Pular para o conteúdo principal

ATITUDES SALVÍFICAS


Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade”... (João 4:28).
E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém” (2 Reis 7:5).

            Introdução
            Duas Histórias perdidas no tempo e no espaço, todavia preservadas de forma miraculosa nas páginas das Sagradas Escrituras servem de pano de fundo para esta mensagem.
            A mais antiga encontra-se registrada num livro escrito por volta do ano 400 antes de Cristo – II Reis capítulo 7. Seus protagonistas são quatro homens doentes e, ao que tudo indica portadores de hanseníase (lepra).
            A segunda, mais recente, mas nem tanto, ocorreu há exatos 1980 anos e é relatada unicamente no evangelho de João capítulo 4; tem como protagonista o nosso Mestre Jesus e como coadjuvante uma mulher samaritana.
            O que estas histórias, ocorridas há tanto tempo, tem em comum?
            Qual a relevância delas para o povo de Deus na atualidade?

            Objetivo da mensagem
            Desafiar-nos a encarar a missão e o testemunho como uma questão de atitude.  

            Predispor-se a deixar a zona de conforto
            A característica principal da igreja laodiceana (a igreja dos nossos dias) é a mornidão. Estamos acomodados. Esperamos que Deus chute nosso traseiro para nos colocarmos a serviço do Mestre. Engano fatal. Deus não irá chutar nem o meu, nem o seu. A atitude para mudar o estado atual das coisas cabe a você e a mim. É sério!

            Há um grande risco em se procrastinar a tomada de uma atitude positiva: a perda das oportunidades. Moral da história: Não se deve deixar passar as oportunidades.

            As oportunidades quando aparecem devem ser agarradas com unhas e dentes; pois elas não ficam a nossa disposição por tempo indeterminado. Os filhos crescem; os vizinhos, colegas de escola, de trabalho se vão; as pessoas morrem. Por esta razão a Palavra de Deus é enfática: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz”... (Hebreus 3:7) e repete:Hoje, se ouvirdes a sua voz”... (Hebreus 3:15).
           
            Somente quando estudamos escatologia bíblica é que entendemos porque em questões espirituais a palavra amanhã é muito perigosa! “Não me demorarei aqui sobre a brevidade e incerteza da vida; mas há um terrível perigo que não é compreendido suficientemente: o de adiar para atender à voz suplicante do Santo Espírito de Deus, preferindo viver em pecado, pois isso é o que é, na verdade, esse retardamento” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 32).

            O que precisa ser feito deve ser feito logo. Jesus tinha consciência da brevidade do tempo: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9:4).

            O recado à igreja de Laodiceia é muito claro caso ela insista em não acatar o conselho divino: ...”estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” (Apocalipse 3:16).

            Convenhamos, o vômito é uma coisa repugnante. Ser vomitado sem se dar conta é pior ainda. E muito pior ainda, ser vomitado significa que um dia seremos levados a proferir a mais triste das sentenças: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos” (Jeremias 8:20). Nos manuscritos hebraicos, na Vulgata inclusive, esta passagem é ainda mais contundente; não há mais espaço algum para a esperança: “e nós não fomos salvos”.

            Desejar mudar
            Eu preciso. Tu precisas. Nós precisamos mudar. Mas quem foi que disse que mudar é algo fácil? Mudança implica em perdas. Perdas evocam dores; sofrimentos. Alguém aí tem vocação para masoquista? Ninguém no uso pleno de suas faculdades mentais concordaria com isso, contudo, mudar é uma necessidade em nossa experiência cristã. Não existe crescimento sem mudança. Crescimento é sinal de vida. A falta de crescimento significa morte iminente. “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (1 Coríntios 13:11).

            O apóstolo Paulo lamenta: “De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal” (Hebreus 5:12-14 - NVI).
            Então... Ouse mudar!

            Vença o medo
            É uma das sensações mais antigas vivenciada por quase todos os seres vivos, inclusive por nós humanos (Gênesis 3:10).

            Não ter ou não sentir medo de nada, é insensatez. O medo nos livra de coisas e situações desagradáveis. Preserva-nos inclusive de situações perigosas. Garante-nos até certo ponto, a vida.

            Por outro lado não dá para se viver constantemente sob o signo do medo. O medo gera ansiedade. A coisa é tão séria que algumas pessoas, segundo David Clarkson, pregador inglês do século 17, muitos fazem dos piores inimigos (o medo é um deles) o seu deus. Ele afirma: “Nós nos preocupamos mais com os medos, com aquilo que põe em perigo a liberdade e a própria vida do que com o desagrado divino”.

            Você tem medo de pregar o evangelho? Tem medo de testemunhar?
            Acredite; você não está sozinho. Grandes personagens bíblicos passaram pela mesma experiência: Moisés, Gideão, Jeremias. Uma das figuras mais destacadas do AT, inclusive citada entre os heróis da fé em Hebreus 11, tinha lá seus temores, não com respeito à pregação do evangelho, mas a resposta de Deus às suas preocupações, que serve muito bem para nós, foi: "Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!” (Gênesis 15:1 – NVI).

