Pular para o conteúdo principal

EXTREMOS


“É bom não radicalizar e ter equilíbrio. Quem teme a Deus evita extremos, porque vê os dois lados da moeda” (Eclesiastes 7:18  - A Mensagem)

            Você é extremista, uma pessoa do tipo “oito ou oitenta”? Pois saiba que o extremismo pode ser perigoso. A sabedoria raramente é vista na atitude dos radicais. Literalmente, o extremo pode destruir você, pois a morte está nos extremos. A própria vida no planeta não existiria se não houvesse equilíbrio.

            O extremo é o ponto mais remoto em ambas as direções, algo fora do normal, o grau mais alto, um evento além do razoável. Usamos essa palavra quando queremos enfatizar algo excessivo, severo, intenso, difícil, perigoso, radical, distante, o que ocorre em expressões como prazer extremo, dor extrema, medida extrema, risco extremo, extrema dificuldade, frio extremo, extremo Oriente.

            Eventos extremos são raros, mas, quando ocorrem, representam perigo. As pessoas que trabalham com cálculos de probabilidade sabem disso. Para tanto, usam a teoria do valor extremo, que é um ramo importante da estatística. Por exemplo, se você tivesse que estudar as crises da bolsa de valores, os fenômenos da hidrologia ou o controle de tráfego, precisaria usar essa teoria. Ela é útil para determinar os valores máximos e mínimos em certas ocorrências. O estatístico inglês Leonard Tippett (1902-1985), um dos pioneiros na elaboração dessa teoria, a usou para tornar mais fortes os fios de algodão. Em seus estudos, ele concluiu que a resistência de um fio era controlada pela resistência das fibras mais fracas.

            Salomão nos aconselha a não sermos justos ou sábios demais (Ec 7:16). Quando colocamos a esperança em nossa própria justiça, nos tornamos fanáticos e autossuficientes. Perdemos de vista a plenitude da justiça de Cristo. Trocamos o que é central pelo periférico. E a vida entra em desequilíbrio. Não é fácil manter o equilíbrio em um mundo desequilibrado, ou andar na corda bamba dos extremismos pós-modernos. Entretanto, é necessário.

            O extremismo gera desequilíbrio na perspectiva da pessoa e a faz ver a vida de modo deformado. Com o tempo, essa desarmonia pode afetar o próprio caráter. Por isso, tente equilibrar sonho e realidade, trabalho e descanso, intelecto e físico, foco no interior e no exterior, sim e não, o “eu” e o “tu”, passado e futuro. Não busque apenas um equilíbrio abstrato, mas a harmonia em cada aspecto da vida.

            Ter equilíbrio não significa levar a vida em cima do muro, ou cultivar um estilo de vida morno, mas priorizar as coisas na medida certa. Quando você coloca Deus no centro e nas extremidades da vida, o equilíbrio se torna possível. Afinal, é ele quem mantém todas as coisas em perfeito equilíbrio.


Autor: Marcos de Benedicto, em Um Olhar Para O Céu, MD 13072016

Fonte: CPB On line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n