Pular para o conteúdo principal

CRESCIMENTO EM CRISTO

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor

(Hebreus 12:14 – ACF).

 

            Síntese doutrinária

            Por sua morte na cruz, Jesus triunfou sobre as forças do mal. Ele que subjugou os espíritos demoníacos durante Seu ministério terrestre, quebrantou o poder deles e garantiu Sua condenação final. A vitória de Jesus nos dá a vitória sobre as forças do mal que ainda buscam controlar-nos, enquanto caminhamos com Cristo em paz, gozo e na segurança do Seu amor. Agora o Espírito Santo mora em nosso interior e nos dá poder.

Continuamente consagrados a Jesus como nosso Salvador e Senhor, somos libertos do fardo de nossas ações passadas. Não mais vivemos nas trevas, sob o temor dos poderes do mal, da ignorância e a insensatez de nossa antiga maneira de viver. Nesta nova liberdade em Jesus, somos chamados a crescer à semelhança de Seu caráter, mantendo uma comunhão diária com Ele por meio da oração, alimentando-nos de Sua Palavra, meditando nela e na providência divina, cantando em Seu louvor, reunindo-nos para adorá-Lo e participando na missão da Igreja. Ao entregar-nos ao Seu amorável serviço por aqueles que nos rodeiam e ao testemunharmos de sua salvação, a presença constante do Senhor em nós, por meio do Espírito, transforma cada momento e cada tarefa em uma experiência espiritual. (Salmos 1:1,2; 23:4; 77:11,12; Colossenses 1:13, 14; 2:6, 14,15; Lucas 10:17-20; Efésios 5:19, 20; 6:12-18; 1 Tessalonicenses 5:23; 2 Pedro 2:9; 3:18; 2 Coríntios 3:17,18; Filipenses 3:7-14; 1 Tessalonicenses 5:16-18; Mateus 20:25-28; João 20:21; Gálatas 5:22-25; Romanos 8:38,39; 1 João 4:4; Hebreus 10:25). (https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/as-28-crencas-fundamentais-da-igreja-adventista-do-setimo-dia/).

             Objetivo da mensagem

            Mostrar através do estudo da palavra de DEUS e do Espírito de Profecia a necessidade imperiosa do crescimento em Cristo que jaz sobre todos os seres humanos que desejam alcançar a vida eterna.

             O nascimento é um momento e motivo de alegria

            Uma semente que germina, e o aparecimento daquelas duas primeiras folhas deixa o jardineiro feliz. Quando um bebê nasce, e seu primeiro choro anuncia ao mundo que ali está uma nova vida que deve ser levada em consideração; a mãe logo esquece todas as suas dores e se une ao resto da família com alegria e celebração. Uma nação nasce para ser livre, e uma multidão invade as ruas e inunda as praças da cidade ostentando os símbolos de sua alegria recém-encontrada.

            Mas..., e quando isso não acontece?

            O crescimento – contínuo, constante, que amadurece e produz frutos – é essencial para a vida. Sem ele, o nascimento não tem significado, nem propósito, nem destino. Crescer é uma equação inseparável da vida física e espiritual.

            Como crescemos em Cristo e amadurecemos como cristãos?

            Quais são os marcos do crescimento espiritual?

            A verdade é que a lógica divina, às vezes, parece não fazer muito sentido na Terra, por exemplo:

             Vida começa com morte

            Talvez o princípio mais básico e singular no que diz respeito à vida cristã seja que a vida começa com a morte – na verdade, com dois eventos envolvendo morte. Primeiro, a morte de Cristo na cruz possibilita a nossa nova vida – livres do domínio de Satanás (Cl 1:13, 14), livres da condenação do pecado (Rm 8:1), livres da morte, o salário do pecado (Rm 6:23) – e traz reconciliação entre Deus e os homens. Segundo, a morte do eu permite que nos apossemos da vida que Cristo oferece. Terceiro, como resultado, andamos em novidade de vida.

            A vida cristã, portanto, não começa com o nascimento. Começa com a morte. Até que o eu morra, até que seja crucificado, não há começo algum. É preciso que haja uma cirurgia radical, deliberada e total do próprio eu. “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co 5:17). “A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida toda nova. Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo” (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 172).

