Pular para o conteúdo principal

A PESCA MIRACULOSA




            Introdução
            A riqueza contida nestes versículos é tamanha a ponto de os estudiosos atribuírem-lhe diversos subtítulos: A pesca maravilhosa. Os primeiros discípulos; Jesus chama os seus primeiros discípulos; Em águas profundas; Chamada dos primeiros discípulos.
            Não há um consenso quanto ao nome, entretanto esse pequeno detalhe não ofusca, como também não altera em nada as verdades e princípios bíblicos ali contidos, apesar de já terem se passado 2000 anos.

            Objetivo da mensagem
            Descobrir, através dessa emocionante história bíblica ocorrida há 2000 anos o recado de Deus para nós hoje!

            1. UM DIA quando Ele pregava na praia do Lago de Genesaré, grandes multidões estavam perto dEle para ouvir a Palavra de Deus.
            Aqui está presente um recado, primeiramente não direcionado para as congregações, mas para uma classe dentro das igrejas, ou seja, para pregadores, para aspirantes a esse honroso ofício e também para aqueles que pensam que são pregadores.
            Não vamos à igreja para ser espancados pelo pregador. A vida já é dura demais. Não precisamos que alguém nos diga o que já sabemos, que atrapalhamos tudo, que frustramos o ideal de Deus para nós. Não vamos à igreja porque somos perfeitos, mas porque estamos longe da perfeição. Queremos ver Jesus, nosso Salvador, nosso Médico, nossa esperança viva”. (Willian G. Johnsson - MD 05.12.12).

            Qual o recado? Quando as pessoas comparecem a casa de Deus, independente de qual dia seja, eles vem “para ouvir a Palavra de Deus”.
            Pregadores, por essa razão somos ensinados a compartilhar mensagens cristocêntricas.
            Por que é tão importante ouvir a Palavra de Deus? (Romanos 10:17).

            2. Ele notou que se achavam na beira d'água dois barcos desocupados, enquanto os pescadores lavavam as redes.
            Como estavam os barcos? Desocupados, mas prontos para entrarem em ação, assim que fossem solicitados. Os pescadores faziam o quê? Lavavam, consertavam uma de suas ferramentas de trabalho. Em outras palavras. Estavam trabalhando.
            Deus nunca chama para compor suas fileiras pessoas desocupadas, folgadas, irresponsáveis, inconsequentes. Reflitam sobre as palavras (precisamente sobre os sufixos): Evangelização, dedicação, consagração, santificação, redenção, salvação, glorificação. Tudo no plano da salvação pressupõem ação, dinamismo, trabalho.

            Levem a luz aonde quer que forem; mostrem que têm força de propósito, que não são pessoas indecisas, facilmente dominadas por maus companheiros. Não aceitem as sugestões dos que desonram a Deus, antes procurem reformar, reaver e salvar pessoas do mal”. – Mensagens aos Jovens, pág. 23 (Linguagem atualizada).

            Muito oportuno o conselho de Pedro: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15- ACF).
            Como Deus quer nos apresentemos para o serviço? (2 Timóteo 2:15).

            3. Entrando num dos barcos, Jesus pediu a Simão, seu dono que o empurrasse um pouco para dentro d'água, a fim de que Ele pudesse sentar-Se no barco e dali falar ao povo.
            Chama-nos a atenção o fato de Jesus ter utilizado um barco como púlpito; contudo, a atitude anterior chega a constranger-nos – Jesus mandou, exigiu, determinou, ordenou, não!  Jesus pediu. O Criador do Universo, a beira de um lago estava pedindo um favor. Isso tem nome. Isso se chama humildade!
             O apóstolo Paulo dirigindo-se aos habitantes de Filipos e extensivamente a nós declara: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:5-8 – ACF).

            Você quer conhecer de fato uma pessoa? Quer conhecê-la em sua essência? Basta dar a ela apenas duas coisas e saberá quem de fato ela é: dinheiro e poder!

