Pular para o conteúdo principal

INCONFORMADO COM O FUTURO

 

Havia um homem chamado Jabez, mais respeitado que qualquer um de seus irmãos. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, porque disse: “Eu o dei à luz com muita dor”.

Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, como seria bom se me abençoasses e expandisses meu território! Sê comigo em tudo que eu fizer e guarda-me de todo mal e aflição!”. E Deus atendeu a seu pedido” (1 Crônicas 4:9,10 – NVT).

 

 

            Introdução

            É fato inquestionável; logo, não se trata de uma crítica, mas de uma constatação que, entre as mais de 40.000 religiões (ditas cristãs) existentes, cada uma delas advoga ser a verdadeira e para provar a sua autenticidade, não só faz uso, como prioriza alguns versículos e passagens bíblicas em detrimento de outros.

            Considerando que DEUS não possui uma igreja e sim um povo, e este encontra-se  espalhado entre as mais diversas igrejas, lamentavelmente quem sofre e perde com esse sectarismo é a própria obra de DEUS, que deixa de avançar de forma mais célere no cumprimento da missão confiada pelo Senhor.

            Em 1 Crônicas 4:9,10  por exemplo, em apenas dois versículos encontramos não só a história de um homem mas uma oração que não devem permanecer na anonimato.

            Esses dois são os únicos versículos tratam da história de um homem, que confiou em DEUS o bastante para não aceitar o prognóstico sombrio que a vida o reservara e orou!

 

            Objetivo da mensagem

            Mostrar que quando queremos alcançar metas e realizações auspiciosas, temos que ter Deus ao nosso lado.

                       

            Quando vida e oração se misturam

            Está escrito: “Havia um homem chamado Jabez [...] Jabez orou ao DEUS de Israel [...] E Deus atendeu ao seu pedido”. Essa é a síntese da história.

            Uma breve oração, porém atual, completa e poderosa, política, institucional e eclesiasticamente correta, que agrega valores tão necessários para a conclusão da obra de DEUS, tais como: como comunhão, visão, relacionamento e missão.

            Uma oração que oferece esperança, que amplia horizontes e concede ânimo e forças para as almas mais deprimidas, angustiadas e sem perspectivas.

            A riqueza das palavras e a sinceridade do pedido de Jabez demonstram profundo desejo de mudar, não só o rumo de sua vida, mas de sua cultura e de como influenciar outras pessoas.

            Um homem cujo nome significava sofrimento, um anônimo transformado em ilustre; uma oração simples com quatro pedidos diretos e uma resposta completa vinda da parte de DEUS, que mudou para sempre sua vida e a de sua descendência.

            Certamente, que o fato de Jabez ser mais ilustre do que seus irmãos, pode ser atribuído à oração que ele fez. Podemos perceber o quanto ele conseguiu o favor de Deus por intermédio da oração.

            Está é a história de Jabez. Uma história verdadeira que também mudará sua vida!

 

            Quem era Jabez e qual o significado do seu nome?

            A palavra hebraica Jabez significa “dor”. Uma tradução mais literal poderia ser “ele causa (ou causará) dores”.1

            Inegavelmente, Jabez nasceu debaixo de um preconceito, recebeu um nome que ninguém gostaria de receber. Porém, mesmo assim não deixou isso moldar sua história.

            Se a dor era física, decorrente de um parto difícil ou emocional, não sabemos.          

            Somente DEUS sabe com certeza o que causou a dor daquela mãe angustiada. 2

            Pelo fato de seu nome e sua breve biografia constar em meio aos descendentes da tribo de Judá, conclui-se que ele pertencia a essa tribo. Portanto, viveu no reino do Sul, Israel, depois da conquista de Canaã, durante o tempo dos juízes. Tudo o que se sabe acerca desse personagem bíblico está registrado em 1 Crônicas 4:9,10.

            O curioso na história de Jabez, é que apesar de ser da tribo de Judá cujo significado é louvado, glorificado ou exaltado, uma tribo que encerra um nome de júbilo, o seu nome não condizia com o do seu próprio povo, todavia, ele não deixou que seu nome definisse seu destino, mas sim, rogou ao Senhor e recebeu o que tinha pedido.

                             

             A oração

            "Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido" (1Cr 4:10).

            A oração é composta de quatro partes:

            parte - Jabez pede a Deus que o abençoe.

            parte - Ele pede a Deus que aumente o seu território.

            parte - Ele pede a Deus que fique com ele e fique por perto.

            parte - Jabez pede a Deus que o proteja do mal para que ele seja livre da dor.

 

            A importância dessa oração

            A oração revela que Jabez compreendeu o que muitos de nós cristãos temos dificuldade de compreender: que existe um único DEUS verdadeiro, que Ele deve ser o centro de nossas vidas e que somente a Ele devemos recorrer (confiar) quando tudo vai bem ou quando nem tanto.  

