Pular para o conteúdo principal

VOCÊ NÃO DEVE ACREDITAR EM TUDO QUE... VÊ, LÊ E OUVE



            Já faz muito tempo. Tanto tempo que a ditadura militar nem havia se instalado no Brasil. O ano era 1963; a escola, o Grupo Escolar Arthur Ribeiro de Macedo e o então menino Nelson Teixeira Santos, com apenas 8 anos de idade cursava a 2ª série do ensino primário (hoje Ensino Fundamental), quando tudo começou.  O nome da professora; sinceramente não me lembro, contudo, as belas lições por ela ensinadas, ficaram indelevelmente gravadas.

            O livro de Português continha vários textos para leitura e interpretação e entre eles um que jamais esqueci. Tratava de uma história, cujo protagonista, um menino chamado Tibúrcio, que como todos nós, tinha muitas virtudes, mas também possuía defeitos. Sua característica marcante – a ingenuidade. Por conta de sua exacerbada ingenuidade ele sempre se colocava em apuros, se metia em confusões e era facilmente enganado.

            Embora aos meus 8 anos de idade fosse incapaz de entender , de fato, o que significava ingenuidade, a lição permanece até hoje: você não deve acreditar em tudo que vê, em tudo que lê, em tudo que ouve.

            O tempo passou e aos 21 anos de idade conheci a Jesus e qual foi a minha surpresa ao descobrir nas Santas Escrituras a seguinte citação: Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo (Atos 17:11- NVI). Gosto demais da mesma passagem na versão NTLH: As pessoas dali eram mais bem educadas do que as de Tessalônica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade”. Agora, já com o aval da Bíblia: você não deve acreditar em tudo que vê, em tudo que lê, em tudo que ouve.

            O tempo passou e aos 45 anos de idade, lá estava eu no IAP cursando o teológico destinado aos obreiros da IASD, quando numa das etapas entra um professor, pastor (cujo nome pelos motivos óbvios prefiro não mencionar) e começa a inquirir a classe (na primeira pessoa), só faltou apontar o dedo em riste, levando a questão para o nível pessoal mesmo: - Você é ASD? Por quê? Porque foi induzido, coagido, convencido?
            Foi um alvoroço geral, muita gente indignada, alegando que foi até lá na esperança de fortalecer ainda mais a sua fé e, de repente, vê a sua religião, sua fé, sua instituição sendo questionada.            
             Com a maturidade de quem já havia vivido quase meio século, entendi perfeitamente o objetivo daquele pastor: você não deve acreditar em tudo que vê, em tudo que lê, em tudo que ouve.  E novamente, com mais um aval bíblico: “Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15 - AA).

            Entre uma etapa e outra do curso; um belo dia lá estou eu desempenhando as funções de administrador financeiro, numa das escolas da instituição quando o telefone toca. Do outro lado da linha o departamental de educação chamando-me para uma conversa pessoal. Para encurtar a história; meu nome tinha sido escolhido para ocupar a função de tesoureiro geral das escolas da associação. Como fui apanhado de surpresa, pedi um tempo para dar-lhe a resposta. Sabendo que dois departamentais envolvidos com a área educacional estavam em rota de colisão (sendo um deles o que me fez o convite) resolvi declinar da indicação. O homem ficou furioso, indignado mesmo, com a recusa.
            - Como você ousa recusar um chamado de Deus?
            - Desculpe-me pastor. Sinceramente não vi o chamado desta perspectiva. Foi a minha resposta.
            Atrevimento em recusar um chamado de Deus. Chamado de Deus. De Deus. Com estes pensamentos povoando a minha mente, me sentindo um herege, fui procurar outro pastor, grande amigo, já às portas da jubilação, que naquele momento trabalhava como departamental da USB, a fim de pedir ajuda, trocar ideias, receber um bom conselho, para quem sabe, voltar atrás naquela decisão tomada.
            -O que? Quem foi que lhe disse que todo chamado procede de Deus? Fique você sabendo que nem todo chamado procede de Deus.
            - Mas pastor; nem mesmo os que acontecem dentro das igrejas, no seio das instituições religiosas?
            -Pode acreditar – não! Foi a enfática resposta.
            A conversa foi longa e demorada, contudo os motivos apresentados pelo experiente pastor foram bastante convincentes e suficientes para confirmar a decisão previamente tomada, vindo reforçar a máxima de que: você não deve acreditar em tudo que vê, em tudo que lê, em tudo que ouve.

