Pular para o conteúdo principal

FAMÍLIA - RELEVANTE E RELEGADA



Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele(Provérbios 22:6 – ACF).

A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Ellen G. White, Educação, página 57).

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8 – ACF).

E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?” (Atos 8:30 – ACF ).

E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse” (Atos 8:31 – ACF).

A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o Senhor” (Jeremias 9:6 – ACF).

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4:6 – ACF).

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 – NVI).

Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5 – ARA)

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5 – ACF).


            Introdução
            Os textos bíblicos e o do Espírito de Profecia acima considerados dão conta de que temos uma necessidade, um problema, a causa do problema, bem como a solução divina para o mesmo, entretanto isto não é suficiente, duas coisas faz-se necessárias: primeiro que aceitemos a saída oferecida por DEUS; segundo que, como tudo que DEUS pede para nós, neste caso específico, a santificação, ela não é um fim em si mesma!
            A santificação tem como propósito elementar, habilitar- nos para o cumprimento da missão que o SENHOR nos confiou (Mateus 28:19-20) e consequentemente a nossa salvação e de todos que possam ser alcançados através de nossa pregação, de nosso testemunho, da nossa influência! “Pregue sempre o evangelho; se necessário for, uses as palavras”! (Giovanni di Pietro di Bernardone, popularmente conhecido como São Francisco de Assis).

            Objetivo da mensagem
            Levar as pessoas a deixarem de lado o conhecimento teorizado, conjecturado, filosofado, contextualizado, pregado, cobrado e passar a viver um cristianismo prático; especialmente alguns extremamente relevantes para nossa salvação, mas que, por desconhecimento ou conveniência são relegados.

            O desafio          
            Seguindo esta linha de raciocínio, vamos tratar de uma instituição criada por DEUS ainda lá no Jardim do Éden, antes mesmo da queda, e que, juntamente com o matrimônio vem sendo atacada, questionada, aviltada, desmoralizada, denegrida pelas forças do mal, inclusive, pasmem, com a conivência de muitas instituições religiosas que lamentavelmente se autointitulam cristãs – a família.
            Para agravar ainda mais a situação, some-se as questões do corporativismo, do sectarismo, do fanatismo, da tendenciosidade reinantes no meio evangélico. 
            O mundo lá fora alega que a família é à base da sociedade, ou seja, o principal meio social humano, e por isso, é chamada em latim de mater cellulam da sociedade. Nós como cristãos anuímos e mais, asseguramos, pelo menos em tese, de que teremos uma igreja forte quando as famílias que a compõem forem fortes.
            Convenhamos, famílias não nascem prontas, ou seja, elas são constituídas, então, como torná-las fortes?

            O teólogo Jiří Moskala, nascido, nascido na República Tcheca, em seu livro Ezra And Nehemiah, que na edição de língua portuguesa foi intitulado Os Restauradores – A luta de Esdras e Neemias pelo reavivamento do povo de Deus, CPB, 1ª edição 2019 apresenta-nos algumas dicas:

            A fim de garantir a força de uma comunidade temente a Deus, os pais devem fazer a si mesmos as seguintes perguntas:

            Como devemos preparar nossos filhos para o casamento?

            Como ajudá-los a ser a pessoa certa e a encontrar a pessoa certa para se casar?

            É óbvio que não existe uma fórmula definida para o sucesso matrimonial, então apresentamos um plano de ação em sete etapas apoiado em Deus, em Sua Palavra, para cumprir Sua vontade em nossa vida e na vida de nossos filhos:

 

            1 – Ore pelo futuro cônjuge.

            Como pais, devemos orar pelo cônjuge de seu filho antes mesmo dele nascer. É necessário ensinar nossos filhos a orarem. Sabiamente, alguém disse com muita propriedade: “Quando planejar viajar, ore; quando planejar aceitar um novo emprego, ore duas vezes; e, quando planejar se casar, ore três vezes”.  Em outras palavras, casamento é assunto muito sério, deve ser levado a sério e por esta razão requer muita oração!

 

            2 – Cultive um belo relacionamento com Deus.

            Relacionar-Se com os seres humanos é o que DEUS mais deseja. Mesmo após a queda, quando a comunicação face a face foi interrompida, foi d’Ele a iniciativa. Foi Ele quem saiu no encalço de Adão e Eva no Jardim do Éden.

            Não dá para entender como negligenciamos tal relacionamento uma vez que dele depende a nossa salvação – a vida eterna!

            Essa instituição divina chama família é ilustrada de forma brilhante por um triângulo. Deus ocupa o lugar mais alto; Ele está no topo. O homem e a mulher estão na base do triângulo, em lados opostos. Na medida em que ambos se aproximam de Deus, eles naturalmente se aproximam um do outro. Consequentemente, o desenvolvimento da intimidade com Deus os levará a um grau de intimidade maior e mais profundo entre eles.