            4. Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: "Agora saiam mais para o fundo e lancem as redes, que vocês vão pegar muitos peixes!”
            Em questões espirituais, ou seja, aquelas que envolvem a salvação, uma das palavras mais perigosas chama-se amanhã.
            A ilusão mais perigosa é pensar que o tempo nunca chegará ao fim.  “Amanhã” é uma palavra perigosa. É contra essa atitude que Cristo nos adverte na primeira de Suas cinco parábolas sobre vigilância e prontidão.”  George R. Knight , Visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo, págs. 93-94. (Ver Mateus 24:43,44).
            Só nos está garantido o dia de hoje; por isso ele chama-se presente. O futuro não nos pertence. Não está em nossas mãos.
            Não temos a garantia que amanhã estaremos aqui. Que amanhã tomaremos as decisões que deixamos de tomar hoje.
            A palavra procrastinação é tão ofensiva a Deus que ela nem mesmo faz parte do vocabulário bíblico. Daí o porquê da urgência do pedido, daí o porquê do conselho divino ser tão contundente – (Deuteronômio 13:18;  Hebreus 3:7;  Hebreus 3:15 - ACF). 

            5. "Senhor", respondeu Simão, "nós trabalhamos durante a noite toda e não pegamos nada. Porém se o Senhor diz assim, vamos tentar novamente".
            Você certamente já ouviu uma expressão mais ou menos assim: “mas que sujeitinho medíocre”. Não sei o motivo, mas a impressão que se tem é que a palavra é muito mais ofensiva de que seu próprio significado: que não é bom nem mal; mediano.

            Acredite, se você não obtém sucesso logo na primeira tentativa, e isso leva você a desistir de seus projetos, sonhos ou objetivos, isso o deixa na média das pessoas (dos medíocres).

            O conselho é: Não desista nunca! Aprenda a confiar em Deus!
             Imagine se Deus desistisse daquelas vidas que foram marcadas pelo fracasso: Moisés, o assassino, talvez nunca tivesse liderado o povo hebreu para fora do cativeiro egípcio rumo a Terra de Canaã; Davi, o adúltero, talvez nunca tivesse escrito metade do livro de Salmos e nem ser chamado pelo próprio Deus como “o homem segundo o coração de Deus” (At 13:22; Jonas, o profeta fujão, talvez nunca tivesse liderado o maior reavivamento registrado na história; e os israelitas talvez nunca tivessem retornado do exílio babilônico para sua amada Jerusalém.
            A pergunta não é: Será que às vezes falharei? É claro que falhará! Mas antes: O que farei quando falhar? 
            Precisamos urgentemente aprender confiar em Deus! O conselho bíblico neste caso é: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará” (Salmos 37:5 - ACF).

            6. E desta vez as redes ficaram tão cheias que começaram a romper-se!
            Este é o resultado de obedecer, de confiar, de fazer aquilo que Deus nos pede que façamos! Deus está sempre disposto a nos ajudar, concedendo-nos bênçãos sem medida. O problema é que nós não damos espaço em nossa vida para Deus agir em nosso favor, em favor daqueles que estão a nossa volta.

            A própria natureza de Deus é ter bondade com tamanha abundância que ela transborda sobre nossas vidas indignas. Se você pensa que Deus não é assim, peço que mude sua maneira de pensar. Sugiro que você se comprometa a pedir – todos os dias – que Deus o abençoe, e mais que Ele o abençoe muito” (Bruce Wilkinson – A Oração de Jabez, pág. 31).
            A liberalidade de Deus é limitada somente por nós, não por Seus recursos, poder ou disposição de dar” (Bruce Wilkinson – A Oração de Jabez, pág. 31).

             7. Um grito de auxílio trouxe os companheiros deles no outro barco e em breve os dois barcos estavam tão cheios de peixes, que quase afundaram.
            Haviam sido contemplados com uma tremenda bênção - um milagre. Porque não repartir com os demais que igualmente não tinham pescado nada?
            Saber compartilhar com as demais pessoas os frutos de nosso trabalho requer maturidade espiritual. Em questões espirituais ninguém ganhará a guerra contra o mal sozinho. Também requer humildade alegrar-se com o sucesso de nossos irmãos, sabendo que o sucesso de outrem também pode representar o nosso sucesso como comunidade espiritual (igreja).
            No processo que vai desde a preparação da terra até a colheita e armazenamento daquilo que foi produzido, geralmente haverá mais de uma pessoa envolvida. Nunca esquecer a feliz comparação feita pelo apóstolo Paulo de somos um corpo, cuja cabeça é Cristo!  

