Pular para o conteúdo principal

SABEDORIA


O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 9:10 – NVI).


            Introdução
            Se você tivesse a oportunidade de pedir algo muito especial a Deus o que pediria?
            Certamente a grande maioria, sem noção, pediria dinheiro, muito dinheiro!
             Para ajudar você a formular o seu pedido a Deus, a Bíblia contêm alguns pedidos feito por pessoas ao longo da história:

ü  Moisés pediu para ver a glória de Deus (Êx 33:18);
ü  Jacó pediu uma benção (Gn 32:26);
ü  Ana pediu um filho (I Samuel 1:11);
ü  Eliseu pediu uma porção dobrada do Espírito de Deus (II Reis 2:9)
ü  Pedro não pediu, clamou por salvação ao começar afundar (Mt:14:30);
ü  Um dos discípulos pediu a Jesus que os ensinasse a orar (Lc 11:1);
ü  Jesus ao cego Bartimeu: Que queres que te faça? (Lc 11:51);
ü  Salomão pediu sabedoria (II Cr 1:10). A resposta vem em seguida - II Cr 1:11-12.

           Apresentação da sabedoria
           Uma palavra que é mencionada nas Santas Escrituras 2103 vezes; sendo 1430 no AT e 673 no NT por si só, já merece toda nossa atenção.
            Dos 66 livros, 63 fazem pelo menos uma vez menção dela. A Palavra de Deus contêm nos dois testamentos, dois livros que tratam especificamente de um assunto correlato – relacionamentos. No NT encontramos a epístola de Paulo aos habitantes de Éfeso, considerada o evangelho dos relacionamentos. No AT é o livro de Provérbios, providencialmente escrito por nada mais nada menos que o próprio Salomão.

            Você deve estar se perguntando: Afinal de contas o que sabedoria e relacionamento tem a ver? Como já afirmamos trata-se de assuntos correlatos. Em outras palavras, tem tudo. Tem a ver com salvação. Sem relacionamento não há salvação. E para relacionar-se com quem quer que seja, você e eu precisamos de sabedoria! Sabedoria provinda de Deus pois a sabedoria humana Deus a tornou loucura (I Cor 1:20); “é terrena, animal e diabólica” (Tiago 3:15).

            Objetivo da mensagem
            Mostrar o papel preponderante da sabedoria divina no processo de evangelização.

            Peculiaridade do livro de Provérbios            
            O livro de Provérbios mostra-nos o quão importante receber a sabedoria divina para guiar-nos em todos os aspectos de nossa vida. Acredite; Deus nos ama tanto que ao inspirar Salomão a escrevê-lo fez com que ele apresentasse as duas faces da verdade, de uma forma bem clara para que ninguém tenha dúvida ao tomar sua decisão, acabe assumindo compromisso com o mal. Como assim?
            Contrastando o sábio com o tolo; o bem com o mal; o real com o falso; a obediência com a rebeldia; o trabalho com a preguiça; a prudência com a presunção.
            O livro apresenta vários exemplos de comportamento e o leitor deve se perguntar: É isto sabedoria ou tolice?

            Público alvo
            Que público Salomão tinha em mente ao escrever o livro?
            Um público formado pelos simples, os jovens e os sábios (Pv 1:4-6).
          Simples. Os crédulos, aqueles que acreditam em qualquer coisa, em qualquer um, os simplórios, os ingênuos, os tolos; todavia, se pensarem e internalizarem os provérbios, estes os tornarão indivíduos prudentes e equilibrados.
           Jovens. Possuidores de força e inteligência, mas falta-lhes a experiência e isto por uma razão óbvia – viveram pouco tempo.
           Mas porque esperar um longo tempo para tornarem-se experientes a custa de seus próprios erros e acertos?
           Não só podem como devem aprender com os outros, mais vividos; os sábios. O livro de Provérbios é um verdadeiro manual ao apresentar-lhes essa sabedoria que lhes é tão necessária.
            Sábios. Aqueles que acham que sabem tudo? Não! Até mesmo aquele que é sábio pode beneficiar-se com os Provérbios, pois quem é verdadeiramente sábio reconhece que não sabe tudo. Mais do que os simplórios, os ingênuos, os tolos, ele entende a necessidade de estar sempre buscando mais conhecimento, aprendendo continuamente, desenvolvendo-se, aperfeiçoando-se. A sabedoria é apresentada como algo extremamente valioso (Pv 3:13-18).

