Pular para o conteúdo principal

FUTURO ASSUSTADOR

 Mateus 24:1-11

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12).

A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará” (Mt 24:12 – NTLH).

“O pecado aumentará por toda parte, e esfriará o amor de muitos” (Mt 24:12 – NBV).

“Para muitos, a proliferação da maldade será fatal” (Mt 24:12- A Mensagem).

 

            Introdução

            Ao abrimos as Santas Escrituras, especificamente no capítulo 24 do evangelho de Mateus, não restará a menor sombra de dúvida quanto ao futuro assustador reservado para o nosso mundo, contudo, por mais assustador que possa parecer, há coisas mais preocupantes, importantes e urgentes com as quais devemos ocupar nossa mente.

 

            Objetivos da mensagem

            A necessidade de estarmos conscientes do tempo em que vivemos. Precisamos urgentemente abandonar nossa identidade laodiceana!

 

            Decida-se

            Você pode se autointitular ou ser rotulado de ateu, agnóstico, incrédulo, descrente, incircunciso, bárbaro, gentio, herege, ímpio ou simplesmente cristão. Sim, você pode!

            Você também pode aceitar ou não as Santas Escrituras como uma obra de cunho divinamente inspirada. Sim, você pode! Pode também, não aceitar apesar dela afirmar o contrário em suas próprias páginas. O livre arbítrio garante-lhe isso.

            Porém, é incontestável o cumprimento “ipsis litteris1 do texto profético sagrado. É inegável que os acontecimentos assustadores profetizados pelo próprio Messias estão ocorrendo de forma espantosa em nossos dias.

            Portanto, se está escrito, assim é, assim será; tal qual Seu autor, ela é imutável.

            Da sua decisão que é pessoal e intransferível depende a sua salvação!

                      

            Contexto histórico

            O ano é 30 d.C., portanto, há 1991anos,  na cidade de Jerusalém. O ministério terreno do Messias tão aguardado, mas não reconhecido pela maioria, inclusive pelos líderes religiosas da época, está em sua reta final.

            Jesus começa a proferir o que é considerado o mais longo ensinamento registrado nos evangelhos. É terça-feira e Jesus e os discípulos saem do Templo e caminham na direção Leste, onde está situado o Monte das Oliveiras.

            Lá chegando, Jesus inicia o sermão falando acerca da destruição do Templo (ocorrido apenas 40 anos mais tarde), do fim dos tempos e da vinda do Filho do Homem.

            Tomando a linha do tempo, avancemos 1991 anos até nossos dias.

 

            O mundo e a maldita racionalização             

            Mesmo diante do que afirmou o próprio Jesus, especialmente nos versículos 6 e 7 do texto chave, ainda encontraremos pessoas alegando que : “É, mas desde que o mundo é mundo foi assim e assim será”. Será?

            Na realidade apenas uma forma evasiva, na tentativa de negar a triste realidade patente bem diante dos próprios olhos.

            Espiritualmente falando isso é muito perigoso. No caso específico, o próprio Jesus sabia que isso aconteceria e alertou: “A vinda do Filho do Homem acontecerá numa época parecida com a de Noé. Antes do dilúvio, o mundo vivia como sempre viveu: se divertindo, até o dia em que Noé entrou na arca. Eles não perceberam nada – até que o dilúvio destruiu tudo” (Mt 24:37-39 - A Mensagem).

            Um argumento decisivo que pode derrubar por terra essa falácia consiste em afirmar que sim; guerras, terremotos, maremotos, fome e pestilência sempre existiram, contudo, não com a frequência e intensidade que acontecem atualmente!

            Mas todas estas coisas são o princípio de dores” (vs.8); o mesmo versículo na versão bíblica A Mensagem é bem mais contundente ainda e afirma: “Mas tudo isso é nada, comparado com o que está por vir”. É assustador ou não? Obviamente que sim.

            Esta é a terrível realidade do mundo em que vivemos cuja tendência é piorar a cada dia que passa!

                      

            No âmbito cristão: O amor de muitos esfriará

            Até aqui (vs. 11) DEUS através de Seu filho amado está retratando a situação do mundo nos últimos dias, bem como o que aconteceria aos Seus filhos (as).

            A partir do versículo 12 Ele menciona Sua preocupação maior com o risco que correm Seus filhos (as), ou seja, nós também podemos ser afetados pelo caos reinante!

            Num ambiente caótico dos últimos dias somos afetados, desafiados, corremos um sério risco e ainda mais, temos uma missão a cumprir: pregar as boas novas da salvação para uma geração incrédula que não está disposta a ouvir!

            Como pregar o evangelho se o amor esfriou?

            Convenhamos, uma tarefa nada fácil, contudo, não impossível!

 

            Ilustração: Há muitos anos atrás, quando membro da IASD – Central Curitiba, ouvi um pregador chamado Éden Just da Rocha Pita, hoje jubilado, relatar uma história contada por seu pai, Plácido da Rocha Pita, um importante pioneiro do adventismo nos estados de Sergipe e da Bahia sendo inclusive tema do livro Por Que Mudei de Exército: A história de um pioneiro no agreste, publicado pela Casa Publicadora Brasileira.

            Um cidadão que por motivos óbvios, teve a sua identidade preservada era mulherengo, beberrão, depravado, valentão, baderneiro, encrenqueiro.  

            Um dia, porém, a graça divina o alcançou e ele entregou seu coração a Jesus. Uma conversão genuína, no sentido mais amplo e completo da palavra.

