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DEUS, O ESPÍRITO SANTO

 E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós” (João 14:16-17).

 

            Os Adventistas do Sétimo Dia creem que... Deus, o Espírito Santo, desempenhou uma parte ativa com o Pai e o Filho na Criação, Encarnação e Redenção. Inspirou os escritores das Escrituras. Encheu de poder a vida de Cristo. Atrai e convence os seres humanos; e os que se mostram sensíveis são renovados e transformados por ele, à imagem de Deus. Enviado pelo Pai e pelo Filho para estar sempre com Seus filhos, ele concede dons espirituais à igreja, a habilita a dar testemunho de Cristo e, em harmonia com as Escrituras, guia-a em toda a verdade”. – Crenças Fundamentais, 5.

 

            Quem é o Espírito Santo?

            A Palavra de Deus revela que o Espírito Santo é uma pessoa, e não uma força ou poder impessoal. Como um dos membros da Trindade (Divindade) Atos 5:3-4; I Cor. 2:10-11, o Espírito Santo é plenamente uma pessoa divina. Sempre atuou com o Pai e o Filho neste mundo. A 1ª atuação está registrada em Gên.  1:2.

           Os cristãos primitivos O enxergavam como uma pessoa: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”. Atos 15:28.

           Jesus também falou  dEle como uma pessoa distinta: “Ele Me glorificará”, disse Jesus, “porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”.  João 16:14.

           As Escrituras referindo-se ao Deus triúno descrevem o Espírito Santo como uma pessoa.  Mat.28:19; II Cor. 13:14.

 

            O Espírito Santo possui personalidade.

          Ele contende. Gênesis 6:3; Atos 7:51.

          Ensina. Lucas 12:12.

          Convence. João 16:8.

          Dirige os assuntos da igreja. Atos 13:2-4.

          Auxilia e intercede. Romanos 8:26.

          Inspira. II Pedro 1:21.

          Santifica. I Pedro 1:2.

          Impede a pregação. Atos 16:6.

 

            A personalidade do Espírito Santo é evidenciada nestas passagens bíblicas que Lhe atribuem atividades que não podem ser executadas por um mero poder, influência ou atributo de Deus. Somente uma pessoa pode realizá-las.

            É possível que a pessoa e obra do Espírito Santo sejam menos compreendidas da dos membros da Trindade (Divindade). Um dos motivos é a natureza de Sua obra apontar Cristo e o Pai em vez de Si mesmo.

 

            O Espírito Santo é verdadeiramente Deus.

            As Escrituras veem o Espírito Santo como sendo Deus. Pedro afirma que quando Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo eles não mentiram a um ser humano, mas a Deus. Atos 5:3-4.

            Atrás da visível igreja, à qual fora feito o voto, havia Alguém que a ela presidia como representante de Cristo, e o qual por um tremendo ato de juízo, fez conhecida a Sua presença na igreja.

            Esta lição destina-se à igreja em todos os tempos. Ficou como uma solene advertência contra o pecado de quebrar um voto, mentindo assim ao Espírito Santo. O Espírito Santo está na igreja verdadeira agora tão seguramente como esteve por ocasião do Pentecostes.

           Jesus definiu o pecado imperdoável como sendo a “blasfêmia contra o Espírito Santo”, dizendo: “Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir”. Mat. 12:31-32. Tal afirmação somente pode ser verdadeira se o Espírito Santo realmente é Deus.

            As Escrituras associam atributos divinos ao Espírito Santo.

          Ele é vida. Paulo refere-se a ele como o “Espírito de vida”. Rom. 8:2.

          Ele é verdade. Cristo identificou-O como o “Espírito de verdade”. João 16:13.

            As expressões “amor do Espírito” (Rom. 15:30) e o “Santo Espírito de Deus” (Efésios 4:30) revelam que amor e santidade constituem parte de Sua natureza.

          O Espírito Santo é onipotente. Distribui os dons espirituais “como Lhe apraz, a cada um, individualmente”. I Cor. 12:11.

          É onipresente. Ele irá “habitar” com seu povo “para sempre”. João 14:16.

          É também onisciente, uma vez que “o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” e ”as coisas que ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”. I Cor. 2:10-11.

 

            A obra do Espírito Santo.

            As obras de Deus são também associadas ao Espírito Santo. Tanto a criação quanto a ressurreição envolveram-nO. Disse Jó; “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida”. Jó 33:4.

            O salmista acrescenta: “Envias o Teu Espírito e eles são criados”. Salmos 104:30.

            Paulo exclamou: “Se habita em vós o Espírito dAquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, vivificará também os corpos mortais, por meio do Seu Espírito que em vós habita”. Romanos 8:11.

            Somente um Deus onipresente e pessoal – e não uma influência impessoal, ou um ser criado – poderia executar o milagre de trazer o divino Cristo à existência através de Maria.