 

            3 – Ensine os filhos que o cônjuge deles é um dom de Deus.

            Dons espirituais são presentes imerecidos que DEUS concede aos Seus filhos e filhas visando única e exclusivamente a edificação do corpo de Cristo, ou seja, a igreja.

            É fato: Deus está no comando, contudo, não tem o controle total da situação; apesar das aparências, Deus realiza Seus propósitos para o bem daqueles que O amam. O mundo não está sem um regente. O Senhor dirige todas as coisas. Consciente ou inconscientemente, homens e mulheres realizam os desígnios divinos1 por isso é necessário que permitamos que Ele tenha a última palavra em nossa escolha; até porque as aparências enganam e “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9 – ACF).

           

            4 – Enquanto são pequenos, ensine a seus filhos as qualidades que um companheiro matrimonial precisa ter.

            Segundo os padrões divinos não estão incluídos aparência física, eloquência, riqueza, influência ou fama e sim, honestidade, fidelidade, operosidade, nobreza de caráter.

            Ensine seus filhos a buscarem pessoas que acima de tudo respeitem a Deus e aos seus mandamentos. Quem respeita a Deus também respeitará Seus princípios!

            A pessoa escolhida precisa estar comprometida com Cristo, deve amar a Deus de todo o seu coração, de toda sua alma, com toda sua força, com todo seu entendimento e ao próximo como a ti mesmo (é o que determinam os dois grandes mandamentos citados pelo próprio Jesus (Mateus 22:37-39).

            O apóstolo Paulo conclui divinamente inspirado: “Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Como pode a justiça ser parceira da maldade? Como pode a luz conviver com as trevas?” (2 Coríntios 6:14 – NVT).

 

            5 – Ensine aos filhos que o casamento é para a vida.

            Que seja eterno enquanto dure!” Tal pensamento não procede de DEUS!  

            O verdadeiro amor pressupõe compromisso bem mais duradouro: “até que a morte os separe”. É necessário haver fidelidade ao relacionamento.

           Fidelidade é considerada “fruto do Espírito” e é Ele que nos conduz na direção certa, desde que permaneçamos em uma relação íntima de comunhão com Deus, permitindo-Lhe o transformar de nossa vida!

 

            6 – Ensine aos filhos que o casamento nada tem que ver com dar nem tomar.

            Casamento requer maturidade física, emocional, espiritual. Jovens precisam ser suficientemente maduros e felizes, prontos para agradar alguém muito especial.

            Se porventura seus motivos forem egoístas do tipo: “Eu preciso me casar para ser feliz”, está pronta a fórmula para o desastre.

            A pessoa encontra-se pronta para se casar quando se torna alguém íntegro e resolvido. É assim que Deus pode realizar o milagre de duas pessoas tornarem-se uma, unidas em pensamentos, desígnios e metas.

 

            7 – Ensine aos filhos os princípios bíblicos da pureza sexual.

            Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16  ACF).

            Onde está escrito? Levítico 11:44 - ACF;Levítico 11:45 - ACF; Levítico 19:2 – ACF; Levítico 20:26 – ACF.

            O nosso Criador é muito sábio ao afirmar que existe tempo para todo propósito em nosso mundo; inclusive para atividades relacionadas ao sexo: entre um homem e uma mulher, adultos e casados. Sem falar dos perigos que rondam as relações promíscuas – as DST são manchetes quase todos os dias nos jornais e existe também a questão perigosa da atividade sexual pré-marital.

            Gênesis 2:24 mostra-nos a progressão dos eventos ao chegar até o casamento.

            O lindo dom da sexualidade é mais bem experimentado nos braços seguros e permanentes do casamento. O dito “avançar o sinal” é um atalho para a felicidade que tem servidos para minar inúmeros casamentos e quebrantar muitos corações.  

 

            Conclusão

            Infelizmente, faz parte da índole do inimigo de Deus e por extensão dos seres humanos, sempre tentar distorcer, destruir tudo o que Deus criou e estabeleceu, como exemplo: o sábado, o corpo humano, o casamento, o sexo, a família, a igreja.

            Ele se esforça continuamente para convencer a humanidade de que podemos fazer tudo o que quisermos e ainda ser felizes. Será?

            Está escrito: ‘"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica’ (1 Coríntios 10:23 – NVI); ‘"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine’ (1 Coríntios 6:12 – NVI).

            Não nos damos conta de que, ao fazer “tudo o que quisermos”, somos escravizados, perdemos a liberdade e sofremos trágicas consequências, nesta vida e ainda comprometemos a vida porvir!

            Que se cumpra a vontade de DEUS em nossas vidas!

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!

 

 

 

 

Referências:

1 – Zinaldo A. Santos, Meditação Diária 2020, CPB, De Coração a Coração 26012020.

 

 

    

 

              

©Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n