            Há bênçãos na sabedoria
            Quem são os sábios segundo a Palavra de Deus?
            Aqueles que em um momento crítico conseguem encontrar respostas certas e em questões práticas. Exemplos bíblicos:
ü  José no Egito quando orientou Faraó a se preparar para os tempos difíceis que estavam porvir;
ü  Salomão durante um julgamento quando apontou com facilidade e rapidez quem era verdadeiramente a mãe da criança trazida a sua presença;
ü  O próprio Jesus é apresentado como sábio. Setecentos anos antes do seu nascimento Isaías profetizou que Ele teria o Espírito de sabedoria (Is 11:1-2). Lucas afirma que ele crescia em sabedoria (Lc 2:52) e que esta sabedoria era maior que a sabedoria de Salomão (Lc 11:31). Quando escapava das ciladas armadas por seus inimigos (Mt 22:15-22; João 8:1-11) contudo, mais que isso, Ele é distinguido como a sabedoria de Deus (I Cor 1:24-30; Col 2:2-3).

            Sabedoria X relacionamentos
            A sabedoria é muito útil em nossos relacionamentos. Ela capacita-nos a conviver com êxito, não apenas com Deus, mas com nossos semelhantes.
            Tiago, o discípulo irmão de Jesus foi outro que escreveu sobre a verdadeira sabedoria e perguntou: “Quem dentre vós é sábio e entendido?”     
            A resposta dada por ele mesmo diz respeito aos relacionamentos. Sábio é todo aquele que trata bem o seu semelhante: não tem inveja, não é ambicioso, não mente, antes é manso e tem um procedimento digno. É imparcial, justo, sem fingimento, pessoa pacífica, tratável, cheia de misericórdia (Tg 3:13-18).
            A sabedoria estimula a nos relacionarmos porque Deus nos criou como seres sociais. Esse desejo está dentro de nós – nos é inerente. Temos necessidade de falar, ouvir, interagir, observar, tocar, ser tocado, aceito. Isso é fundamental para nossa saúde emocional e nos afeta integralmente.
            Também é inegável o fato de que às vezes é bom e até necessário, momentos de isolamento e reflexão para repensar a vida; contudo não é sábio viver sempre isolado e longe dos demais.
            Provérbios 18:1 afirma que o solitário busca o seu próprio interesse e rebela-se contra a verdadeira sabedoria. Por outro lado, não é qualquer relacionamento que serve. O mesmo livro declara: “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa” (Pv 6:32). Assim, a sabedoria nos livra de atitudes e comportamentos prejudiciais.

            Como obter sabedoria
            Acredite, ela jamais cairá de paraquedas na sua vida, na minha vida ou de quem quer que seja. Precisamos:

            1 ) - Pedir a Deus.
                   Jó falando sobre sabedoria indagou: “Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento?” Antes que alguém dissesse algo ele foi logo ]declarando: “O homem não conhece o valor dela, e Ele é quem sabe o seu lugar” (Jó 28:12-13,23). A sabedoria é um atributo divino (Isaías 28:29) e Deus deseja compartilhá-la com Seus filhos.  Tiago tem um conselho a todos nós: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5 – NVI).

            2 ) - Abrigar o temor do Senhor em nosso coração.
                    Há uma unanimidade bíblica no que diz respeito ao temor do Senhor. Em suas páginas ele é mostrado como algo positivo, benéfico e necessário a formação do caráter cristão. Jamais deve ser encarado como algo negativo, prejudicial, coisa que deva ser evitado, empecilho para se ter um adequado e profundo relacionamento com Deus. Trata-se de uma forma diferente de expressar conhecer a Deus; de respeito a Ele e por tudo que envolva Seu nome – reverência, confiança, submissão.

            3 ) - Ser amigo e companheiro de gente sábia e se dispor  mais a ouvir que falar.

                    Está escrito: “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio” (Pv 19:20 – NVI). Howard G. Hendricks, professor e conferencista ilustre do Dallas Theological Seminary tem um conselho a cada um de nós: “Sempre que estiver em companhia de gente que sabe mais que você, procure aprender com eles o máximo que puder, e aproveitar-se bem do conhecimento que possuem. Deixe que eles falem e lhe passem tudo que sabem”. 


            4 ) - Ler escritos de sabedoria e meditar neles.
                    Segundo Confúcio: Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo. Só para lembrar, estamos tratando daquela sabedoria que nos torna sábios para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Ela está presente à nossa disposição no maior compêndio de sabedoria de todos os tempos – a Palavra de Deus (II Tm 3:14-15). 

            Conclusão
             Coloque em prática o que aprendeu de Deus. Antes porém é preciso desejar, idealizar, preparar-se e em seguida, colocar-se em ação. Aquele que conhece a Palavra de Deus e vive segundo os seus ensinamentos é considerado sábio. Qual é o fundamento de sua casa espiritual? Jesus demonstrou através de uma história que tipo de sabedoria devemos almejar (Mt 7:24-25). Abrigando a Palavra de Deus em seu coração, procurando viver de acordo com a luz que recebeu você enfrentará lutas e dificuldades; porém, tem a promessa e a bênção de Deus para tornar-se um vencedor.
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!


 © Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para...

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a...

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:     ...