            No Pentecostes o Espírito tornou o Deus-homem, Jesus, universalmente presente a todos os recipientes que desejaram recebê-Lo.

            Por assumir nossa humanidade para sempre, Cristo já não podia estar presente fisicamente em todo o lugar simultaneamente. Através do Espírito Santo, Ele, Cristo, podia agora estar presente constantemente em todo lugar. (Ver João 14:16-18).

            O Espírito Santo é considerado em pé de igualdade com o Pai e o Filho na fórmula batismal (Mat. 28:19), na benção apostólica (II Cor. 13:14) e na dissertação a respeito dos dons espirituais (I Cor. 12:4-6).

            A obra-chave do Espírito Santo que procede do Pai e do Filho é atrair a atenção para o Filho. E ao enaltecê-Lo, o Pai é revelado e glorificado” (Woodrow W. Whidden, professor de religião na Andrews).

 

            A missão do Espírito Santo.

            Após Jesus haver retornado para o céu, o Espírito Santo assumiu um papel que anteriormente não tivera. Como representante pessoal de Cristo Ele devia levar a presença de Cristo às pessoas em todo lugar. Foi assegurado aos discípulos e extensivamente a nós: “Não vos deixarei órfãos”. João 14:18.

 

            O Espírito prometido.

            O povo de Deus, durante o período do VT, anelava pela vinda de dois membros da Trindade (Divindade): Jesus o Messias e o Espírito Santo, a “chuva serôdia” (Joel 2:23,28). Anteviam o dia futuro quando esses membros da Trindade, de formas diferentes, viriam a Terra como não o haviam feito anteriormente.

            Sem dúvida os crentes genuínos sempre tiveram consciência da presença do Espírito Santo nos tempos do AT habilitando certos indivíduos, dando-lhes capacidade para que desempenhassem tarefas especiais (Num. 24:2; Juízes 6:34; I Sam. 10:6).

            Por vezes Ele aparece “em” algumas pessoas (Êxodo 31:3; Isaias 63:11), mas a profecia de Joel indicou que chegaria o tempo em que o Espírito seria “derramado sobre toda carne”. Joel 2:28.

            Quando João Batista anteviu o ministério de Jesus que predisse sobre Jesus e o Espírito Santo?

            Não até que Jesus, por Sua morte, reconquistasse o mundo das mãos do usurpador poderia Ele derramar o Espírito Santo sobre o mundo redimido. Mateus 3:11.

            De fato, a aceitação de Seu sacrifício era também um pré-requisito. João declara: “Pois o Espírito até esse momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”. João 7:39. Isto ocorreria após a Sua ascensão.

           Já, porém, durante os quarenta dias após a ressurreição, Ele soprou o Espírito sobre eles (ver João 20:22). Ele não podia esperar. Mas somente no Pentecostes, cinquenta dias após o Calvário, o Espírito veio na plenitude. Então a era cristã rompeu com todo o poder da presença do Espírito (ver Atos 2:2, 4).

 

            Sua missão ao mundo.

          Convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo... João 16:8 produzindo arrependimento e conversão; a experiência do novo nascimento através do batismo da água e do Espírito Santo, conforme João 3:5.

 

            Sua missão em favor dos crentes.

            A maioria dos textos bíblicos referentes ao Espírito Santo diz respeito a seu relacionamento como o povo de Deus:

          Dirigir a mente no estudo da Palavra de Deus, guiando-a em toda a verdade. João 14:26; 16:13. Ele nos ensina. Não algumas coisas, mas, todas as coisas.

          Recordar as verdades ou as passagens bíblicas já estudadas, em momentos de necessidade ou emergência. João 14:26; Marcos 13:11 Capacita-nos a dar testemunho de Cristo.

          Interceder por nós perante o Pai quando oramos, interpretando e aperfeiçoando nossas súplicas. Romanos 8:26.

          Dar-nos o testemunho ou a certeza interna de que somos filhos de Deus. Rom. 8:16

          Habilitar os filhos de Deus a proclamar com êxito e com poder o Evangelho. Atos 1:8

 

            Conclusão

            Crer e reclamar a presença e poder do Espírito devem ser experiências diárias na vida de cada crente. “Manhã após manhã, ao ajoelharem-se os arautos do evangelho perante o Senhor e Lhe renovarem seus votos de consagração, conceder-lhes-á Ele a presença de Seu Espírito, com seu poder revivificante, santificador. Ao dedicarem-se aos deveres do dia, têm a certeza de que a invisível agência do Espírito Santo os habilita a ser ‘cooperadores de Deus’” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, pág. 56).

           Seja esta a minha, a sua, a nossa experiência; é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

          

            © Nelson Teixeira Santos          

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