            Tomado pelo entusiasmo daquele primeiro amor, ele montava em seu cavalo e saia a galope em busca de seus ex-amigos disposto a convertê-los e ia logo anunciando: “caso vocês não se arrependam, não confessem e não abandonem seus pecados, vocês irão todos para o inferno”!

            A reação dos amigos, num palavreado bem típico do nordeste brasileiro não poderia ser outra: “Ah égua, esse cabra da peste ficou “doidio” perdeu o juízo”!

            Obviamente que esta não é a forma mais adequada ou indicada de se anunciar as “boas novas da salvação” aos nossos amigos.

 

            Nossa identidade laodiceana

            Para os evolucionistas, felizmente; para os criacionistas, infelizmente, o ser humano tem uma capacidade incrível de se adaptar às situações, por mais adversas que sejam o levam muitas vezes a se acomodar, se adaptar, se conformar com as circunstâncias reinantes e nós (crentes) pasmem, não somos a exceção.

            A prosperidade reinante na cidade de Laodicéia (que simbolicamente retrata a situação espiritual da igreja de Deus perto do fim) enchia seus cidadãos de autossuficiência: “Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada” (Apocalipse 3:17 – NAA). Tal comportamento recebeu a reprimenda divina.

            Somos chamados a ser embaixadores de Cristo e na maioria das vezes, nos identificamos tanto com este mundo que passamos de representantes a traidores da pátria celestial.

            Aí vem o nosso DEUS chamando-nos à razão e diz: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2 ).  

            Trata-se de uma tentação a ser enfrentada nos últimos dias: não se conformar com este mundo. O povo de Deus precisa resistir à tentação de se moldar aos padrões do mundo. 2

 

            Revendo conceitos

            A vida cristã deve ser pautada pelo equilíbrio e sinônimos é que não faltam: bom senso, cautela, comedimento, discrição, moderação, modéstia, ponderação, parcimônia, prudência, sensatez, sobriedade, temperança, vigilância. Por essa razão, somos todos indesculpáveis diante de DEUS quando deixamos o equilíbrio fora de nossas atividades.

            A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas e usar judiciosamente aquilo que é saudável. 3

            Nada escapa, até a compreensão das predições proféticas precisa ser equilibrada; que ela não seja centralizada na ansiedade nem na ignorância deliberada.

            Precisamos sentir-se seguros por meio das infalíveis e “incontáveis” 4  promessas divinas de proteção e compaixão.

            Necessitamos investir em tempo para conhecer esse DEUS maravilhoso. Precisamos buscá-Lo. A Palavra de DEUS assevera que Buscar-me-eis e Me achareis, sempre que Me buscardes de todo  o vosso coração; entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e o mais Ele fará; então, pare de se sentir sábio, rico ou forte aos seus próprios olhos – mas se quer gloriar, glorie-se em Me conhecer, diz o SENHOR.

            O nosso encontro com DEUS não deve ser esporádico, ocasional, nem se restringir aos cultos de por do sol em nossos lares, tampouco aos sábados, domingos, quartas-feiras na igreja, ou a cultos online; ele precisa ser diário e mais, precisa ser pessoal.

            Precisamos encontrar tempo em nossa agenda para estar a sós com DEUS!  

            E por fim, carecemos cultivar abordagens sensatas dos eventos escatológicos, evitando tanto a indiferença apática quanto ao alarmismo. As pessoas devem aceitar a Jesus pela fé, de modo racional, por amor e não por medo ou imposição.          

           

            Conclusão

            Acreditem. O futuro deixará de ser assustador, se nos posicionarmos corretamente, ou seja, ao lado da verdade; e isso só depende de nós.  Depende das escolhas que fazemos diariamente. Cada escolha feita nos distanciará ou nos aproximará do Céu.

            Lembrem-se, não existe neutralidade em questões espirituais.

            Para os adeptos daquela posição temporária e aparentemente cômoda de permanecer em cima do muro, saibam que o muro é território do inimigo.  Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha” (Mateus 12:30; Lucas 11:23 - ACF).

            Agora partindo para o pessoal, falando ao coração de cada um (inclusive ao meu) se você ainda não se decidiu, o conselho bíblico é: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz” (Hebreus 3:7 – ACF). Hoje é o dia “D”. “D” de decisão!

            De nada adiantará filiar-se a esta ou aquela instituição religiosa, DEUS não salva por atacado. DEUS salva pessoas, individualmente!

            Acredite. Placa de igreja não garante a salvação de ninguém, ainda que te digam o contrário. A decisão caberá única e exclusivamente a você. Ela é pessoal. Ela é intransferível!

            Está esperando o que para tomar a de decisão mais importante de sua vida?

            Somos ensinados que anjos mil entoam glórias quando um pecador se arrepende.

            Então, que anjos mil entoem glórias pela sua decisão!

            Já decidiu? Então aproveita a oportunidade para confirmar seus votos!

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

Referências bibliográficas:

 

1 - Ipsis litteris – trata-se de uma locução adverbial. Seu significado é:com as mesmas palavras; exatamente da maneira como está escrito; de modo literal; textualmente: o artigo foi transcrito ipsis litteris tal como o original.Etimologia (origem de ipsis litteris). Do latim ipsis litteris.

2 - Erton Köhler, https://www.revistaadventista.com.br/erton-kohler/bussola/liquido-ou-solido/

3 - Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, página 562, CPB.

4 - Algumas pessoas tentaram e chegaram a cerca de 3.573. Outras contaram 7.000. Herbert Lockyer escreveu um livro chamado Todas as promessas da Bíblia e afirma ter uma lista de 8.000 promessas.

 

 

 

 

 © Nelson Teixeira Santos

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n