Pular para o conteúdo principal

A ARTE DE OUVIR



Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1– ACF).



            Introdução
            Enquanto o objetivo primordial de Deus é a nossa salvação, o inimigo comum visa a nossa destruição. Ele se utiliza de muitas formas para realizar o seu intento. Uma das mais eficazes consiste em tirar-nos do foco. Ele o faz enchendo o nosso mundo de sons e distrações.
            Está escrito: “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1- NVI), até mesmo, “tempo de calar e tempo de falar” (Eclesiastes 3:7 – NVI).
            Logo, em mundo repleto de sons e distrações, como o nosso, escutar é essencial: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar” (Tiago 1:19 – NVI).
            Muito embora a Bíblia seja taxativa ao afirmar que Deus sempre ouve as nossas petições, este fato sempre causa-nos certa angústia; nós queremos ser ouvidos por Deus!
            Agora, se você quer ser ouvido por Deus, terá primeiramente aprender a ouvi-Lo!

            As estatísticas
            Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) aproximadamente 360 milhões de pessoas ao redor do mundo têm problemas de audição. E 1,1 bilhão de jovens correm esse risco por causa da exposição a ruídos excessivos, principalmente pelo uso de fones de ouvido dos aparelhos celulares utilizados num nível sonoro muito elevado.
            Mas o que não costuma ser contabilizado é outro tipo de perda auditiva: a surdez espiritual. Esse é um problema real que pode afetar todos nós.

            O início
            Ouvir é uma experiência que começa cedo. Adam S. McHugh iniciou seu premiado livro The Listening Life: Embracing Attentiveness in a World of Distraction... (Ouvindo a Vida: abraçando a atenção em um mundo de distração, InterVarsity, 2015) com estas palavras: “Ouvir vem primeiro. Você ouve mesmo antes de ter consciência disso. De dentro do útero, o bebê já ouve a voz dos pais. Depois do nascimento, ele passará os meses seguintes ouvindo as palavras que eles falam, sussurram e cantam para ele, até que um dia começará a ecoar essas palavras, uma sílaba imperfeita de cada vez.”

            O problema
            Entretanto, em algum momento, conforme o autor reconhece, começamos a violar essa regra e a inverter a ordem natural das coisas: em vez de ouvir, primeiro falamos. E alguns falam sem parar… Talvez seja por isso que Tiago (1:19) aconselha cada um a ser pronto para ouvir, mas cuidadoso ao falar.
            Por que ouvir é uma arte?
            Na antiguidade e ainda hoje, em sociedades com baixo nível de alfabetização e limitado acesso a fontes escritas, a comunicação é basicamente oral. Portanto, ouvir é uma arte, e algumas pessoas conseguem memorizar livros inteiros. Não é por acaso que a palavra “ouvir”, ao lado de suas variações, aparece mais de 1.500 vezes na Bíblia, a começar pelo primeiro “credo”: “Ouve, Israel” (Dt 6:4).

            Assunto importante para o apóstolo Paulo
            Todos nós, cristãos, sabemos da importância da fé no processo de santificação (Hebreus 11:6 - ACF; Hebreus 12:14 – ACF).
            Para o apóstolo Paulo, a fé vem por ouvir a mensagem da Palavra (Rm 10:17).                 Naturalmente, ler a Palavra é um ato com um poder indiscutível. Porém, ouvi-la, no sentido literal e metafórico, tem um efeito maravilhoso.
            Ellen White comentou: “A Bíblia é a voz de Deus a falar-nos exatamente como se pudéssemos ouvi-Lo com os nossos ouvidos” (Nos Lugares Celestiais, p. 135).
            Ao ouvir, concentramos a mente e o coração em algo ou alguém além de nós mesmos e o Espírito Santo nos impressiona a agir em determinada direção.

            Expressão utilizada por Jesus
            Jesus usou várias vezes a expressão “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt 11:15; 13:9, 43; Mc 4:9, 23; Lc 8:8; 14:35). É como se Ele estivesse pedindo: “Preste atenção! Isto é importante.” A frase aparece repetidamente também em Apocalipse 2 e 3, incluindo o conhecido apelo de 3:20: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3:20 – NVI).

            O problema comum
            O problema é que, muitas vezes, apenas ouvimos, mas não escutamos. Há uma sutil diferença entre os dois verbos: enquanto o primeiro está mais ligado ao sentido físico e à captação do som, o segundo tem mais a ver com prestar atenção e compreender o significado, retendo a mensagem.
            Os cristãos empenhados no cumprimento da missão acham que têm que falar, falar e falar, e em voz alta, o que é verdade. Mas a dimensão do ouvir não pode ser esquecida. Deus reclamou várias vezes de que Seu povo não O ouvia (Sl 81:11; Jr 17:23; Ez 3:27; Zc 7:11). Ser surdo por não querer ouvir é sinal de rebeldia.

            Conclusão
            Ouvir é uma disciplina espiritual que precisa ser resgatada e praticada. Não no sentido místico, mas no sentido de entender e obedecer.
            Se você quer que Deus o ouça, precisa primeiro aprender a ouvi-Lo. Isso exige atenção e senso de urgência.
            A Bíblia encerra no AT, um exemplo clássico de alguém que aprendeu essa lição. Não apenas aprendeu a ouvir e a obedecer, mas também em reconhecer e confiar na voz de Deus: Abraão. 
            Você já observou como certos sons, como gritos, choros, escapamentos de veículos, sirenes etc. têm o poder de chamar nossa atenção imediatamente? A voz de Deus também deve ser ouvida com rapidez.
            Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!








© Nelson Teixeira Santos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n