Pular para o conteúdo principal

LISTAS BÍBLICAS



Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16,17 – NAA).


            Introdução
            Sabemos que as Santas Escrituras, habitualmente chamadas de Bíblia, não foram escritas em Português e sim em hebraico, aramaico e grego koiné.
            Por conta disso, incontáveis questões são enfrentadas dentro de uma ciência chamada linguística, a ponto de existir até um ramo denominado semântica, na tentativa de harmonizar as divergências, surgidas a partir do relato de Gênesis 11:9.
            Por outro lado, sendo a sabedoria divina incontestável, existem palavras e textos  bíblicos tão claros, que, independentemente da língua que venham a ser traduzidos, não deixam margem para dúvidas; por exemplo, a palavra que encabeça o texto chave – toda.
            Quando DEUS diz toda é toda mesmo; assim sendo, não dá para rotular o livro de Eclesiastes de enfadonho, o livro de Números de maçante, o livro de Cantares de obsceno, e muito menos achar que nem tudo na Palavra de Deus é inspirado!
            E o que dizer das intermináveis listas, algumas inclusive repetidas, as genealogias espalhadas pelo AT; curiosamente o NT só contém uma – a de Jesus?
            Sob os mais diversos nomes: censos, genealogias, códigos, leis, ordenanças, mandamentos ou, simplesmente listas; onde são mencionados nomes de pessoas, de grupos de pessoas, de lugares, de animais, de objetos, de acontecimentos, bem como sua quantidade; elas estão presentes ao longo de toda a Escritura.

            Objetivo da mensagem
            Descobrir o porquê delas (as listas) estarem presentes nas Escrituras, seu propósito e acima de tudo, as lições que elas nos ensinam.

            O teólogo Jiří Moskala, nascido, nascido na República Tcheca, em seu livro Ezra And Nehemiah, que na edição de língua portuguesa foi intitulado Os Restauradores – A luta de Esdras e Neemias pelo reavivamento do povo de Deus, CPB, 1ª edição 2019,   oferece-nos algumas respostas:

 

            1ª - DEUS se preocupa com detalhes

            Segundo a teoria criada pelo filósofo grego Hipócrates, cerca de 400 a.C., existem quatro tipos de temperamento humano: Colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. A partir desta teoria permite-se concluir que se DEUS fosse humano (coisa que Ele absolutamente não é), Ele Se encaixaria no tipo melancólico, por quê?

            Porque a teoria afirma que são seres extremamente detalhistas, perfeccionistas e bastante organizados, e que nas suas relações interpessoais são bastante exigentes e têm padrões de vida bastante elevados.

            Louvemos a DEUS pelo fato de ser bastante exigente e de possuir padrões bastante elevados! Isso faz d’Ele um ser 100% confiável; essa é uma das razões pelas quais princípios divinos são inegociáveis e certamente a igreja que alicerçar suas crenças nesses princípios subsistirá, pois tal qual o próprio DEUS, eles são eternos; não mudam!

            Em se tratando de listas, especificamente falando nas contidas nos livros de Esdras e Neemias a preocupação de DEUS com os detalhes fica evidente, pois por essa razão que categorias diferentes de pessoas (sacerdotes, levitas, porteiros e cantores), animais (cavalos, camelos, burros e mulas), utensílios e dinheiro foram mencionados. Essa atenção especial aos detalhes é exemplar. Tudo está sob o olhar de DEUS; nenhum fio de cabelo, nenhum pardal, vão ao chão sem que seja de Seu conhecimento!

 

             2ª - DEUS sabe de tudo

            Tens alguma dúvida a respeito? Então ouça o que está escrito: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Salmos 139:16 – ACF).

            O patriarca Jó, ao meditar sobre a brevidade da vida concluiu que: “Visto que os seus dias estão contados, contigo está o número dos seus meses; tu ao homem puseste limites além dos quais não passará” (Jó 14:5 – ARA).

            Acredite, DEUS conhece cada pessoa por completo: nome, sobrenome, sexo, as suas coordenadas geográficas, etnia, preferências, os nossos segredos, a profissão, as habilidades, os talentos, os dons bem como as nossas limitações, fraquezas, aquilo que nos machuca, nos entristece, e que nos faz sofrer e adoecer.

            Tudo, tudo, tudo! Nada passa despercebido diante dos Seus olhos.

            Fundamentando tudo isso na Palavra, o discípulo João declara nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse, seu livro, que DEUS conhece as sete igrejas e todos os indivíduos em cada congregação.