            8. Quando Simão Pedro percebeu o que havia acontecido, caiu de joelhos diante de Jesus e disse: "O Senhor, deixe-nos, por favor - eu sou pecador demais para andar ao seu lado".
            Simão Pedro ainda não havia passado pela conversão genuína, ainda não havia negado a Jesus três vezes, ainda não havia sido interrogado três vezes pelo Mestre – Pedro tu me amas?  Mas tinha a percepção, a intuição daquilo que acabava de ocorrer ali, naquele local – um milagre!

            9. Pois ele assustou-se com o tamanho da pescaria, como também os outros que estavam com ele,
            Eis aqui o fiel retrato da incredulidade. Certa ocasião Filipe pediu a Jesus que lhes mostrasse o Pai. Qual foi a resposta?
Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe” (João 14:9 – ACF).

            Nós nos espantamos com a pergunta de Filipe, contudo se fizéssemos a mesma pergunta para Jesus, hoje, qual você acha que seria a resposta? Antes que você responda, pense primeiramente há quanto tempo você está trilhando os caminhos do Senhor?  Cinco, dez, vinte, cinquenta. Filipe tinha três anos e meio de convivência com o Mestre.
            A verdade meus amados, é que não temos a noção correta de quem de fato seja Deus! Se tivéssemos, certamente mudaríamos radicalmente a maneira como tratamos os compromissos assumidos na casa do Senhor; como tratamos nossos irmãos de fé, bem como aqueles que nos visitam; a maneira como nos comportamos dentro e ao redor do templo; o nosso linguajar; a forma de se vestir; etc.
            Parte dos discípulos de Jesus foi agraciada com uma bênção tão grande, mas tão grande que eles  “se assustaram” com o tamanho da pescaria”!

            O que é bênção?
            Abençoar, no sentido bíblico, significa pedir ou conceder um favor sobrenatural. Ao clamarmos pela bênção de Deus, não estamos pedindo aquilo que podaríamos conseguir com nosso próprio esforço. Estamos clamando pela maravilhosa e ilimitada bondade que apenas Deus tem o poder de conhecer plenamente e de nos conceder”.  Bruce Wilkinson – A Oração de Jabez, pág. 25.
          Nosso Deus é especializado em trabalhar através de pessoas comuns que crêem num Deus sobrenatural que vai cumprir Sua obra através delas. O que Ele está esperando é o convite”. Bruce Wilkinson – A Oração de Jabez, pág. 45.
           Deus sempre intervém quando você coloca as prioridades dEle acima das suas”. Bruce Wilkinson – A Oração de Jabez, pág. 48.

            10. Inclusive seus sócios - Tiago e João, filhos de Zebedeu. Jesus respondeu: "Não se preocupe! De agora em diante você estará pescando as almas dos homens!”
            Deus pede para confiarmos plenamente: “Não temas”. Esta expressão ou similares aparecem 328 no AT e 76 no NT. Encontramos o próprio Deus incentivando-nos: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” (Isaías 41:10 – ACF).
            O que mais Ele precisará fazer em nosso favor para que façamos o que seus discípulos fizeram?

            11. E logo que eles chegaram à terra, deixaram tudo e O seguiram.
            Ponho-me a pensar o que levou esses homens e outros tantos personagens bíblicos e pós-bíblicos, incluindo obviamente mulheres a agirem da forma que agiram - deixaram tudo e O seguiram.
            Ao nos debruçarmos sobre suas biografias encontraremos muitas respostas; uma, no entanto, chama-nos por demais a atenção: “e o Senhor era com ele”, “e o Senhor estava com ele”, “eles haviam estado com Jesus." (Atos 4:13), “porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5).

            Conclusão
            Apenas quando o poder divino combina-se com o esforço humano, principalmente na obra de pescar homens, os resultados podem ser eficientes e permanentes”. (Comentário Bíblico Adventista, vol. 5, pág. 812).
            Que seja essa a experiência de cada um que almeja o Céu!
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!



© Nelson Teixeira Santos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n