Pular para o conteúdo principal

"EM TUDO DAI GRAÇAS"



 “1. DÊ LOUVORES AO Senhor, ó minha alma! Todo o meu ser louve o seu santo nome. 2. Louve ao Senhor, ó minha alma, e não esqueça nenhuma das bênçãos que Ele me deu. 3. Ele perdoa todos os meus pecados. Ele cura todas as minhas doenças. 4. Ele salva a minha vida de perigos mortais. Ele me cerca de amor fiel e Se interessa por mim com muita ternura. 5. Ele enche minha vida de coisas boas. A minha juventude se renova como as penas da águia. 6. Ele fez justiça aos que são maltratados e explorados por outros. 7. Ele revelou a sua vontade a Moisés, e mostrou grandes milagres ao povo de Israel. 8. O Senhor é cheio de amor e perdão; Ele é muito paciente e cheio de boas intenções para com os homens. 9. O Senhor não castiga o homem por toda a vida; a sua ira não dura para sempre. 10. Ele não nos dá o castigo que os nossos pecados e desobediências merecem. 11. pois o seu bondoso amor para com as pessoas que O amam e lhe obedecem é muito grande; é maior que a distância entre o céu e a terra. 12. Ele afasta de nós as nossas culpas pelos pecados, tanto quanto o leste está afastado do oeste. 13. O Senhor sente um amor bondoso e uma compreensão especial por quem O respeita e obedece. Ele é como um pai, que ama e compreende seus filhos. 14. Pois Ele sabe bem como somos formados; sabe que não passamos de um punhado de pó. 15. Sim, nossa vida é curta como a da erva; nós crescemos, como a flor do mato, 16. mas quando bate o vento ela desaparece e ninguém se lembra de que ela existiu e de onde estava. 17. Mas o amor fiel do Senhor vai de eternidade a eternidade, para quem O ama e respeita. A sua justiça se estende aos filhos e netos 18. de quem cumpre o seu trato, para quem põe em prática os ensinos de Deus. 19. O Senhor firmou o seu trono no céu, e todas as coisas fazem parte do seu reino. 20. Todos vocês, anjos poderosos, que obedecem ao Senhor e cumprem suas ordens, louvem a Ele! 21. Cante ao Senhor todo o exército de anjos; louvem ao Senhor, vocês anjos que são os seus servos. 22. Obras do Senhor, espalhadas por todo o universo, louvem a Ele! Eu também louvarei ao Senhor, de todo o meu coração Salmo 103 - Bíblia Viva.


            Introdução
            É curioso o fato da Versão Bíblia Viva trazer como subtítulo do Salmo 103, a frase: “Convida-se a louvar a Deus por amor de sua graça”, e já no primeiro versículo, em letras maiúsculas, de forma categórica: “DÊ LOUVORES AO Senhor”.
            Controvérsias a parte, sou levado a acreditar que ninguém deva se sentir obrigado a prestar-Lhe um culto de ações de graças, isso porque Deus deseja que este tipo de adoração brote de um coração realmente agradecido. É imperativo que seja algo verdadeiramente espontâneo!
            Por outro lado, ao considerarmos a Palavra de Deus como sendo a carta de amor de Deus aos seres humanos, tal qual Seu amor, Ela nos constrange, nos convence, nos leva ao arrependimento, nos incentiva a andarmos em novidade de vida, tudo isso e muito mais, tendo como objetivo máximo e final, a nossa tão sonhada salvação.
           E aí nessa caminhada, ser cristão passa a ser algo tremendamente desafiador.
            Pela graça (favor que os homens, pecadores que são não merecem, mas que Deus livremente lhes concede), mesmo vivendo em um mundo dominado pelo pecado, coisas boas acontecem, pois está escrito: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28 – NVI).
            Não se trata de sorte, coincidência ou mero acaso. Aos olhos daqueles que conhecem a Jesus, tal bondade imerecida é a expressão de Sua graça. Por essa razão é que nós devemos em tudo dar graças, ou seja, agradecer a Deus (I Tess 5:18) 

            Desafio em dose dupla
            Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18 – ACF)
            Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios” (Salmos 103:2 – ACF).
            Agradecer a Deus por alguma coisa é relativamente fácil, já “em tudo”...
            Não se esquecer de nenhum, dos benefícios... Quase que impossível! 

            Por onde começar?
            Se você tem dificuldades em encontrar motivos pelos quais deva agradecer a Deus, a própria Bíblia apresenta a solução.
            Uma das porções mais ricas das Santas Escrituras - o Salmo 103 contém um verdadeiro catálogo de bênçãos pelas quais devemos ser gratos. Trata-se de um hino de louvor a Deus pelo Seu amor e pela Sua bondade demonstrada para com Davi e extensivamente às pessoas em geral, inclusive nós.
            Nesse salmo, o próprio salmista e todas as criaturas são convidados a louvar ao Senhor, cujo amor é descrito de forma poética nos versos 6-14. Curiosamente ele contém 22 versículos; exatamente o mesmo número de letras que existem no alfabeto hebraico.

            Bênçãos pelas quais devemos ser gratos
            Ele perdoa seus pecados. Alguns deles? Todos. Cada um deles! Ver Salmo 32:1
            Cura suas doenças. Quantas delas? Todas. Todas elas!
            Ele salva a sua vida de perigos mortais!
            Ele usa de amor e misericórdia para contigo!
            Ele envolve você com bondade!
            Ele renova sua juventude. Você é sempre jovem na presença dEle!  Isaías 40:31
            O Eterno faz tudo dar certo. Ele restaura as vítimas!
           
                
            Conclusão
            Como seres humanos, temos a tendência de permitir que a ausência de uma “bênção” esperada obscureça todas as outras que recebemos de Deus diariamente. Devemos desenvolver um espírito de gratidão mesmo em meio às circunstâncias mais desafiadoras. É possível que nem todas as coisas aconteçam conforme gostaríamos, mas há duas bênçãos de importância fundamental que Deus sempre concederá a Seus filhos fiéis. Uma é Sua presença incondicional ao lado deles durante esta vida; e a outra, a vida eterna no mundo por vir. Louvado seja o Senhor por esses dons extraordinários de graça e esperança!” – (Alberto R. Timm, MD 231218).

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!







© Nelson Teixeira Santos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n