            Há dias atrás vivenciamos a dança dos distritais. E por conta disso, é gente chorando a partida de uns, é gente dando boas vindas aos que chegam, há os ingênuos que acreditam que todos os chamados (neste caso mudanças) procedem de Deus, há gente defendo tais mudanças – “é para o bem deles, é para o bem das igrejas”. Também há os que começam a questionar certas mudanças: porque mudar de uma igreja para outra, dentro de uma mesma associação, distritais que assumiram distritos a cerca de um ano?  Tem até gente encontrando versículo bíblico para referendar tais mudanças – Romanos 8:28. Pode? Faço minhas aqui, as palavras do apóstolo Paulo: “Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento” (Romanos 10:2 - ACF).

            E o que dizer das “mensagens escondidas”?
            “Os salvos serão vistos nos cultos de quarta-feira”.
            “É pecado montar árvores de natal em nossas igrejas”
            “É pecado fazer encenações teatrais (dramatizações) em nossas igrejas”
            “O último trabalho intercessor de Cristo antes que Ele ponha de lado suas vestes sacerdotais, é apresentar as orações dos pais pelos filhos”. A lista é grande!
            Permitam-me nem mencionar a quem tais citações são atribuídas. Coitadinha!
            Quando alguém, seja lá quem for, leigo ou graduado, fizer alguma citação mencionando ou não sua autoria, contudo omitindo a fonte, o livro, a revista, a página; não se sinta constrangido em perguntar aonde é que está escrito? É direito seu, pois você não deve acreditar em tudo que vê, em tudo que lê, em tudo que ouve.

            E quanto às páginas sociais; elas não poderiam se deixadas de lado. Como defini-las? Ainda não encontrei uma definição adequada para tais ferramentas tecnológicas. Um laboratório. Um mosaico de coisas. Uma válvula de escape. Uma página social. Uma forma de entretenimento. Uma vitrine. Um modismo. Pode ser tudo isso. Pode também não ser nada disso. Agora uma constatação: são bastante democráticas; igualmente ecléticas; nelas encontra-se de tudo. Agora só uma coisa. Por amor daquilo que lhes é mais sagrado não me venham com a história de que são coisas do diabo. Podem ser usadas tanto para promover o bem, como para disseminar o mal. Portanto, tome muito cuidado com o que você posta, escreve, curte, compartilha. Não seja ingênuo a ponto de acreditar em tudo que postam nas redes sociais. Afinal, você não deve acreditar em tudo que vê, em tudo que lê, m tudo que ouve.


            Alguns conselhos bíblicos são bastante úteis ao acessarmos Facebook, Orkut,  Twitter, Youtube, Instagran, Pinterest ou qualquer outra rede (nada contra nenhuma delas):
            “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5:21 - ACF).
            “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” ( Mateus 5:37 - ACF).
                 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” ( Salmos 1:1 - NVI).
             “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32 – ACF) .  

            Afinal de contas, ser ingênuo é bom ou ruim? A julgar pela definição dada pelo Aurélio: sem malícia, franco, inocente, puro e singelo; ser ingênuo é bom. Estas são qualidades desejáveis entre todos que se dizem ser cristãos, contudo, há um grande problema; o possuidor de tais virtudes torna-se presa fácil (enganada) nas mãos de pessoas despreparadas, mal preparadas e mal intencionadas.
          
            Portanto, você não deve acreditar em tudo que vê, em tudo que lê, em tudo que ouve. Seja nobre ou bem educado como os bereanos. Que o “assim diz o Senhor” seja o fator norteador de sua vida.

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!






© Nelson Teixeira Santos







Comentários

  1. Esse ultimo texto de Ellen white "O último trabalho intercessor de Cristo antes que ponha de lado seus vestidos de sacerdote, é apresentar as orações dos pais por seus filhos. E eu vi um anjo poderoso ser enviado e milhares de filhos lembrarem os ensinamentos da infância e voltarem justamente antes que se feche a porta da graça." Esta na : Ellen G. White, Review and Herald, 1902.

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos, em Janeiro deste ano deparei-me com esta citação que me levantou algumas dúvidas. Tendo pesquisado em quase todas as revistas da "Review and Herald" de 1902, e não encontrando a respectiva citação, contactei com o Centro White do UNASP. Tendo recebido a seguinte resposta:

    "Esta frase que você mencionou tem circulado vez após vez. Contudo, assim como você não a conseguiu encontrar, mesmo pesquisando em todo lugar que pôde, nós também não conseguimos encontrar. A própria referência que você viu não está completa. Quando se faz referência à Review and Herald, dá-se a data da publicação, pois é uma revista. Seria mais ou menos assim: Review and Herald, 12 de agosto de 1870 (esta seria uma data completa). Mas a referência dada está incompleta. Segundo a referência que você viu, só está escrito "Ellen White, Review and Herald, 1902" (sem mês ou dia). Infelizmente, não conseguimos encontrar esta frase, e pode ser que seja uma frase falsa. Até encontrarmos o texto original dela, não podemos usá-la, e deveríamos deixá-la de lado."