            Na vida cristã, a morte do eu não é uma opção, mas uma necessidade. A cruz com o seu chamado – tanto o imediato quanto o final – deve confrontar o discipulado cristão e exige uma resposta absoluta. O poderoso comentário de Dietrich Bonhoeffer merece ser citado: “Se o nosso cristianismo deixou de ser sério no que diz respeito ao discipulado, se diluímos o evangelho tornando-o um mero êxtase emocional sem qualquer exigência custosa que não consegue mais distinguir entre a existência natural e a cristã, então consideraremos a cruz não mais que uma calamidade cotidiana ordinária, como uma das provações e tribulações da vida. [...] Quando Cristo chama um homem, ele o desafia a vir e a morrer. [...] É a mesma morte cada dia – a morte em Jesus Cristo, a morte do velho homem que atendeu o Seu chamado” (Dietrich Bonhoeffer, The Cost of Discipleship (Nova York: Macmillan, 1959), p. 78, 79).

             Vivendo uma nova vida

            Um aspecto do crescer em Cristo é viver a nova vida. Uma das maiores incompreensões sobre a vida cristã é que a salvação é uma dádiva gratuita da graça de Deus – e acabou-se a história. Não é assim. É verdade que, em Cristo, “temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1:7). Também é verdade que “pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”(Ef 2:8, 9).

            Sim, a graça é gratuita. Mas a graça custou a vida do Filho de Deus. Graça gratuita não significa graça barata. Para citar Bonhoeffer outra vez: “Graça barata é pregar sobre o perdão sem requerer arrependimento; sobre o batismo sem a disciplina da igreja; sobre a Santa Ceia sem a confissão; sobre absolvição sem a confissão pessoal. Graça barata é graça sem discipulado, graça sem a cruz, graça sem o Jesus Cristo vivo e encarnado” (Dietrich Bonhoeffer, The Cost of Discipleship (Nova York: Macmillan, 1959), p. 47).

            Ao entrarmos na família, vivemos na família, produzindo os frutos do amor de Deus pelo poder de sua maravilhosa graça. Crescer em Cristo, portanto, é um crescimento em maturidade de maneira que, dia a dia, refletimos a vontade de Cristo e trilhamos a vereda de Cristo. Daí vem a pergunta: quais são os marcos desta vida amadurecida e os sinais do seu constante crescimento? O assunto é vastíssimo; sem esgotá-lo, podemos refletir sobre sete desses marcos.

            Marcos do crescimento em Cristo

            1. Uma vida do Espírito.

            Jesus disse a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:5). Sem o poder regenerador do Espírito Santo, a vida cristã nem pode começar. Ele é o Espírito da verdade (Jo 14:17). Ele nos guia em toda a verdade (Jo 16:13) e nos faz entender a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:7, 8), sem o que não podemos perceber as consequências presentes e eternas das nossas ações e da vida que vivemos. É o poder transformador e a presença do Espírito em nossa vida que nos fazem filhos e filhas de Deus (Rm 8:14). É por meio do Espírito que Cristo “habita em nós” (1Jo 3:24).

           2. Uma vida de amor e unidade.

            A vida cristã é, de um lado, uma vida de unidade, uma vida reconciliada com Deus e, de outro lado, uma vida reconciliada com o próximo. A reconciliação é a cura de uma ruptura nos relacionamentos, e a causa primária da existência dessa ruptura no relacionamento é o pecado. O pecado tem nos separado de Deus (Is 59:2) e dividido a humanidade em uma multidão de facções – raciais, étnicas, de gênero, de nacionalidade, cor, castas, etc. O evangelho de Jesus lida com esse problema do pecado e com todos os fatores separatistas com ele associados e cria uma nova ordem de unidade e reconciliação.

            3. Uma vida de estudo.

            O alimento é essencial e básico para o crescimento. A função de qualquer organismo vivente requer uma nutrição adequada e constante. Assim é o crescimento espiritual.

            Mas onde encontramos nosso alimento espiritual? Primariamente em duas fontes: comunhão constante com Deus através do estudo da sua Palavra e pelo cultivo de uma vida de oração. Em nenhum outro lugar a importância da Palavra de Deus para a vida espiritual é ensinada de maneira tão clara como nas palavras do próprio Jesus: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4).

            Jesus dá um exemplo perfeito de como Ele usou a Palavra para enfrentar Satanás. “Jesus enfrentou Satanás com as palavras da Escritura. ‘Está escrito’, disse Ele. Em toda tentação, sua arma de guerra era a Palavra de Deus. Satanás exigia de Jesus um milagre como prova de sua divindade. Mas alguma coisa maior que todos os milagres – uma firme confiança no ‘assim diz o Senhor’, – era o irrefutável testemunho. Enquanto Cristo se mantivesse nessa atitude, nenhuma vantagem o tentador poderia obter.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 120.

