Pular para o conteúdo principal

ISSO LEVA TEMPO!

 

“Tudo na terra tem seu próprio tempo, sua própria estação”. Ecl. 3:1 CEV

“E eu tenho certeza de que Deus, que começou boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia em que Jesus Cristo voltar”. Filip. 1:6 BV.

 

Introdução

Você não está vivo por acaso. Muito antes de o universo ter sido criado, Deus já tinha um plano para você. E os propósitos que Ele tem para sua vida vão muito além dos poucos anos que passamos neste mundo. Você foi criado para viver eternamente; este é o propósito final, mas existem outros, entre eles encontramos um muito especial, indispensável para alcançarmos a Eternidade: você foi criado para se tornar semelhante a Cristo. Saiba que o que mais agrada a Deus é ver Seus filhos desejarem ser semelhantes a Ele, não devido às recompensas que prometeu, mas porque O admiramos e respeitamos. 

Entretanto, não existem atalhos para chegar a maturidade.

Precisamos de vários anos para chegar à idade adulta, e é necessária toda uma estação para que uma fruta cresça e amadureça. O mesmo se dá com o fruto do Espírito. O desenvolvimento do caráter cristão não pode ser apressado. O crescimento espiritual, assim como o físico requer tempo.

            Quando você tenta amadurecer rapidamente um fruto, ele perde o sabor. Exemplo: colheita de tomates nos EUA.

            Enquanto nos preocupamos em crescer rapidamente, Deus se preocupa em que cresçamos fortes. Deus vê a nossa vida desde a eternidade e para a eternidade; então, nunca está com pressa.

           

            Discipulado é o processo no qual se toma a forma de Cristo.  A Bíblia diz: ...a fim de que  o corpo todo seja edificado até chegar o tempo em que , na unidade da fé em comum e do conhecimento em comum do Filho de Deus, alcancemos a verdadeira maturidade  aquela medida de desenvolvimento implícita na expressão “a plenitude de Cristo”. Ef. 4:13 Tornar-se semelhante a Cristo é o seu destino final, mas a jornada durará toda uma vida.

            Essa jornada envolve acreditar (pela adoração), pertencer (pela comunhão) e transformar-se (pelo Discipulado). Deus quer que todos os dias você se torne mais parecido com Ele: Você começou a viver uma nova vida, na qual está sendo feito de novo e se tornando como Aquele que o criou. Col. 3:10

            Hoje somos obcecados por velocidade, mas Deus se interessa mais por força e estabilidade do que por rapidez. Queremos o jeitinho, o atalho, a solução imediata. Queremos um sermão, um seminário ou uma experiência que resolva instantaneamente todos os problemas, retire todas as tentações e nos alivie de toda a dor. Mas a verdadeira maturidade nunca chega depois de uma única experiência, por mais que seja poderosa ou emocionante. Crescer é um processo gradual. A Bíblia diz: Nossa vida vai se tornando gradualmente mais brilhante e mais bonita à medida que Deus entra nela e nos tornamos semelhantes a Ele. II Cor. 3:18.              

            Embora Deus possa transformar-nos instantaneamente, Ele escolheu nos desenvolver vagarosamente. Jesus é cauteloso no desenvolvimento de seus discípulos. Assim como Deus permitiu que os israelitas se apoderassem da Terra Prometida “aos poucos”, (Deut. 7:22) para que eles não fossem sobrepujados, Ele prefere trabalhar gradualmente em nossa vida.

            Por que levamos tanto tempo para mudar e crescer?

 Existem várias razões:

 

            I – Aprendemos lentamente.

            É comum termos de aprender uma lição quarenta ou cinqüenta vezes para realmente captá-la. O problema se repete periodicamente e pensamos: “Oh não, de novo, não! Eu já aprendi isso!”, mas Deus é quem de fato sabe de que precisamos. A história de Israel demonstra quão depressa nos esquecemos das lições que Deus nos ensina e a rapidez com que retornamos aos velhos padrões de comportamento. Precisamos de reiteradas explicações.

 

            II – Temos muito a desaprender.

            Muitas pessoas vão ao psicólogo com um problema pessoal ou relacional que levou anos para se desenvolver e dizem: “Preciso que você dê um jeito em mim. Tenho uma hora”. Ingenuamente esperam uma solução rápida para uma dificuldade enraizada há anos. Como a maioria de nossos problemas e todos os nossos maus hábitos não se desenvolvem da noite para o dia, não tem cabimento esperar que desapareçam imediatamente. Não há pílula, oração ou teoria que desfaça instantaneamente os danos de muitos anos. É necessário o trabalho duro de eliminação e substituição. A Bíblia chama isso despir-se do velho homem e revestir-se do novo homem. Rom. 13:12; Ef. 4:22-25; Col. 3:7-10,14. Ainda que tenha recebido uma natureza inteiramente nova no momento da conversão, você ainda preserva os velhos hábitos, padrões e práticas que precisam ser eliminados e substituídos.

 

            III – Temos medo de humildemente encarar a verdade sobre nós.

            A Bíblia diz: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32. Mas com freqüência nos torna, antes de tudo, infelizes. O medo do que poderíamos descobrir se encarássemos honestamente os defeitos de nosso caráter nos mantêm aprisionados, negando a realidade. Somente quando se permite que Deus brilhe a luz de sua verdade sobre nossas faltas, fracassos e traumas é que podemos começar a trabalhar neles. É por isso que não podemos crescer sem uma postura de humildade disposta para a instrução.

 

            IV – Crescer é quase sempre doloroso e assustador.

