Pular para o conteúdo principal

MENTIRAS BEM DITAS




            Introdução
            Desde que foi proferida pela primeira vez, ainda no Jardim do Éden, ela passou, lamentavelmente, a fazer parte do nosso cotidiano. E por se tratar de algo não criado por Deus, portanto, é pecado, e continua provendo estragos; alguns irreparáveis.

            Breve relato
            Já foram inventados instrumentos para medir as mais variadas coisas; aparelhos tais como termômetro, barômetro, odômetro, velocímetro, paquímetro, parquímetro, metrônomo, decibelímetro, contudo, ainda não inventaram algo como o “mentirômetro”.

            Talvez esta seja a razão que levou alguém, provavelmente um mentiroso, a elaborar uma gradação da mentira: mentira, mentirinha, mentira branca. Em um mundo dominado pelo pecado, a mentira que é parte integrante do mesmo, é tão presente na vida das pessoas que em muitos países, inclusive no Brasil, o dia 1° de Abril é conhecido como o dia da mentira.
            Na maioria das vezes a brincadeira não traz consequências mais graves; e é até engraçado quando se descobre que, por algum tempo, alguém conseguiu nos enganar, mas quando as travessuras trazem prejuízos por acreditarmos que a ilusão era real, as coisas tendem a mudar. Existe até um velho ditado que reza: “Não se deve brincar com coisa séria”.
            Uma das mais famosas mentiras ocorreu nos EUA em 30.10.1938, e é conhecida como A Guerra dos Mundos, protagonizada por Orson Welles, levando pânico a toda costa leste dos Estados Unidos. As pessoas acreditaram que o planeta Terra estava sendo invadido por marcianos!
            O Jornal da Band (Rede Bandeirante de Televisão) em sua edição de 15.05.2018 noticiou que o Facebook já identificou 583.000.000 de perfis falsos na rede.  
            Convenhamos, ninguém cria perfis falsos com o intuito de propagar verdades! É muita mentira circulando nas redes sociais. E o pior de tudo é que tem gente que acredita, curte, compartilha, comenta. Cuidado!
            Trazendo a questão para o lado espiritual as coisas tendem a complicar-se ainda mais.

            Mentiras acerca de Deus
            Estão entre as mentiras com consequências mais trágicas, aquelas que dizem respeito a Deus. Por quê? Porque Deus é o Deus da verdade! O profeta Isaías afirma duas vezes, em um só versículo, que Deus é o Deus da verdade (Isa 65:16). E pelo fato de ser o Deus da verdade, Ele abomina a mentira (Pv 12:22); Ele não mente (Hb 6:18) e por conta disso foi categórico ao afirmar que ficarão de fora do Céu, todo ser humano que ama e comete a mentira (Ap 22:15).
            De onde então vem a mentira? Quem é o seu autor? Com quais objetivos?
            Está escrito: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44 – ACF).
            O seu objetivo consiste em espalhar falsidades acerca de Deus, a fim de que tenhamos uma ideia equivocada sobre a Sua pessoa (Atos 13:10; Gn 3:4-5).
            Nem sempre o confronto com o inimigo acontece de forma direta como foi com Eva. Hoje o inimigo utiliza meios  mais sutis, contudo não menos perigosos.
            Pessoas com elevado grau de influência e sem nenhum compromisso com o “assim diz o Senhor”, são usadas pelo inimigo para propagar informações inverídicas acerca de Deus, bem como para justificar princípios, dogmas e mandamentos não fundamentados na Palavra de Deus. As consequências são danosas, pois levam as pessoas a ter atitudes equivocadas para com o único Deus que as pode salvar (Atos 4:12).
            O pastor e editor da CPB, Fernando Dias, em um artigo publicado pela RA online:
http://www.revistaadventista.com.br/blog/2017/03/31/sete-mentiras-sobre-deus/ apresenta sete mentiras muito populares sobre Deus, com a respectiva apresentação do que a Bíblia tem a dizer sobre quem o Senhor realmente é.

