Pular para o conteúdo principal

UM CORAÇÃO PURO

 

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10 - Versão NAA).

 

            Introdução

            Falar em ou de pureza em nossos dias, não é tarefa fácil. Num mundo corrompido pelo pecado, tudo o que se vê à nossa volta é sujeira, contaminação, corrupção, injustiça; todavia, a oração de Davi, presente no Salmo 51 vai à raiz da necessidade que todos nós, seres humanos temos de um novo começo, obviamente provocadas pelas ações divinas do Espírito Santo, porém, não sem o nosso consentimento e cooperação.

 

            Objetivo da mensagem

            Mostrar que, não se trata de uma gambiarra espiritual, pois no decorrer da oração de Davi (Salmo 51) associado ao reconhecimento de necessidade, arrependimento e confissão, ele também se reconsagra para ser um autêntico discípulo de Deus e se compromete a servir-Lhe pelo resto de sua vida, ou seja, uma verdadeira transformação.

 

 

            Um acontecimento sobrenatural

            O ser humano não possui nem a capacidade de realizar essa metamorfose. A pureza de coração não é um acontecimento natural para nenhum ser humano. Todos somos, sem exceção, por natureza impuros, ou seja, pecadores e perversos. Mas quando alguém ouve a voz e atende ao chamado do Espírito de Deus, brota dentro do coração um profundo desejo de mudança; uma vontade nova; um desejo e uma atitude firme de dedicação de todo o ser a Deus.

            É imperativo que a entrega seja total. Deus não Se alegra com um coração dividido (Mt 6:24), um serviço destituído de interesse (Jer 48:10), uma piedade ocasional, ou um cristianismo mesclado de mundanidade. Deus requer tudo ou nada. “Vem decide agora, quem vai ocupar o seu coração. Mas lembre, se Ele não for o primeiro, em seu coração. Então já não é mais nada, não passa de uma ilusão. Mas se ele for o primeiro, o seu companheiro. Motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer” (Hino nº 314 – HA).

            O conselho divino é: “busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 – NAA).

            Há também um outro recado para igreja laodiceana: “Conheço as obras que você realiza, que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente!  Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” (Ap 3:15-16 - NAA).

            E mais outro ainda: “Você não pode mudar seu coração, não pode por você mesmo consagrar a Deus as suas afeições; mas pode escolher serví-Lo. Pode dar-Lhe a sua vontade. Ele então operará em você o querer e o fazer, segundo a Sua graça. Desse modo, toda a sua natureza estará sob o domínio do Espírito de Cristo; suas afeições irão ser centralizadas nEle; seus pensamentos estarão em harmonia com Ele” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, pág. 47). Em outras palavras: A mudança só pode ser realizada unicamente e exclusivamente pelo poder divino. Só Deus pode operar essa mudança no coração de seus seguidores, obviamente, com o aval e cooperação deles.

 

            Contexto histórico

            Este salmo de autoria do rei Davi (rei e líder espiritual de Israel), relata o estado de espírito em que ele ficou quando confrontado pelo profeta Natã (a mando de Deus), depois dele ter estado com Bate-Seba.

            Segundo a Sra. White, “este período da história de Davi está repleto de significação para o pecador arrependido. É uma das ilustrações mais flagrantes que nos são dadas das lutas e tentações da humanidade, do arrependimento genuíno para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 726).

 

            O Salmo 51 nos revela quatro passos básicos que devemos dar, cada um de nós, individualmente, para que este processo de fato aconteça:

 

            1) Deve-se ter a coragem de reconhecer o estado pecaminoso (Sal 51:3-4).

O rei Davi derramou o seu coração diante do Senhor, pedindo o perdão dos seus pecados num dos momentos espiritualmente mais sombrios de sua vida. “O arrependimento de Davi foi sincero e profundo. Não houve esforço para atenuar seu delito. Nenhum desejo de escapar dos juízos ameaçados inspirou sua oração. ... Não era unicamente pelo perdão que ele orava, mas pela pureza de coração” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 725).

 

Espiritualmente falando não existe desculpa que justifique o pecado!  Qualquer que seja o pecado cometido, ele sempre ofende a Deus e quebra o relacionamento do ofensor para com Ele. Por isso, Davi confessou. Sem o reconhecimento do estado pecaminoso, sem uma sincera confissão das transgressões, não pode haver perdão. Sem perdão não há Céu!     

 

 

            2)  Deve-se desejar ardentemente receber a verdade (Salmo 51:6).

                  “Segundo estatísticas, existem hoje 12 grandes religiões no mundo que detêm cerca de 80% da população mundial. Essas religiões são subdivididas em 270 grandes grupos religiosos. No entanto, se considerarmos também igrejas independentes e outras religiões que surgiram ao longo do tempo, esse número pode ultrapassar a incrível marca dos 30.000. Portanto, é impossível calcular com precisão a quantidade exata de religiões”             

(https://papoativo.com/todas-as-religioes-no-mundo/).

                 Em outras palavras, existem atualmente mais de 30.000 religiões, pregando mais de 30.000 verdades; uma mais sectarista que a outra (com raras exceções).

                 Então, onde encontrar a verdade?

                 Deus usa a verdade para nos santificar; “Tua palavra é a verdade” (João 17:17). Por um lado, revelando-nos os pecados, a Palavra de Deus nos permite ver-nos como somos (Tiago 1:23-24); por outro, mostra-nos o que podemos tornar-nos por Sua graça.

 

 

            3)  Deve-se pedir que Deus crie um novo coração (Salmo 51:10).

                  Deus não deseja apenas colocar o coração em ordem; Ele deseja criar um novo coração, como prometeu em Ezequiel 36:26: “Dar-vos-ei coração novo”. A versão Nova Almeida Atualizada (NAA) traduz este versículo assim: “Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”. A NTLH é mais contundente ainda: “Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente”. Como diz o diácono Estevão (Atos 7:51), pessoas de dura cerviz; que significa teimoso, de difícil controle. Pessoas de dura cerviz são aquelas que não aceitam correção, são inflexíveis, obstinadas, intransigentes e rebeldes. Em outras palavras, surdos para ouvir a mensagem de Deus!

 

 

            4) Deve-se oferecer o eu a Deus como sacrifício vivo (Salmo 51:17).

             A carência de um coração puro é claramente perceptível através de tentativas infrutíferas de compensações através de aspectos exteriores de santidade; porém, o que vale aos olhos de Deus não são os aspectos exteriores da santidade, mas a disposição íntima do coração e da mente (Isaias 1:11-17). Deus nem sempre está muito preocupado com as suas habilidades, mais sim, com a sua disponibilidade. O profeta Isaias entendeu muito bem o recado divino quando exclamou: “Eis-me aqui. Envia-me a mim” (Isaias 6:8).

 

 

            Conclusão

             Precisamos abrir o coração à influência do Espírito Santo e experimentar Seu poder transformador. A razão por que não recebeis mais da salvífica ajuda de Deus é que o canal de comunicação entre o Céu e vossa própria alma está obstruído pela mundanidade, pelo amor à ostentação e pelo desejo de supremacia. Enquanto alguns se adaptam cada vez mais aos costumes e preceitos do mundo, deveríamos estar moldando nossa vida segundo o Modelo divino. E o nosso Deus, que guarda o concerto, nos restituirá as alegrias de Sua salvação e nos susterá com Seu Espírito voluntário” (Review and Herald, 24 de junho de 1884).

            Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

 

 

© Nelson Teixeira Santos

             

   

 

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n