            O melhor ainda está por vir. DEUS promete muitas coisas àquele que vencer, entre elas: “uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha branca escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” (Ap 2:17 u.p. – ARA).

           

            3ª - DEUS é o Senhor da história

            Uma pergunta contundente (responda para você mesmo): Você acha que DEUS está no controle absoluto?

            Não! Ele não está no controle absoluto; no entanto, Ele está no comando (conforme retratado no capítulo 2 do livro de Daniel).

            Certamente se Ele estivesse no controle absoluto, Lúcifer não teria se insurgido no Céu, Satanás não teria obtido êxito com Adão e Eva e tudo mais que passou a ocorrer de ruim neste planeta escuro chamado Terra, a partir de Gênesis 3, ou seja, após a queda .

            DEUS está encaminhando a história rumo ao seu clímax, ou seja, a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O cumprimento da profecia divina é nossa garantia de que Jesus virá outra vez para estabelecer definitivamente o Seu reino (veja Daniel 7:22,26,27; Daniel  9:24-27).

 

            4ª - Elas (as listas) são a garantia que a comunidade de fé vai continuar

            Somos sabedores, através da Palavra de DEUS, que tempos difíceis estão a nossa frente, pois está escrito: “Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados” (Lucas 21:26 – NVI),  contudo a igreja nunca deixará de existir. Instituições religiosas sim; inclusive a nossa, estão fadadas a desaparecer.

            Dificuldades, perseguições, polarizações e os mais diversos problemas poderão complicar a vida tremendamente, mas não serão capazes de destruir a família de DEUS.

A promessa está assegurada por Aquele que não mente, que não falha e finalmente o Senhor e o Seu povo triunfarão no final (ver Daniel 2:44-45; Apocalipse 17:14).  

                   

            5ª - Elas atestam a intervenção de DEUS em favor de Seu povo

            As listas contendo os decretos reais a favor do povo de DEUS são uma prova de como Ele age com os reis e governantes deste mundo para mudar a história na direção correta. DEUS interfere em favor de Seu povo a fim de que Seus desígnios se cumpram; Ele nunca falha. Exemplos: os 400 anos de cativeiro no Egito, os 70 anos de cativeiro na Babilônia, o fato de DEUS chamar o rei Ciro, um rei pagão de Seu ungido, a profecia das 2300 tardes e manhãs; tudo se cumpriu exatamente como havia sido predito.   

 

            6ª - Elas são o penhor que DEUS sempre preservou Seu remanescente

            No passado DEUS sempre preservou Seu remanescente fiel a fim de garantir a continuação de Seu povo e cumprir Sua palavra a respeito da Semente que havia sido prometida lá em Gênesis 3:15 a Adão e a todos nós através de Abraão.

            Desde então, o inimigo de DEUS e em extensão, nosso inimigo, vem tentando de todas as maneiras possíveis destruir o povo de DEUS levando-o a apostatar e consequentemente DEUS a estabelecer novas alianças afim de que o prometido Messias pudesse nascer no seio de uma família piedosa.

            O apóstolo Paulo declarou de uma forma quase poética o acontecimento tão aguardado: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gálatas 4:4,5 – ACF). (Ver Tb 1Reis 19:18;  2Reis 6:17).

           

            Conclusão

            Essas listas bíblicas podem parecer tediosas e cansativas, mas revelam uma particularidade extraordinária acerca de nosso Criador: Deus Se importa com detalhes; detalhes que talvez não nos interessem (fios de cabelos, animais, pardais).

            Acredite, Deus se importa com pessoas, com animais e até com coisas. E, mais do que atentar para detalhes, é fato que o Senhor cuida de nós. (Ver Jonas 4:11).

            DEUS cuida de nós de forma individual, pessoal, Ele te conhece pelo nome e mais, pela relação que você desenvolver com Ele, por essa razão, quando você chegar ao Céu, receberá um novo nome.

            Anseio que você ao deixar este recinto, saia crendo profundamente que DEUS, na pessoa de Jesus Cristo, foi capaz de morrer na cruz em seu favor, e mais que morreria como de fato morreu, ainda que você fosse o único ser humano existente na face do planeta.

            Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Nelson Teixeira Santos

           

 

 

 


Comentários

  1. "Apesar das aparências, Deus realiza Seus propósitos para o bem daqueles que O amam. O mundo não está sem um regente. O Senhor dirige todas as coisas. Consciente ou inconscientemente, homens e mulheres realizam os desígnios divinos" Zinaldo A. Santos, Meditação Diária 2020, CPB, De Coração a Coração 26012020.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n