            1ª Mentira: Deus determina tudo o que acontece.
            Muita gente entende mal um dos atributos de Deus: a sua soberania. Imagina que o Todo-Poderoso, que tem autoridade sobre todo o Universo, comande tudo o que acontece em sua vasta criação a ponto de determinar cada coisa que vai acontecer. Na verdade nem tudo o que acontece é por que Deus quer.
            Se Deus realmente determinasse tudo, seria impossível desobedecer-lhe!
            Deus intervém na história humana (Dn 2:21), mas não determina tudo. Ele concedeu ao ser humano a faculdade de tomar as decisões que determinarão seu próprio destino (Dt 30:15-20; Js 24:15; 1Rs 18:21). Pessoas podem optar por dedicar a vida a Deus (Mc 9:24; At 8:37; At 16:13), ou podem escolher permanecer sob o domínio do pecado (Gn 4:6, 7; Is 66:3, 4), mesmo que a vontade de Deus seja que todos escolham o arrependimento e a salvação (2Pe 3:9). Deus deixa as pessoas praticarem sua própria vontade, mesmo que a vontade humana seja contrariar a vontade de Deus (Rm 1:24, 25). Ele dá liberdade para você e eu escolhermos se queremos acreditar ou não nele (Jo 3:16).
            2ª Mentira: Quando alguém morre, é porque foi a vontade de Deus.
            Muito ao contrário, Deus não quer que ninguém morra, mas que se arrependa e tenha a vida eterna (2Pe 3:9). Quem deseja que pessoas morram é o diabo, que “vem para roubar, matar e destruir”.
            Mas Deus quer nos dar “vida completa” (Jo 10:10, NTLH).
            Para Deus, a morte de uma pessoa que tem a vida entregue a Ele é um momento especial (Sl 116:15). É algo comparado a um sono, do qual Deus deseja despertar-nos (Jo 11:11; 1Ts 4:14). Portanto, Deus, além de não desejar a morte de ninguém, ressuscitará aqueles que pertencem a Ele (1Ts 4:16).
            3ª Mentira: Deus é energia. 
            No imaginário popular, Deus frequentemente é descrito como sendo uma “energia”, uma “luz”, que permeia o Universo; uma espécie de grande fantasma, invisível, sem forma, um espírito sem corpo que está em todos os lugares, algo impessoal. Nada poderia estar mais longe da verdade.
           A Bíblia descreve Deus com um Ser pessoal, com aparência física, apesar de diferente da nossa natureza humana, e extremante grandioso (1Co 15:40; 1Rs 8:27).
            Deus, o Pai, é apresentado na Bíblia como tendo boca (Nm 12:8), costas (Êx 33:18-23), cabeça (Ez 1:26; Dn 7:9), rosto (Lv 10:1; Dt 5:4, 1Ts 1:9), olhos (Am 9:8), dedo (Êx 8:19; 31:18; Dt 9:10), mão (Êx 9:3), pés (Êx 24:10), se assentando num trono (Is 6: 1-6; Ez 1:26-28), usando roupas (Is 6:1; Dn 7:9), com cabelos brancos (Dn 7:9); enfim, com aparência de um ser humano (Ez 1:26). E não é para menos que Ele seja parecido conosco, uma vez que nos fez semelhantes à sua imagem (Gn 1:26, 27). Apesar de Ele ser agora invisível para nós (Cl 1:15; 1Tm 1:17; Hb 11:27), um dia os salvos verão a Deus (Mt 5:8).
            Deus também tem uma personalidade. Ele tem desejos (Ef 5:17), sente ira (Dt 6:15), faz reconsiderações (Gn 6:6), se compadece (2Rs 13:23), enfim, Deus tem emoções e gostos. Deus é pessoal, conhece nossa experiência. Por meio de seu Espírito Santo, pode estar em todos os lugares (Sl 139), e podemos nos aproximar dele e conversar com Ele (Hb 4:16).
             4ª Mentira: Deus nunca vai desistir de alguém.
             Essa afirmação é muito próxima da verdade, mas não deixa de ser incorreta.
             Deus deseja que todos se salvem (2Pe 3:9), enviou Cristo para morrer por todas as pessoas do mundo (Jo 3:16), e trabalha para persuadir cada uma a aceitar a salvação (Rm 2:4). Mas, como há pessoas que desistem completamente de Deus, não há nada que Ele possa fazer para convencê-las a se arrependerem de sua vida de pecado (Hb 6:4-7).
            A Bíblia descreve algumas pessoas que, apesar de Deus ter demonstrado seu favor para com elas e de terem sido agraciadas com ricos privilégios espirituais, rejeitaram de modo tão obstinado a vontade de Deus para sua vida que o Senhor não pôde fazer mais nada para salvá-las. Um exemplo bíblico claro é Saul, que rejeitou a Palavra de Deus e foi, por isso, rejeitado por Deus (1Sm 15:26).
            5ª Mentira: Deus é Deus de bênção, não de maldição! 
            Esse lema pode até trazer segurança para o fiel, mas trata-se de uma inverdade.
            Deus abençoa aqueles que lhe obedecem e fazem a sua vontade (Dt 28:1, 2), mas adverte que maldições estão reservadas para os que não guardam os seus mandamentos (Dt 28:15-68).

            6ª Mentira: Muitos caminhos levam a Deus. 
            Não! Só há um único caminho, que é Jesus Cristo, e ninguém pode se achegar a Deus a não ser por meio dele (Jo 14:6). Cristo é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2:5).
            Outras alternativas espirituais além de Jesus Cristo são “vaidade. Suas obras não são coisa alguma” (Is 41:29), e quem procurar se aproximar de Deus por outros caminhos, além de Jesus Cristo, está percorrendo “caminhos de morte” (Pv 14:12; 16:25), ou “caminho que conduz para a perdição” (Mt 7:13).

            7ª Mentira: Deus não condena ninguém. 
            Deus não enviou Cristo ao mundo “para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele” (Jo 3:17). No entanto, pessoas que rejeitam a salvação oferecida a elas por Deus receberão a condenação reservada aos desobedientes e incrédulos (Jo 3:18-21).
            Um dia, Deus, por meio de Jesus Cristo, vai julgar os segredos de todos (Rm 2:16), e castigará aqueles que terão rejeitado Cristo como seu Salvador (Hb 10:29), condenando-os à morte eterna (Mt 25:41).

            Conclusão
            Infelizmente, muita gente tem sido enganada com mentiras sobre Deus. Mas a Palavra de Deus é “em tudo verdade” (Sl 119:160). E, na Bíblia, a Palavra de Deus, podemos conhecer a verdade sobre Ele, ser libertos pela verdade (Jo 8:38), e ter a vida eterna, que advém de conhecer verdadeiramente a Deus (Jo 17:3)”.
            Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!





© Nelson Teixeira Santos








Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n