            O futuro de nossa vida, e mesmo o nosso futuro, até mesmo depois da morte; a pregação do evangelho; a terminação da obra; tudo está nas mãos de Deus. Ele sabe que a libertação da ansiedade gerada pelo medo é uma de nossas maiores necessidades, e quer que estejamos contentes hoje e confiantes amanhã.

            Deus, através de Sua Palavra enviou mensagens tranquilizadoras dizendo-nos que não temêssemos: No chamado de Josué (Dt 31:8); na ameaça de invasão por parte dos moabitas e amonitas nos dias do rei Jeosafá (II Cr 20:17); no decorrer da história cristã (Lc 21:9); o próprio Jesus proferiu: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27)
            Como se livrar do medo?
            Uma passagem encontrada no livro de Atos nos dá uma dica: “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, e tendo notado que eram iletrados e indoutos, maravilhavam-se; e reconheciam que haviam eles estado com Jesus” (Atos 4:13 – SBB). O segredo é esse: Estar com Jesus!

            Ousar quebrar protocolos
            Não custa nada lembrar aos petistas de plantão (nada contra os partidários do PT) que regras não foram feitas para serem quebradas, mas para serem cumpridas.

            Há uma máxima conhecida nos meios acadêmicos que reza: “Toda regra tem exceção; se não tiver exceção não é regra”. Por regra podemos entender: leis, normas, regulamentos, diretrizes, preceitos, cláusulas, códigos, sistemas.

            Seguindo a linha de raciocínio definida por este ditado concluímos que toda regra é passível de questionamento, de mudança e até mesmo de revogação. Toda? Quando?

            E quanto à Lei de Deus? Onde é que ela se encaixa? Ela é um caso à parte. É a exceção das exceções. Diferentemente das demais; ela está fundamentada em princípios imutáveis, eternos, infalíveis, tal qual seu Autor. Portanto, não se deve; e é desaconselhável questionar princípios fundamentados na Palavra de Deus. O motivo? Deus está sempre certo!

            Como já afirmamos não se pode dizer o mesmo quanto às regras. Todas elas, com exceção da Palavra de Deus operam no âmbito circunstancial ou conjuntural; portanto, são passíveis de variação, até mesmo de revogação.  Elas existem para facilitar a vida em sociedade. Quando perdem a finalidade, deixam de ter utilidade.  O rei David, “o homem segundo o coração de Deus” (Atos 13:22), quando ainda não era rei, em certa ocasião quebrou o protocolo (1 Samuel 21:6).  O próprio Jesus não só quebrou, mas endossou a atitude de Davi (Mateus 12:4).
            Em nossos dias, o problema acontece quando no meio evangélico passa-se a praticar uma coisa chamada de obediência cega. Perdoem-me os adeptos, mas como reza um velho adágio popular, “a unanimidade é burra”. Até parece coisa do PC Chinês: 2600 delegados representando 1 366 429 500 (http://countrymeters.info/pt/China), as 18:15 do dia 08.11.2014) sempre votam unânimes em todas as questões do partido.
 
            Um texto atribuído a Ellen G. White afirma que “igrejas inteiras, juntamente com seus pastores se perderão”.

            Não quero ser taxado de incitar a insubordinação religiosa ou coisa do gênero, contudo, acredito ser muito difícil mesmo, admitir a ideia de que Deus jamais colocou qualquer instituição religiosa como consciência de quem quer que seja. É você, sou eu, somos nós, individualmente, que temos de estar “sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15). Também não podemos olvidar o fato de que, um dia todos nós seremos chamados diante de um tribunal divino para a devida prestação de contas. E daí, vamos alegar o que?

            Conclusão
            Agora pense comigo: O que teria acontecido se os protagonistas e coadjuvantes das duas histórias bíblicas agissem inteiramente dentro dos conformes?

            Nada. Absolutamente nada. Certamente nem fariam parte das Escrituras. Esta mensagem só foi possível porque eles resolveram abandonar a zona de conforto; desejaram mudar; venceram o medo e ousaram quebrar protocolos.

            J. M. Price em seu Best-seller intitulado A Pedagogia de Jesus – O Mestre por Excelência afirma na página 31: “Lembremo-nos, no entanto, de que dantes como agora, não são os conservadores, os intelectuais e os calmos, e, sim, os agressivos, os aventureiros e os destemidos que fazem progredir mais a obra de Reino de Deus”.

            Não dá para chamarmos Raabe, Elias, João Batista de pessoas política e eclesiasticamente corretas, contudo onde estão registrados os seus nomes?

            Louvado seja Deus que nos presenteou com homens e mulheres ousados, corajosos, destemidos, aventureiros – fora dos padrões previamente estabelecidos.
            Que sirvam de inspiração para nós outros!
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!






© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n