Pular para o conteúdo principal

LÍNGUA - A INCANSÁVEL


Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos” (Provérbios 6:16-19).


            Introdução
            “O que semeia contendas entre irmãos” (Pv 6:16-19).
             Que parte do corpo humano é usada para levar avante algo tão detestável à vista de Deus? Segundo o Aurélio, “um órgão muscular, alongado, móvel, situado na cavidade bucal, a cuja parede inferior está preso pela base e que serve para a degustação, a deglutição e para a articulação dos sons da boca – serve para falar.

            É detentora de uma peculiaridade única; nunca se cansa. Cada parte do corpo humano eventualmente se cansa, exceto a língua. Acertadamente a Palavra de Deus a descreve como afiada (Sl 140:3), mordaz (Pv 25:23) e indomável (Tg 3:8).

            Você tem problemas em controlar a língua? Não se ofenda; todo ser humano enfrenta este tipo de problema. Controlar a língua consiste num dos maiores desafios para nós cristãos, pois somos aconselhados pela Palavra para que comendo ou bebendo, ou fazendo qualquer outra coisa, façamos tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).

           Objetivo da mensagem
            Mostrar que, apesar de todos os adjetivos pejorativos que lhe são imputados é possível sim, transformá-la em um instrumento para glorificar a Deus.

            Use-a com parcimônia
            Temperança, bom senso, equilíbrio, moderação devem ser mais do que palavras do nosso vocabulário; devem ser materializados através de atitudes em nosso cotidiano. A orientação vem do próprio Jesus: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mateus 5:37).

            Como seres humanos que somos, temos uma grande dificuldade em encontrar o fiel da balança. Ora condescendemos, ora radicalizamos. Os extremos são demasiadamente perigosos. “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo (Provérbios 25:11 - ACRF).

            Use-a com responsabilidade
            Aqueles que exercem a função de líderes, educadores, professores, mestres na igreja e nas escolas cristãs, tem uma tremenda responsabilidade. São parte ativa na moldagem de mentes e corações; participam da formação do caráter de pessoas que por sua vez influenciarão outras. É o chamado “efeito de ondulação”. Quanto mais conhecimento possuímos, mais responsáveis nos tornamos pela utilização e transmissão destes conhecimento.

            Não subestime as pequenas coisas
            O que é em termos de tamanho o freio que se coloca na boca de cavalos? Ou então, o leme se comparado ao tamanho do navio? Agora imagine um cavalo a galope indo na direção errada? Um navio avançando a toda velocidade para um local fora da rota traçada? Quanto mais avançam mais distanciados ficam de seus destinos. O melhor que se tem a fazer é a correção das rotas o mais depressa possível. A Palavra de Deus arremata: “Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha” (Tiago 3:5 - NVI).
            Moral da história: Se nossas palavras estão sendo articuladas numa direção contrária a vontade de Deus; quanto mais cedo cessarmos o  falatório, melhor!

            Precisamos ter a noção do prejuízo
            É muito comum agirmos de modo inconsequente ou irresponsável ao passarmos adiante algo que ouvimos, aumentando ou até exagerando a ponto de nem sequer reconhecermos aquilo que ajudamos a espalhar.

            Ilustração: As três peneiras...
             “Um homem, procurou um sábio e disse-lhe: - Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de... Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Não! Absolutamente, não! - Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? - Não... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!

            Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras por que: Pessoas sábias falam sobre ideias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas”.

            Ser cristão é ser coerente
            Da boca de criaturas não tementes a Deus até pode sair coisas estranhas, contudo da dos filhos e filhas de Deus não. Temos um padrão moral elevado e tanto os homens quanto Deus, esperam que de nossos lábios brotem somente bênçãos!

            Conclusão
            Se fizermos um apanhado geral dos nossos erros e acertos na vida cristã, descobriremos que eles estão relacionados com nossa distância ou proximidade da Palavra de Deus. Um dos objetivos pelos quais as Escrituras nos foram dadas é para nos iluminar e curar. Nada mais apropriado então, para conclusão desta mensagem do que o conselho dado através do apóstolo Paulo, em sua epístola considerada o evangelho dos relacionamentos: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).
            É o meu desejo, a minha esperança e a minha oração. Amém!!!





© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n