Pular para o conteúdo principal

OS CINCO SEGREDOS DO APÓSTOLO PAULO


Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Filipenses 4:4).


            Introdução
            O apóstolo Paulo estava na prisão quando escreveu Filipenses, a carta mais alegre de sua autoria. Nessa carta em que repete 16 vezes as palavras “alegria” e “alegrar-se”, ele sabia que a alegria não depende do conforto, lugar ou espaço. A alegria está em Deus. E Deus se dispõe a morar em nosso coração. Ele só precisa de nosso consentimento. Lembram-se da imagem de Jesus batendo a porta; a maçaneta só existe do lado de dentro (nosso lado); nós decidimos.
            Nessa epístola Paulo não diz que podemos ser felizes ou como ser felizes. Ele simplesmente afirma que é feliz. Daí o título: segredos. É preciso ir além do nível da superficialidade para descobrirmos o que fazia de Paulo um homem feliz!

            Os cinco segredos do apóstolo para manter a alegria aparecem nos versos seguintes.

            - Não ande ansioso por coisa alguma
            Em Sua Onisciência Deus sabia que a ansiedade seria o mal reinante nos últimos tempos. Alguém sabiamente já a comparou com uma cadeira de balanço. Movemos-nos, porém, não saímos do lugar. Perdemos o sono preocupando-nos demais com o que comer, o que vestir, o que calçar, onde habitar, onde trabalhar, aliás; este assunto não é novo, já havia sido tratado por Jesus no conhecido Sermão da Montanha.
            Segundo o próprio Cristo isto até poderia ser motivo de preocupação para gentios, não para cristãos. Cristão que se preza não deveria andar preocupado! E por quê?
            Porque você não só pode, como deve apresentar tudo a Deus por meio da oração e de ações de graças. Fazendo isso, “a paz de Deus, que excede todo o entendimento”, guardará o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus (v. 6, 7).
            O versículo 7, na versão bíblica A Mensagem afirma: “É maravilhoso o que acontece quando Cristo retira a preocupação do centro da vida humana”.

            - Tenha um padrão de pensamento positivo
            Pense a respeito de “tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama”, tudo o que for “excelente ou digno de louvor” (v. 8). Focalizar o lado luminoso da vida deve ser um hábito diário.
            Resumindo, amigos, o melhor que vocês têm a fazer é encher a mente e o pensamento com coisas verdadeiras, nobres, respeitáveis, autênticas, úteis, graciosas — o melhor, não o pior; o belo, não o feio. Coisas para elogiar, não para amaldiçoar. Ponham em prática o que aprenderam de mim, o que ouviram, viram e entenderam. Façam assim, e Deus, que é soberano, irá tornar real em vocês a mais excelente harmonia” (versículos 8 e 9 – versão A Mensagem)..


            - Adapte-se às circunstâncias
            O que o apóstolo nos diz em seguida, num português bem popular, é o seguinte: “Tenha jogo de cintura, seja flexível, se preferir, seja maleável, seja transigente”, contudo, excetue princípios; esses fazem parte do grupo dos intocáveis.
            O mundo vive a beira de um ataque de nervos então, nós que ostentamos o título de cristão desenvolvamos aquilo que os psicólogos, entre outros, chamam de inteligência emocional. Precisamos urgentemente aprender, se é que ainda não aprendemos, a administrar crises, conflitos.
            Há na Palavra de Deus uma bênção para todo aquele que consegue mostrar que cooperar é melhor do que partir para o confronto ou competição. Agindo dessa forma as pessoas irão descobrir quem você é realmente. Um (a) pacificador (a)!
            Paulo disse: “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade” (v. 12).


            - Tenha a certeza
            De que Deus lhe concederá poder para enfrentar todos os desafios. “Tudo posso naquele que me fortalece”, diz o apóstolo (v. 13).
            O problema acontece porque nós assumimos aquela postura do “eu me garanto”.
Eu confio na minha força”. “Eu confio em minhas competências”. “Eu confio em minha inteligência”. “Eu confio em minha conta bancária”. Eu confio tantas outras coisas que não sobra espaço para Deus operar; muito menos para acreditar que Deus é capaz de resolver todos os desejos mais profundos de meu ser.
            Por isso quando pedir, “peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte” (Tiago 1:6 – ACF).



            - Deus proverá o que você precisa
            Lamentavelmente vivemos num mundo que cria necessidades artificiais, falsas necessidades.
            Somos convencidos de que, além das necessidades humanas básicas de ar, água, alimento e abrigo, todos nós temos uma quinta necessidade humana: a necessidade de novidade, a necessidade ao longo da vida de uma contínua variedade de estímulos externos aos nossos olhos, ouvidos, sentidos ou órgãos, e a toda a nossa rede nervosa. E o resultado? A grande maioria de nós, inclusive os crentes, pessoas de fé, acabamos sucumbindo a esse apetite pela novidade.  
            Como verdadeiros adoradores de Jeová-Jire precisamos também acreditar que:       “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (v. 19).


            Conclusão
            Você não se alegra focalizando os motivos para tristeza, mas conectando-se à fonte da alegria. Então, meu irmão, minha irmã, alegre-se no Senhor!
            Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!








© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n