    Entristece-me ver que embora já tenha alertado diversas vezes irmãos e pastores sobre esta citação, ela continue a circular de uma forma viral sem se saber a origem. Se esta frase, "aparentemente inocente", entrou no nosso meio como verdadeira (sem se conhecer a fonte) e está a circular entre os irmãos e mesmo entre pastores, ao ponto de ser colocada até em publicações oficiais, não poderia Satanás fazer introduzir no nosso meio outras citações, de forma a que se possível fosse, enganasse até os escolhidos? O inimigo sabe que não aceitaríamos facilmente outra profetisa, mas aproveita a nossa "falta de conhecimento" e "falta de atenção" para lançar falsas visões e falsas mensagens. "Olhai que ninguém vos engane;" Marcos 13:5 Que Deus nos ajude a vigiar e a estar atentos, para não sermos enganados e também para ajudarmos os irmãos a ter alguns cuidados de forma a basear a sua fé apenas naquilo que está realmente escrito e não em teorias ou falsos textos, que não sabemos ao certo a sua proveniência! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marcio Wippel 01:29 Manter esta mensagem na parte superior de sua caixa de entrada
    Para: nelson_tsantos@hotmail.com

    ola querido irmão, fico feliz por ainda existir pessoas como voce, que procura esclarecer e tirar as duvidas das pessoas que por não terem o conhecimento biblico, falam coisas erradas e sem nexo. a resposta para todas as duvidas esta em conhecer a verdade através da palavra de Deus, a bíblia. Sabendo que Jesus esta para voltar, satanás usará todas as armas disponíveis, principalmente as redes sociais, como voce mencionou.conhecereis a verdade e ela te libertará.DEUS seja louvado.

    ResponderExcluir
  4. Wilson Hanelt 02:43 Manter esta mensagem na parte superior de sua caixa de entrada
    Para: nelson_tsantos@hotmail.com

    entendo que a frase em questão, em si mesma, sem ter a fonte precisa, é perfeitamente valida. Serve como alerta para tomarmos cuidado com a fonte, ou saber encaixar algum assunto num contexto lógico.

    ResponderExcluir
  5. Espero que a publicação do presente comentário que se segue, acabe de uma vez por todas, com todos os questionamentos que envolvem essa declaração/citação atribuída a Sra. Ellen G. White:

    "Mais de quarenta anos atrás, o White Estate incluiu essa declaração na lista de “Citações Apócrifas” no apêndice C do terceiro volume do Comprehensive Index to Ellen G. White Writtings [índice Detalhado dos Escritos de Ellen G. White]. Essa lista foi ampliada em nosso site (www.WhiteEstate.org), onde você pode encontrá-la na seção “Issues & Answers”, sob o subtítulo “Statements Wrongly Attributed to Ellen G. White”. Aqui está o que diz o verbete:

    Última Obra Mediadora de Cristo. Uma declaração atribuída à Sra. White, supostamente apoiada por várias fontes de referência tais como a Review and Herald de 1890,1898 e 1902, com relação à última obra mediadora de Cristo em favor dos jovens que se apartaram do redil não foi vinculada a nenhuma fonte de Ellen G. White. Os inquiridores são conduzidos às seguintes declarações: “Quando a tempestade da perseguição realmente irromper sobre nós, [...] muitos que se desviaram do aprisco retornarão para seguir o grande Pastor” (Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 401). “O amor de Deus anela sempre aquele que dEle se afastou, e põe em operação influências para fazê-lo tornar à casa paterna. [...] Uma cadeia dourada, a graça e compaixão do amor divino, é atada ao redor de toda pessoa em perigo” (Parábolas de Jesus, p. 202). “O Céu aguarda e anela a volta dos pródigos que vagueiam longe do rebanho. Muitos dos que se extraviaram podem ser trazidos de volta, pelo amoroso serviço dos filhos de Deus” (Nos Lugares Celestiais [M D 1968], p. 10).

    Essas passagens alternativas, as quais realmente são oriundas dos escritos da Sra. White, podem servir como valiosos substitutos para aquelas que não o são".

    FAGAL, William. 101 perguntas sobre Ellen White e seus escritos. Tatuí, SP : Casa Publicadora Brasileira, 2013, páginas 120-121.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n