            Somente DEUS é capaz de suprir os anseios mais profundos de nosso ser. No entanto, primeiro temos que fazer a escolha de convidar DEUS para entrar em nossa vida, permitir que Ele a transforme, passando a ser nova criatura, vivendo em conformidade com a Sua palavra e aí sim, pedir suas bênçãos.

            O desejo de Jabez era ter sucesso e aumentar a sua esfera de influência para Deus. A esfera de influência específica não é importante, mas ela precisa ser inclusiva!

            O importante é que quando queremos alcançar metas e realizações, temos que ter Deus ao nosso lado. Está escrito: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16:3 – NVI).       

            É essencial que entendamos e pratiquemos isso em um relacionamento íntimo com Deus. Além disso, é igualmente importante que fiquemos perto de Deus e confiemos em seu contínuo apoio e orientação ao longo da vida.

            Jabez claramente conhece e ora especificamente Àquele que pode protegê-lo do mal e da dor - DEUS.

            No final do versículo, é claro que Deus aprovou esta oração fiel ao conceder o seu pedido. Também é importante perceber que Jabez tinha grande fervor em seu apelo a Deus, ele não apenas orou: "Jabez invocou o Deus de Israel".

            Deus é Onisciente, contudo quer ouvir de nossos lábios que precisamos dEle e isso se faz através de uma oração fervorosa!

 

            O significado dessa oração

            A Oração de Jabez repassa-nos a lição que todo mundo luta com a escolha de confiar em si mesmo, em coisas, no destino ou em DEUS.

             Trata-se de uma verdadeira pérola enterrada em uma longa série de genealogias; ele é mencionado não pelo mal, mas sim por sua vida de oração e fé no DEUS de Israel.

            Quer você seja um cristão focado em sua caminhada ou alguém tentando apenas conhecer mais sobre DEUS, saiba que a vida é um processo contínuo de crescimento. No entanto, ao analisar a Oração de Jabez, assim como o resto da Bíblia, é bem claro que DEUS é fiel em cuidar daqueles que O buscam.

            Jabez nos deixa um grande exemplo de como Deus quer que nos aproximemos dEle através da oração constante, perseverante e fervorosa.

            Se você estiver considerando a possibilidade de começar um relacionamento com DEUS ou melhorá-lo, comece com oração.

            Acredite, DEUS responde às orações quando você confia nEle (1 Crônicas 5:20).

            Orações a DEUS também O agradam (Provérbios 15:8).

            Todos podem aprender através do exemplo de Jabez, ou seja, sempre orar fielmente a DEUS pedindo Sua orientação e proteção em tudo que fizermos.

            O desafio de Jabez é o nosso também: "Tentar realizar algo suficientemente grande que tenha seu fracasso garantido – a menos que Deus intervenha!" 3

            Nada se sabe sobre as circunstâncias pelas quais DEUS concedeu o pedido sincero de Jabez. O importante é que DEUS ouviu sua oração de fé e derramou grandes bênçãos sobre Seu servo fiel. 4

 

            Conclusão

            Deus gosta dos paradoxos. Gosta de usar o que ninguém usaria para confundir os sábios (1 Co. 1:27-29). E podemos ver isso em 1 Crônicas. Os primeiros nove capítulos desse livro são formados por genealogias, com uma lista de mais de 600 nomes. No meio de todos eles, Deus escolheu um homem para receber um reconhecimento especial, e seu nome é Jabez.

            Humanamente falando, Jabez era alguém destinado a uma vida insignificante, destituída de sonhos e projetos, ou seja, uma vida sem presepectiva.

            Desde seu nascimento já soubera o que era sofrer. Tudo lhe era desfavorável. Nem sequer seu pai é mencionado num livro que fala sobre genealogia, o que é extremamente desonroso para um judeu. Contudo, as dificuldades não foram uma justificativa para se acomodar.

            Ser lembrado apenas duas vezes nas páginas da Bíblia; não ter o seu nome citado na galeria de fé de Hebreus 11 não foi motivo de reclamação.

            Ser privado de morar na sua própria terra por um tempo não foi desculpa.

            Ele era algum tipo de super-herói? Não! Seu segredo era seu relacionamento com Deus.

            Que o relacionamento de Jabez com DEUS sirva de exemplo a cada um de nós!

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

 

 Dados bibliográficos:

1 - Bruce H. Wilkinson, A Oração de Jabez, Editora Mundo Cristão 2001, pág. 21

2 - Bruce H. Wilkinson, A Oração de Jabez, Editora Mundo Cristão 2001, pág. 20

3 - Autor desconhecido

4 - Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia – Série Logus, CPB, volume 3, pág. 135

 

 

 

© Nelson Teixeira Santos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n