselhe o povo a respeitar as autoridades e a serem cumpridores da lei, sempre prontos a dar a quem precisa. Nada de insultos ou brigas. O povo de Deus deve ser cortês e ter coração aberto.3-8 Até pouco tempo, éramos tolos e teimosos, enganados pelo pecado, dominados pelos instintos, andando sem destino e cabisbaixos, odiando e sendo odiados. Mas, quando Deus, nosso Salvador bondoso e amoroso, interferiu, ele nos salvou de tudo isso. Tudo foi obra dele: nós não fizemos nada. Ele nos limpou, e saímos daquela situação como um povo especial, purificados por dentro e por fora pelo Espírito Santo. Nosso Salvador Jesus generosamente nos deu nova vida. O dom de Deus restaurou nosso relacionamento como ele e nos devolveu a vida. E ainda há mais vida por vir — uma eternidade de vida! Podem contar com isso.8-11 Quero que vocês permaneçam firmes em todos esses aspectos, para que todos os que puseram a confiança em Deus se concentrem nos elementos essenciais, benéficos a todos. Fiquem longe da insensatez, de discussões sem propósito sobre genealogias e minúcias da Lei. Isso não leva a lugar algum. Advirta uma ou duas vezes o briguento, mas, depois, se afaste dele. É óbvio que ele está fora do rumo, em rebeldia contra Deus. Se persistir com as hostilidades, acabará destruindo a si mesmo. 3

            Então, antes de sair por aí, arrumando briga com todo mundo e depois alegar que é “obra do diabo”, não aja como neófito. Seja humilde! Sejamos homens e mulheres pacificadores!

             

           Nunca dê...

            Um dos maiores equívocos cometidos por homens e mulheres que estão se preparando para o Reino Eterno é achar que podem flertar com o pecado ou mais especificamente, com o seu originador e saírem ilesos. Ledo engano!

            Ele tem, segundo um dos seus seguidores, 10000 anos de existência. É um anjo, que apesar de caído é ardiloso, mentiroso e muito poderoso. Somente DEUS tem poder e pode detê-Lo. Assim sendo longe de DEUS e, portanto, longe da proteção que Ele coloca a nossa disposição não somos páreo para Ele; somos sim, presas fáceis.

            Então, para que você nunca precise alegar que vícios são obra do diabo, quando na realidade você nunca se libertou dos mesmos, mas não consegue admitir sua fragilidade que na realidade o que faltou foi o perseverar na fé.

            Nunca dê o primeiro gole, a primeira tragada, a primeira injetada, a primeira aspirada; faça o que a Palavra de DEUS aconselha: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus”... (Hebreus 12:1,2 – ARA).

 

 

            Leis foram feitas para serem cumpridas

            “A ordem é a primeira lei do céu”

            Essa frase é de Alexander Pope, um poeta e crítico inglês do século XVIIIEle a escreveu em um poema chamado Ensaio sobre o Homem, que trata da natureza humana e da providência divinaA frase sugere que há uma hierarquia natural entre os seres, que reflete a ordem do universo criado por Deus.4

            Os Salmos 19:7 asseguram que “a lei do Senhor é perfeita” (Salmos 19:7 – ACF).

            A “lei do Senhor” deve ser entendida como toda a Palavra de DEUS. É em Sua lei que DEUS revela a Sua vontade para com o Seu povo, dá novas forças; é digna de confiança; concedem sabedoria; iluminam a nossa mente e promovem a esperança!     

            Partindo desse pressuposto e também considerando todas as demais benções decorrentes de sua observação conforme as leis, ordenanças e mandamentos contidos nas Sagradas Escrituras, por quer é tão difícil obedecê-la? Simplesmente porque nossa natureza carnal se opõe a tudo que procede de DEUS.

            “Ah, mas é que...” Pronto. Já começamos a conjecturar, a racionalizar, enfim, a esquivar-se da responsabilidade de nossos atos infringentes.

            Conclusão

            O primeiro conselho bíblico (divino) é:por favor, não aja como neófito!

            Não somos ingênuos o bastante para acreditar que o inimigo não está por trás de todo engano, mentira, maledicência, desonestidade, violência e guerras. É obvio que não! De Gênesis ao Apocalipse a Palavra de DEUS está repleta de acontecimentos que o desmascaram. Porém, o inimigo só terá acesso a nossa mente com a nossa permissão, Para nós que escolhemos estar ao lado do Senhor Jesus, evasivas não se sustentam.

            "Este é o grupo dos “práticos”. Aqueles que por alguma razão, na tentativa de encontrar logo uma saída, preferem atribuir a qualquer coisa mais complexa, “sobrenatural”, como sendo “obra do diabo”.

            Sabemos de sua origem, existência, seus planos contra Deus e contra nós, mas também convenhamos, pecamos transgredindo mandamentos, leis naturais e na hora de arcar com as consequências – “a mulher que tu me deste”; “a cobra que tu criaste”.  

           Sempre os outros é que são os culpados. Culpamos a Deus, direta ou indiretamente, ou ao diabo; é muito mais fácil, mais cômodo, mais prático. Por amor ao que nos é mais sagrado, não hajamos como neófitos!" (Nelson Teixeira Santos).

 

            O segundo está contido nas Sagradas Escrituras e não deixa espaço para desculpas, por menos esfarrapadas que sejam: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7 -0 ACF).

            É o meu desejo e a minha oração.

            Amém!!!

 

 

 

 

 

 

            Referências bibliográficas:

            1 – Ellen G. White, Lar Sem Sombras, CPB edição 1973, pág. 177.

               2 - Além de crise na Ucrânia, mundo tem 28 conflitos ativos e teme novas guerras - 16/02/2022 - Mundo - Folha (uol.com.br)

                 3 - Tito 3 | Bíblia - A Mensagem (biblia-a-mensagem.vercel.app)

                 4 - www.bing.com/search?form=NTPCHT&showconv=1&sendquery=1&q=frases%20-%20autoria

 

 

 

 

 

©Nelson Teixeira Santos

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n