             4. Uma vida de oração.

            Deus nos fala por meio da sua Palavra. Conhecer sua vontade faz parte do crescimento espiritual – parte da comunhão com Ele. Outro aspecto dessa comunhão com Deus e do crescimento nele é a oração. Se a Palavra de Deus é o pão que alimenta nossa espiritualidade, a oração é a respiração que a mantém viva. Orar é falar com Deus, ouvir sua voz, render se de joelhos e levantar-se revestido do poder que vem da força de Deus. Isso não exige nada de nós mesmos – exceto que neguemos o próprio eu, confiemos em sua força e esperemos nele.

             5. Uma vida que produz frutos.

            Foi Jesus quem disse: “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7:20). Produzir frutos é um importante aspecto do crescimento cristão. A salvação pela graça frequentemente é considerada uma negação da obediência e da produção de frutos. Nada pode estar mais distante da verdade bíblica. Sim, somos salvos gratuitamente pela fé no que a graça de Deus fez por meio de Cristo, e nada temos, em nós mesmos, do que nos gloriar (Ef 2:7, 8; Jo 3:16). Mas não somos salvos para fazer o que quisermos; somos salvos para viver de acordo com a vontade de Deus. Não existe nada de legalista e, por conseguinte, desnecessário no que diz respeito à obediência da lei, mas ela é a consequência natural da libertação do pecado, o que é um dom gratuito de Deus. Portanto, “a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tg 2:17).

             6. Uma vida de guerra espiritual.

             O discipulado cristão não é uma jornada fácil. Estamos engajados em uma guerra real e perigosa. Diz Paulo: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Ef 6:12, 13).

            Nessa guerra, forças sobrenaturais estão alinhadas contra nós. Assim como os anjos do Senhor estão engajados no ministério de servir seus seguidores, livrando-os do mal e guiando-os no crescimento espiritual (Sl 34:7; 91:11, 12; At 5:19, 20; Hb 1:14; 12:22), também os anjos caídos estão tramando levar-nos para muito longe das exigências do discipulado.

            O caminho para o crescimento espiritual está repleto das armadilhas do diabo, e é aqui que a nossa luta espiritual fica ainda mais renhida. É por isso que Paulo utiliza fortes palavras de ação: Fiquem firmes! Revistam-se da armadura! Sejam fortes! (Ef 6:12, 13). “A vida cristã é uma batalha e uma marcha. Nessa guerra não há trégua; o esforço deve ser contínuo e perseverante. É assim fazendo que mantemos a vitória sobre as tentações de Satanás. A integridade cristã deve ser buscada com irresistível energia e mantida com resoluta fixidez de propósito. [...] Todos têm de se empenhar por si nessa luta; nenhuma outra pessoa pode combater os nossos combates.” White, A Ciência do Bom Viver, p. 453.

             7. Uma vida de adoração, testemunho e esperança.

            O crescimento cristão não ocorre em um vácuo. Ele ocorre, de um lado, dentro da comunidade dos redimidos e, do outro lado, como uma testemunha diante da comunidade que precisa ser redimida.

            Observe a comunidade do apóstolo. Logo após a ascensão de Cristo, e acompanhada do poder do Espírito Santo, a igreja apostólica, de maneira individual e também corporativa, manifestou seu crescimento e maturidade na adoração, no companheirismo, no estudo e testemunho (At 2:42-47; 5:41, 42; 6:7).

            Sem a adoração corporativa, perdemos a identidade e a arena onde nos congregamos, e é nessa congregação e nesse relacionamento interpessoal com outros que amadurecemos e crescemos.

            Por isso, o conselho do apóstolo: “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quando vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10:24, 25).

             Conclusão

            Crescer em Cristo, portanto, é um crescimento em antecipação e esperança na consumação final da experiência redentora no reino porvir. “Para a alma crente e humilde, a casa de Deus na Terra é como que a porta do Céu. Os cânticos de louvor, a oração, a palavra ministrada pelos embaixadores do Senhor são os meios que Deus proveu para preparar um povo para a assembleia lá do alto, para aquela reunião sublime à qual coisa nenhuma que contamine poderá ser admitida” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 491).

 

Equipe Biblia.com.br

https://www.adventistas.org/pt/institucional/crencas/

https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/as-28-crencas-fundamentais-da-igreja-adventista-do-setimo-dia/

https://www.adventist.org/beliefs/

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n