            Não há crescimento sem mudanças, não existem mudanças sem medo ou perdas e não há perda sem dor. Toda mudança envolve perda de algum tipo. Você deve se livrar dos velhos hábitos para experimentar os novos. Tememos essas perdas, mesmo que nossos antigos costumes estejam fadados ao fracasso, pois, como um par de sapatos usados, eram ao menos confortáveis e conhecidos.

            Não raro as pessoas formam sua identidade em torno de seus defeitos. Dizemos: “É bem o meu jeito de ser...” e “É desse jeito que eu sou”. A preocupação inconsciente é que, se eu me livrar de meu mau hábito, minha dor ou minha inibição, em que me tornareis?  Esse medo pode certamente retardar seu crescimento.

 

            V – Hábitos levam tempo para se desenvolver.

            Lembre-se de que o caráter é a soma total de seus hábitos. Você não pode se dizer gentil, a menos que seja habitualmente gentil; você demonstra gentileza sem nem mesmo pensar nisso. Você não pode afirmar que é íntegro, a menos que tenha o hábito de ser honesto. O marido fiel a mulher a maior parte do tempo não é de modo algum fiel! Seus hábitos definem seu caráter.

            Só há uma maneira de desenvolver os hábitos do caráter semelhante ao de Cristo: praticá-los; e isso leva tempo! Não existem hábitos instantâneos. Paulo exortou Timóteo: “Pratique essas coisas. Dedique sua vida a elas, para que todos possam ver seu progresso”. I Tim. 4:15.

            Com tempo de prática, você fica bom em qualquer coisa. A repetição é a mãe do caráter e da habilidade.

 

           Não se apresse

À medida que você cresce em direção à maturidade espiritual, existem várias formas de cooperar com Deus durante o processo:

 

            I – Creia que Deus está operando em sua vida, mesmo quando você não O sente.

            O crescimento espiritual é um trabalho às vezes tedioso, que progride um passo de cada vez. Conte com uma melhora gradual. A Bíblia diz: “Tudo na terra tem seu próprio tempo e sua própria estação”. Ecl. 3:1. Na vida espiritual, também existem estações. Às vezes você terá uma curta e intensa explosão de crescimento (estação da primavera), seguida por um período de estabilidade e provações (outono e inverno).

            E quanto aos problemas, hábitos e mágoas que você gostaria de eliminar miraculosamente? Não há nada de errado em orar por um milagre, mas não fique decepcionado se a resposta vier por meio de uma mudança gradual. Com o tempo, uma correnteza lenta e firme desgastará a mais dura rocha e transformará penhascos gigantes em seixos. Com o tempo, um pequeno broto pode se transformar em uma sequóia gigante com mais de cem metros de altura.

 

            II - Mantenha um caderno ou um diário com as lições aprendidas.

           Não se trata de um diário dos acontecimentos, mas de um registro do que você aprendeu. Anote os discernimentos e lições de vida que Deus lhe ensina sobre Ele, sobre você, sobre a vida, sobre relacionamentos e sobre tudo o mais. Registre para que você possa revisá-los, relembrá-los e passá-los para a próxima geração (Salmos 102:18; II Tim. 3:14). A razão pela qual devemos aprender as lições é que as esquecemos. Reler seu diário espiritual regularmente pode lhe poupar muito sofrimento e desgosto desnecessários. A Bíblia diz: “É crucial que prestemos bastante atenção no que ouvimos, de modo que não nos desviemos”. Heb. 2:1.

 

            III – Seja paciente com Deus e consigo mesmo.

            Uma das frustrações da vida é que o cronograma de Deus raramente é igual ao nosso. Estamos quase sempre apressados quando Deus não está. Talvez você se sinta frustrado com o progresso aparentemente lento que esta fazendo na vida. Não se esqueça de que Deus nunca é apressado, mas é sempre pontual. Ele usará todo o seu tempo de vida a fim de prepará-lo para a eternidade.

            A Bíblia é cheia de exemplos de como Deus usa longos processos para desenvolver o caráter, especialmente nos líderes. Ele levou oitenta anos para preparar Moisés, incluindo quarenta anos no deserto. Por 14.600 dias ficou esperando e pensando: “Será que está na hora?”. Mas Deus continuava dizendo: “Ainda não”.

            Ao contrário dos títulos de livros populares, não existem passos fáceis para a maturidade ou segredos de santidade instantânea.

            Quando Deus quer fazer um cogumelo, Ele o faz da noite para o dia; mas quando quer fazer um carvalho gigante, leva cem anos. Grandes almas são desenvolvidas através de lutas, tempestades e períodos de sofrimento. Tenha paciência com o processo. Tiago aconselhou: “Não tentem se desviar de nada prematuramente. Deixem as coisas acontecerem, para que vocês se tornem maduros e desenvolvidos”. Tiago 1:4

 

            IV – Não desanime.  

            Quando Habacuque ficou deprimido por achar que Deus não estava agindo rápido o suficiente, Deus lhe disse: Essas coisas que planejei não acontecerão, porém imediatamente. Devagar, firmemente, e com certeza, vai se aproximando o tempo em que a visão será cumprida. Se parecer demorar muito, não se desespere, porque tudo vai acontecer mesmo! Seja paciente! O cumprimento dessa promessa não vai chegar nem um dia atrasado! Hab. 2:3. O atraso não é uma negativa de Deus.

 

 

Conclusão

Lembre-se de quanto você já passou, não de quanto terá de passar.

Você não está onde quer, mas também não está onde costumava estar.

Seja paciente.

Deus ainda não concluiu a obra Dele em mim.

Deus também ainda não concluiu a obra Dele em você; então continue em frente.

Até mesmo a lesma alcançou a arca por perseverar!

Acredite. Você é o suprassumo da Criação!

Então, aja como tal!

Esse é o meu desejo e a minha oração. AMÉM!!!

 

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

 

 

 

 

             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n